Prof. Denny - ARTE
Estudante, na atividade de hoje você vai reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
No terceiro bimestre, você vai conhecer a Linguagem
Teatral, a estreita relação do teatro com o circo, a magia do teatro-circense,
os vários profissionais envolvidos na produção de espetáculos(figurinista,
aderecista, maquiador, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, atores do teatro e
dos personagens circenses etc.), vai estudar sobre os gêneros teatrais comédia
e farsa e participar de jogos e encenações
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Artistas, grupos e coletivos cênicos de
circo-teatro (teatro circense). |
Objetivo Geral |
Contextos e práticas ● artistas, grupos e
coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo ● modos de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. |
Você acha que todos os circos são iguais ou existe mais de um tipo? Quais tipos existem?
Vamos conhecer um pouco sobre a Historia do Circo,Circo-teatro e a vida circense.
História do Circo: A arte do circo está
presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje
conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro
grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos
religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para
entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com
seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o
inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter
picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses
próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na
Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era
regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas
circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e
acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar
alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o
americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da
China e o canadense Cirque du Soleil.
História do Circo no Brasil: O circo, no
Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas
famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com
apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo
o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O
palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de
suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão.
Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia,
Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em
apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05.
Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany
Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.
Circo-Teatro: O termo circo-teatro se refere
a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos
circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e
adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa
prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país.
Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente,
desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as
técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de
Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros. Circo Blamage - É uma
associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989, na ilha de Pellworm,
Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras, criativas,
artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência por meio
de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão, treinar
e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão, também,
é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que tem 300
lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas valorizar
a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras. Ringling Bros.
and Barnum & Bailey Circus - Estas duas companhias circenses itinerantes,
norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma
estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase 1.800 animais,
necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo de sua
existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo, mas tendo
diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e utilizava
leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e elefantes,
além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas, entre
outros. A última apresentação foi em 2017.
Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM IV
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Nesta atividade, vamos conversar sobre artistas,grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense), circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Participe da conversa, faça perguntas e preste atenção a tudo o que for conversado. Responda em seu caderno as questões abaixo:_Arte 17
1. Você acha que todos
os circos são iguais ou existe mais de um tipo? Quais tipos existem?
2. O que diferencia um
circo do outro? Quem são os artistas que participam do circo?
3. De que forma outras
pessoas, que não são do circo, podem fazer parte dele?
4. Como vocês imaginam
que é a vida dentro do circo? Ela é muito diferente da vida de quem
não é do circo? Por quê?
5. Como a vida do
artista de circo pode ser comparada à vida do ator?
6. Quando um circo chega em uma cidade ou região, como as pessoas ficam sabendo?
Nesta atividade, você apreciará fotos e vídeos. Registre em seu caderno o que foi mais importante nesta atividade. Você irá Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social e em diferentes mídias: de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa .
1 Circo contemporâneo - Trechos oficiais de "Ovo", do Cirque du Soleil
2. Cirque du Soleil: Kurios
É importante que você registre em seus cadernos o que foi mais importante dessa apreciação
Até a próxima aula!
Habilidades cognitivas |
(EF06AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos
e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas,
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa (PAN). |
Metodologia/Recursos e organização no
ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 03/08; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Caderno do aluno, Situação de aprendizagem IV- atividade 1 – sondagem.Circo contemporâneo |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
https://youtu.be/x-1-gLv3aWs ;https://youtu.be/MfEDFy83j1oSÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Entendi foi nada
ResponderExcluir