sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Filmes tiveram como tema principal a dança


Prof. Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos trabalhar  com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.

Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Dança - filmes tiveram como tema principal a dança

 

Objetivo Geral

Criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.


Na atividade anterior você fez a Apreciação dos Links: Arte Egípcia; Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies; Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908); Deu a Louca na Chapeuzinho - Trailer Oficial. 
Vamos continuar o nosso estudo e apreciar um pouco mais sobre dança e suas modalidades, apreciar filmes tiveram como tema principal a dança

DANÇA

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

A dança pode ser encontrada em vários lugares, sejam em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip o, rock, funk etc.

Qual desses estilos de dança você gostaria de conhecer mais?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Ao longo da historia do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertorio cultural e artístico, faça uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada a seguir. Finalizada a lista, participe de um momento de apreciação, discussão e reflexão sobre os filmes com temáticas da dança. Após a apreciação , responda aos questionamentos indicados no seu caderno.

Billy Elliot – (Billy Elliot). Direcao: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A historia de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de dançarino.


Dança comigo? – (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio.

Fale com ela – (Hable con ella). Direção: Pedro Almodóvar. Espanha, 2002. 112 min. 14 anos. Duas mulheres: uma e bailarina, a outra e toureira. Ambas apaixonadas por suas respectivas profissões sofrem acidentes físicos que vão modificar radicalmente suas vidas.

Após a apreciação , responda aos questionamentos indicados no seu caderno.

1. Você já assistiu a todos a esses filmes? Qual você gostaria de assistir?

2. Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?

3. Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela?

4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

5. De que modo seria feita a divulgação?

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I

Escolha uma cena de um dos filmes listados, pensando em como fazer a adaptação visual (cenários figurinos e acessórios etc.). Claro que algumas coisas são difíceis, mas não impossíveis de serem realizadas.

Apos escolher o filme, faça um desenho do cenário ou de um figurino ou de um acessório para o filme.

O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.

Habilidades cognitivas

Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema.  Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/08; 1h/a: atividades complementares). recorte do caderno do aluno.

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Na atividade anterior você fez a Apreciação dos Links: Arte Egípcia; Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies; Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908); Deu a Louca na Chapeuzinho - Trailer Oficial. Vamos continuar o nosso estudo e apreciar um pouco mais sobre dança e suas modalidades, apreciar filmes tiveram como tema principal a dança.ATIVIDADE 1 – SONDAGEM; ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. Billy Elliot – (Billy Elliot). Dança comigo? – (Shall we dance?). Fale com ela – (Hable con ella).Após a apreciação, responda aos questionamentos indicados no seu caderno. ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I.Escolha uma cena de um dos filmes listados, pensando em como fazer a adaptação visual (cenários figurinos e acessórios etc.).O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Imagens sobre os filmes: Billy Elliot – (Billy Elliot). Dança comigo? – (Shall we dance?). Fale com ela – (Hable con ella).SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário