Prof. Denny - ARTE
Estudantes na atividade de hoje vamos Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afrobrasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
Antes de começar, vamos relembrar o que estamos estudando. Nas atividades anteriores você analisou os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.Em contato com os fatores do movimento fez pesquisa, analisou as formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras. Durante as atividades, você conheceu e analisou composições de dança criadas e realizadas por artistas e grupos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. Assistiu os vídeos indicados , apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africanas. Durante a apreciação, observou atentamente cada detalhe e preencheu o roteiro indicado no caderno do aluno.
Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na aula de hoje |
Brincadeiras, jogos, danças coletivas e
outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira. |
Objetivo
Geral |
Estimular a memória afetiva dos estudantes,
buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais
ou de sua infância. |
ATIVIDADE
Atividade 1 -
Sondagem
Assista ao video : Escravos de Jô vídeo - https://youtu.be/YjilQ2wvCi4
Escravos de Jó - variação da brincadeira - https://youtu.be/AJObeJRjE4w
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO - Pesquisa - Arte pagina 11
Assista atentamente os vídeos apresentados para uma apreciação de imagens. Em seguida,faça um momento de reflexão sobre as diferentes formas de improvisação, composição e processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras manifestações de expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Se não for possível assistir aos videos, use as informações dos videos anteriores ou faça uma entrevista com alguém de sua casa.
Para saber mais:
10 Brincadeiras Indígenas. Disponível em:
https://escolaeducacao.com.br/10-brincadeiras-indigenas/
Brincadeiras africanas – Dia da Consciência
Negra. Disponível em:
https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 12 CADERNO DO ALUNO
Preencha o quadro 2 separando as
brincadeiras, jogos e danças coletivas de acordo com sua matriz cultural.
Finalize a atividade anotando todas as ideias e reflexões.
Inicie a atividade explorando o quadro 1, os tópicos que nele constam servirá de base para o preenchimento do quadro 2. Antes de preencher o quadro dois separando as brincadeiras, jogos e danças coletivas de acordo com sua matriz cultural, pesquisem sobre as manifestações para saber sua origem. Finalize a atividade anotando todas as ideias e reflexões no caderno.
QUADRO 1 pagina 12 -CADERNO DO ALUNO
Brincadeiras: Arte 13
Agora você fará a leitura de
duas brincadeiras.
Você pode acompanhar essa
atividade no seu caderno do aluno na pagina 13
Lembre se de fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.
1. Matriz indígena - Toloi Kunhügü (ou gavião e passarinhos)
2. Matriz africana - Mamba (cobra)
Que tal aprender a fazer uma peteca - reciclável de jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário