Prof Denny - ARTE
Estudantes, na atividade de hoje vamos Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança música e teatro.
Conteúdo/Tema, Conhecimento priorizado da atividade de hoje. |
In [ter] venção : arte e ação |
Objetivo Geral |
Flash mob – compreender o que é uma intervenção em dança |
Estudante, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de flash mob.. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção toda produção artística.
Antes de iniciar a atividade de hoje, vamos recordar o que você fez na atividade anterior: Sondagem O objetivo foi possibilitar você a agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística APRECIAÇÃO – das obras do artista Eduardo Srur. Um momento de apreciação de objetos artísticos – imagens de intervenções artísticas, textos e vídeos indicados – para ampliar o seu repertório na elaboração de um projeto de intervenção. Analisou atentamente as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, registrou as respostas no caderno.
Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Um flash mob. é um grupo de, no mínimo 10 pessoas, “que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido”. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mob. s rotineiramente organizados por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.
DANÇA
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Nas atividades anteriores, você e sua turma já trabalharam com produção cultural, pensando,planejando e executando projetos culturais de intervenção artística em artes visuais na escola. Agora, chegou o momento de projetar uma intervenção em dança.
QUAL O SEU ESTILO DE DANÇA PREFERIDO?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Para
ampliação de repertorio pessoal e cultural, assista atentamente aos vídeos
sobre Flash Mob. apresentados pelo professor. Observe atentamente as imagens,
sons, gestos, musicas movimentos
corporais, etc.
Esta apreciação vai colaborar no desenvolvimento das atividades seguintes.
Finalizada a apreciação, FAÇA um registro
escrito sistematizando os conhecimentos adquiridos.
Links: TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita.
Filme Amizade Colorida - Flash Mob. com a música New York (Legendado).
FlashMob RioMar Fortaleza: Trem Bala - JetLag + Vintage Culture.
Flash Mob. Project
O que
eu aprendi?”“,
registre, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as APRECIAÇÕES na construção toda produção artística.
Habilidades
cognitivas |
Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança música e teatro. |
Habilidades de recuperação
contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no
blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o
facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas
semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/08; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos de
apoio propostos |
Retomada: O objetivo foi possibilitar você à agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística; APRECIAÇÃO – das obras do artista Eduardo Srur. Um momento de apreciação de objetos artísticos – imagens de intervenções artísticas, textos e vídeos indicados – para ampliar o seu repertório na elaboração de um projeto de intervenção. Analisou atentamente as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, registrou as respostas no caderno.Leitura: Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Leitura do texto: flash mob.Atividade 1: Sondagem linguagem da dançaAtividade 2: Apreciação Para ampliação de repertório pessoal e cultural dos estudantes assista os vídeos indicados a seguir para uma apreciação de imagens: Filme Amizade Colorida - Flash Mob com a música New York (Legendado; Flashmob Riomar Fortaleza; Trem Bala - JetLag + Vintage Culture; Flash Mob Project.O que eu aprendi?”“, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu. |
Avaliação: instrumentos
e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do
blog) |
|
Referências |
Links: TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita.Disponível em: https://youtu.be/dt4coWF95lA;Filme Amizade Colorida - Flash Mob. com a música New York Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EKzZljHk2P4;FlashMob RioMar Fortaleza Trem Bala - JetLag + Vintage Culture. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BVWZroboHzI;Flash Mob Project Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WhcNLsSGApIPara saber mais: O que significa flash mob?Disponível em: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2013/07/o-que-significa-flash-mob.htmlVocê sabe o que é um flash mob.? Aprenda já!https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/voce-sabe-o-que-e-u m-flash-mob-aprenda-ja/49150FLASH MOB - O QUE É? Disponível em: https://www.mundodadanca.art.br/2011/05/flash-mob-o-que-e.htmlSÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário