Atividades da semana de 03/08 a 07/08/2020, leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - (EF07GE17) Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas, africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo.
(EF67LP33) Pontuar, adequadamente, textos de diferentes gêneros (ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).
Assista o videoaula no CMSP:
O que caracteriza as migrações mundiais?
Os movimentos migratórios correspondem ao deslocamento de indivíduos ou populações e são impulsionados pelos fatores atrativos e pelos fatores repulsivos dos territórios, em que algumas áreas recebem mais intensamente os fluxos populacionais enquanto outras repulsam a população. As áreas de atração são aquelas localidades que apresentam aspectos favoráveis tais como, empregos, melhores condições de vida, segurança e outros, enquanto as áreas de repulsão são as que apresentam aspectos como desemprego, conflitos – religiosos, políticos e outros -, crise econômica entre outros.
➥A contribuição da Migração:
Indígenas; Africanos; Europeus; Asiáticos e Latinos.
Todos esses povos ao longo da história vieram para o Brasil, se consolidando nesse grande país de diversidade cultural.
➥Problemas sociais relacionadas aos processos migratórios:
Xenofobia; Imigração forçada; Guerras; Perseguições religiosas e Desastres naturais.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo 1.º
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
➥Observe no artigo 1º da Declaração, que todos os seres humanos são livres e iguais.
➥Um dos maiores movimentos migratórios de emigração do Brasil é em direção ao Japão, principalmente após ao milagre econômico japonês. Este crescimento criou novas oportunidade de trabalho, atraindo grandes contingentes populacionais do Brasil, principalmente indivíduos descendentes de japoneses devido à proximidade cultural, os chamados Dekasseguis, que acabam sendo alocados em trabalhos pouco valorizados.
Além do Japão, EUA e Portugal também são alguns dos principais destinos de brasileiros que saem do país em busca de melhores condições de vida. Destacam-se ainda os Brasiguaios, brasileiros que migram para o Paraguai e lá se tornam donos de terra, sobretudo para o cultivo de soja.
Atividades:
1) Explique o que são fatores atrativos e repulsivos?
2) Como a migração contribuiu para a formação do território brasileiro?
3) Para quais países do mundo os brasileiros mais se deslocam?
4) Leia o trecho do poema do poeta angolano Moisés António:
Sou Imigrante
Sou Imigrante dalem
La do outro lado do oceano
Forçado a abandonar o pais
Sim o pais de origem
Que ha seculos venho lutando
Querendo viver
Batendo as portas nunca descerradas
Sempre encerradas...
a) reescreva em seu caderno colocando a pontuação correta.
b) qual dos problemas sociais relacionados a imigração está se referindo o poema?
Meus queridos, me enviem as atividades, não deixem acumular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário