Prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos trabalhar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.
Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Dança - filmes tiveram como tema principal
a dança
|
Objetivo
Geral |
Criação de poéticas pessoais ou de
processos colaborativos. |
DANÇA
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
A dança pode ser encontrada em vários lugares, sejam em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip o, rock, funk etc.
Qual desses estilos de dança você gostaria de conhecer mais?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Ao longo da historia do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertorio cultural e artístico, faça uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada a seguir. Finalizada a lista, participe de um momento de apreciação, discussão e reflexão sobre os filmes com temáticas da dança. Após a apreciação , responda aos questionamentos indicados no seu caderno.
Billy Elliot – (Billy Elliot). Direcao: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A historia de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de dançarino.
Dança comigo? – (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio.
Fale com ela – (Hable con ella). Direção: Pedro Almodóvar. Espanha, 2002. 112 min. 14 anos. Duas mulheres: uma e bailarina, a outra e toureira. Ambas apaixonadas por suas respectivas profissões sofrem acidentes físicos que vão modificar radicalmente suas vidas.
Após a apreciação , responda aos questionamentos indicados no seu caderno.
1. Você já assistiu a todos a esses filmes? Qual você gostaria de assistir?
2. Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?
3. Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela?
4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?
5. De que modo seria feita a divulgação?
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Escolha uma cena de um dos filmes listados, pensando em como fazer a adaptação visual (cenários figurinos e acessórios etc.). Claro que algumas coisas são difíceis, mas não impossíveis de serem realizadas.
Apos escolher o filme, faça um desenho do cenário ou de um figurino ou de um acessório para o filme.
O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário