sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Flash mob - intervenção em dança

Prof Denny - ARTE

Estudantes, na atividade de hoje vamos Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança música e teatro.

Conteúdo/Tema, Conhecimento priorizado da atividade de hoje.

 In [ter] venção : arte e ação

Objetivo Geral

Flash mob – compreender o que é uma intervenção em dança

Estudante, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de flash mob.. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção toda produção artística.

Antes de iniciar a atividade de hoje, vamos recordar o que você fez na atividade anterior: Sondagem O objetivo foi possibilitar você a  agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística APRECIAÇÃO – das obras do artista Eduardo Srur. Um momento de apreciação de objetos artísticos – imagens de intervenções artísticas, textos e vídeos indicados – para ampliar o seu repertório na elaboração de um projeto de intervenção. Analisou atentamente as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, registrou as respostas no caderno.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Um flash mob. é um grupo de, no mínimo 10 pessoas, “que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido”. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mob. s rotineiramente organizados por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.

DANÇA

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Nas atividades anteriores, você e sua turma já trabalharam com produção cultural, pensando,planejando e executando projetos culturais de intervenção artística em artes visuais na escola. Agora, chegou o momento de projetar uma intervenção em dança.

QUAL O SEU ESTILO DE DANÇA PREFERIDO?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Para ampliação de repertorio pessoal e cultural, assista atentamente aos vídeos sobre Flash Mob. apresentados pelo professor. Observe atentamente as imagens, sons, gestos, musicas movimentos corporais, etc.

Esta apreciação vai colaborar no desenvolvimento das atividades seguintes.

Finalizada a apreciação, FAÇA um registro escrito sistematizando os conhecimentos adquiridos.

Links: TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita. 

Filme Amizade Colorida - Flash Mob. com a música New York (Legendado). 

FlashMob RioMar Fortaleza: Trem Bala - JetLag + Vintage Culture.  

Flash Mob. Project

O que eu aprendi?”“, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as APRECIAÇÕES   na construção toda produção artística.

Habilidades cognitivas

Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança música e teatro.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/08; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: O objetivo foi possibilitar você à  agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística; APRECIAÇÃO – das obras do artista Eduardo Srur. Um momento de apreciação de objetos artísticos – imagens de intervenções artísticas, textos e vídeos indicados – para ampliar o seu repertório na elaboração de um projeto de intervenção. Analisou atentamente as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, registrou as respostas no caderno.Leitura: Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Leitura do texto: flash mob.Atividade 1: Sondagem linguagem da dançaAtividade 2: Apreciação Para ampliação de repertório pessoal e cultural dos estudantes assista os vídeos indicados a seguir para uma apreciação de imagens: Filme Amizade Colorida - Flash Mob com a música New York (Legendado; Flashmob Riomar Fortaleza; Trem Bala - JetLag + Vintage Culture; Flash Mob Project.O que eu aprendi?”“, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Links: TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita.Disponível em: https://youtu.be/dt4coWF95lA;Filme Amizade Colorida - Flash Mob. com a música New York Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EKzZljHk2P4;FlashMob RioMar Fortaleza Trem Bala - JetLag + Vintage Culture. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BVWZroboHzI;Flash Mob Project Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WhcNLsSGApIPara saber mais: O que significa flash mob?Disponível em: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2013/07/o-que-significa-flash-mob.htmlVocê sabe o que é um flash mob.? Aprenda já!https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/voce-sabe-o-que-e-u m-flash-mob-aprenda-ja/49150FLASH MOB - O QUE É? Disponível em: https://www.mundodadanca.art.br/2011/05/flash-mob-o-que-e.htmlSÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário