quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Brincadeiras, jogos e dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira.

Prof. Denny - ARTE

Estudantes na atividade de hoje vamos Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afrobrasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Antes de começar, vamos relembrar o que estamos estudando. Nas atividades anteriores você  analisou  os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.Em contato com os fatores do movimento fez pesquisa, analisou as  formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras. Durante as atividades, você conheceu   e analisou   composições de dança criadas e realizadas por artistas e grupos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. Assistiu  os vídeos indicados ,  apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africanas. Durante a apreciação,  observou  atentamente cada detalhe e preencheu o roteiro indicado no caderno do aluno.

Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na aula de hoje

Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira.

Objetivo Geral

Estimular a memória afetiva dos estudantes, buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais ou de sua infância.

ATIVIDADE 

Atividade 1 - Sondagem 

Assista ao video : Escravos de Jô vídeo - https://youtu.be/YjilQ2wvCi4

Escravos de Jó -  variação da brincadeira - https://youtu.be/AJObeJRjE4w

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO - Pesquisa - Arte pagina 11

Assista atentamente os vídeos apresentados para uma apreciação de imagens. Em seguida,faça um momento de reflexão sobre as diferentes formas de improvisação, composição e processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras manifestações de expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Se não for possível assistir aos videos,  use as informações dos videos anteriores ou faça uma entrevista com alguém de sua casa.

Para saber mais:

10 Brincadeiras Indígenas. Disponível em:

https://escolaeducacao.com.br/10-brincadeiras-indigenas/

Brincadeiras africanas – Dia da Consciência Negra. Disponível em: 

https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 12 CADERNO DO ALUNO

Preencha o quadro 2 separando as brincadeiras, jogos e danças coletivas de acordo com sua matriz cultural.

Finalize a atividade anotando todas as ideias e reflexões.

Inicie a atividade explorando o quadro 1,  os tópicos que nele constam servirá de base para o preenchimento do quadro 2. Antes de preencher o quadro dois separando as brincadeiras, jogos e danças coletivas de acordo com sua matriz cultural, pesquisem sobre as manifestações para saber sua origem. Finalize a atividade  anotando  todas as ideias e reflexões no caderno.

QUADRO 1 pagina 12 -CADERNO DO ALUNO

Brincadeiras: Arte 13

Agora você fará a leitura de duas brincadeiras.

Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno na pagina 13

Lembre se de fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações  de escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

1. Matriz indígena - Toloi Kunhügü (ou gavião e passarinhos)

2. Matriz africana - Mamba (cobra)

Que tal aprender a fazer uma peteca  -  reciclável de jornal


Lembre- se de registrar a sua atividade e guardar. Se possível envie uma foto para o seu professor.

Até a próxima aula!

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

 Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios (matriz curricular)

EF69LP56 - Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

 Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 03/08; 1h/a: atividades complementares).


 

Textos/vídeos de apoio propostos

 Atividade 1 - Sondagem – caderno do alunoEscravos de Jô vídeo10 Brincadeiras Indígenas. Disponível em: <https://escolaeducacao.com. br/10-brincadeiras-indigenas/>.Brincadeiras africanas – Dia da Consciência Negra. Disponível em: <https://escolaeducacao.com. br/brincadeiras-africanas/>.Cartilha reúne dezenas de jogos e brincadeiras africanas. Disponível em: <https://lunetas.com. br/cartilha-reune-jogos-e-brincadeiras-africanas/>. ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO, Arte 11.Atividade 3 – Ação Expressiva I ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I12 CADERNO DO ALUNOQUADRO 112 CADERNO DO ALUNOBrincadeiras: Arte 131. Matriz indígena - Toloi Kunhügü (ou gavião e passarinhos)2. Matriz africana - Mamba (cobra)

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

 Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. 

Atividade (link do blog )

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

Referências

10 Brincadeiras Indígenas. Disponível em: <https://escolaeducacao.com. br/10-brincadeiras-indigenas/>.Brincadeiras africanas – Dia da Consciência Negra. Disponível em: <https://escolaeducacao.com. br/brincadeiras-africanas/>.Cartilha reúne dezenas de jogos e brincadeiras africanas. Disponível em: <https://lunetas.com. br/cartilha-reune-jogos-e-brincadeiras-africanas/>.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

 

 

 


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