Prof
Denny- ARTE
Estudantes, nas atividades anteriores você analisou os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.Em contato com os fatores do movimento , fez pesquisa, analisou formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira e composições de dança criadas e realizadas por artistas e grupos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. Apreciou os vídeos apresentados e observou atentamente cada detalhe. Finalizou o roteiro indicado na pagina 8, Matriz Africana Matriz Afro-brasileira, também investigou procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios e ações corporais baseadas nos fatores do movimento.
Na atividade de hoje vamos explorar os diferentes elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.(EF09AR14)
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Objetos de Conhecimento: Processos de criação. Elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação. |
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Elementos da dança contemporânea -
coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação. |
ATIVIDADE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III - ATIVIDADE 1 – SONDAGEM pagina 11
Estudante, esta atividade de sondagem é
importante para perceber quais conhecimentos você tem sobre os diferentes
elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário,
iluminação e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica
e apresentação coreográfica. E perceber, também, como você utiliza diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos.
Participe da conversa e conhecimentos sobres os temas:
COREOGRAFIA – É uma sequência de
movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através
do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de
movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
FIGURINO – É a vestimenta utilizada
pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua
modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em
muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de
facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
TRILHA SONORA - É um conjunto de
sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo
os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de
dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia
CADERNO DO ALUNO - pagina 12 - ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Os conceitos modernos, clássicos ou românticos relativos à dança não podem ser confundidos com os contemporâneos. Também não é melhor ou pior fazer balé clássico ou dança contemporânea, o importante é ter conhecimento das características artísticas de cada modalidade artística e saber discerni-las no fazer, conhecer e analisar da dança. As imagens abaixo tratam sobre alguns recursos expressivos da dança e como eles se diferenciam de acordo com o estilo e época em que são produzidos e/ou recebidos.
Observe atentamente as imagens na pagina 12 e analise os diferentes elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação; como acontece a utilização de recurso e tecnologias digitais; e como são os espaços onde as danças acontecem (convencionais e/ou não convencionais).
Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões no seu caderno do aluno.
Atividade 3 – Ação
Expressiva I
As manifestações artísticas da contemporaneidade que utilizam a linguagem da dança, trazem quase sempre no cerne de sua escrita as histórias de determinado grupo de pessoas, ou mesmo de um indivíduo, que, por sua vez, poderão ter pontos comuns com as histórias de vida de várias pessoas. O movimento dançado, aliado à trilha sonora, aparece expressando sentimentos, emoções e trocas que podem ser vistos, metaforicamente, como se estivessem escritos em papel. A coreografia apresenta uma corrente de imagens dançadas que fluem cenicamente, relembrando a história que está sendo contada.
Assista ao vídeo e depois escreva o que você observou sobre o espetáculo.
Vídeo espetáculo “Oroboro”, apresentado pelo núcleo de criações Mov’oLA (lê-se “moviola”), de São Paulo. https://youtu.be/oiQutlhWZdA
Muito Bem!
Agora você irá ler o texto abaixo e grifar, ou anotar no seu caderno as partes essências do texto , tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
O Mov’oLA é um projeto de criação multimídia
em dança contemporânea, criado em 2008 pelo bailarino, coreógrafo e videomaker Alex Soares. “Oroboro”,
palavra de origem grega, tem como símbolo uma serpente que morde a própria
cauda e revela uma imagem cíclica, sem começo ou fim. O trabalho trata a
infância e a velhice como dois lugares distantes e, ao mesmo tempo, próximos.
Segundo o coreógrafo Alex Soares, que assina a direção e coreografia do
espetáculo, a obra trata sobre a forma como a sociedade atual trata as crianças
e os idosos, muitas vezes marginalizando-os.
Como o tema é bastante atemporal, a equipe
deixou de lado as novas mídias que marcaram os trabalhos anteriores do Mov’oLA.
Desse modo, sobra espaço para projeções de vídeos feitas por slides, música
analógica e figurino retrô. Apesar do clima de tempo passado, não há
referências a uma época específica. Esses recursos visam provocar no público a
sensação de deslocamento.
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