sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Intervenção em Arte

 

Prof. Denny - Arte

Estudantes, na atividade de hoje vamos Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte. Para ampliar seu repertório cultural, o professor vai realizar a leitura de dois textos e apresentar um vídeo sobre Poesia Concreta e sua conexão com a música “Moteto em ré menor – Beba Coca-Cola”, e os vídeos Rashid.

Conteúdo/TemaConhecimento priorizado na atividade de hoje.

Modos de intervenção artística e seus processos de criação em música.

Objetivo Geral

Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação na linguagem da música, gerando projetos de intervenção na escola.

“O que é o Rap? ” e “Como começar a fazer RAP”.

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Participe deste momento de apreciação ouvindo atentamente a leitura dos textos e assistindo aos vídeos.

Moteto Em Ré Menor Beba Coca cola Gilberto Mendes Décio Pignatari

Você pode acompanhar essa atividade na pagina 102 CADERNO DO ALUNO

POESIA CONCRETA: é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental,basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte.

Assista aos vídeos :

Nome do canal. Cinco Poemas Concretos. Disponível em:

Para saber mais:Poesia Concreta

.Disponível em:<https://www.infoescola.com/literatura/poesiaconcreta/>.

RAP: é uma das expressões artística que integra a cultura HIP HOP, fazendo o encontro

entre música e poesia. O termo RAP é a sigla de “Rhythm And Poetry”, que significa “ritmo e poesia”. Nos anos 70, em Nova York, jovens jamaicanos desenvolviam este movimento de improviso em falas ou canções sobre bases instrumentais. No Brasil, o RAP chegou e se consolidou no final dos anos 80, em São Paulo, no encontro de equipes de break. Atualmente, podemos destacar a prolixidade (muito longa) das letras do RAP, que valoriza a mensagem a ser comunicada. O texto é protagonista, convidando o público para acompanhar as rimas, os movimentos corporais e o evento, fazendo com que o público se relacione com mais proximidade.

Vamos assistir ao vídeo!

Nome do canal. O que é o RAP? 

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=6Fz5oOtjT-k


Nome do canal. Rashid - O que é o RAP? 

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=oR80oItZ75Y


O que é DJ. DJ, o que é e COMO SURGIRAM!

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I

Pensando nas possibilidades de intervenções em música e na ampliação do repertório musical enquanto Patrimônio Cultural Imaterial, você realizar uma pesquisa de imagens e textos em livros, revistas, jornais, internet, etc., explorando os diversos estilos musicais. A pesquisa deve ter foco nos conceitos de música conforme seu contexto histórico, estético e cultural de cada época, e deve apresentar em quais regiões brasileiras a manifestação artística pesquisada é mais tradicional.

Finalize compartilhando as suas descobertas com o professor.

ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II

Pesquise letras de rap e/ou poesia concreta para análise e inspiração no processo de criação e construção textual.

RAP:

• Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;

• Escolha palavras chaves;

• Componha versos de sete sílabas métricas, ou sílabas poéticas (que são as sílabas contadasno verso);

• Fique atento às rimas e não esqueça que o rapper tem como objetivo se comunicar

com o público;

• Explore a primeira pessoa do singular e do plural, os pronomes pessoais e o uso do

verbo no imperativo, para ser incisivo.

POESIA CONCRETA

• Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;

• Escolha palavras chaves;

• Crie uma versão musicada para o poema utilizando percussão corporal, instrumentos

musicais e/ou recursos tecnológicos.

Para saber mais:

Analisar textos as relações entre legenda e fotografia etc

Programas e sites como bases para criação dos Rap:

Programa de computador DJ Mix Master ou o virtual DJ. 

Disponível em:<http://palcomp3.com/basesderap>. 

Como Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta.

Disponível em:<https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema-da-Escola-da-Poesia-Concreta. Acesso em04/12/2019>.

Poemas visuais – O que são, autores e exemplos. 

Disponíveis em:<https://escolaeducacao.com.br/poemas-visuais/>

Poemas visuais de Arnaldo Antunes.

Disponíveis em:<https://brasilescola.uol.com.br/literatura/arnaldo-antunes.htm>

Organize o seu material de pesquisa  para apresentar e socializar todas as produções. Lembre-se que é preciso escolher um local no espaço escolar para as apresentações(corredor da escola, sala de aula, pátio, quadra, etc.)

O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre construção de rap, poesia concreta e música como patrimônio imaterial.

Até a próxima aula !


Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 07/08; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Caderno do aluno“Moteto em ré menor – Beba Coca-Cola”, e os vídeos Rashid “O que é o Rap, POESIA CONCRETA, RAP”. Para saber mais: Nome do canal. O que é o RAP? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6Fz5oOtjT-k>.Acesso em: 26 nov. 2019. Nome do canal. Rashid - O que é o RAP? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oR80oItZ75Y>. Acesso em: 26 nov. 2019. RAP: A arte de rimar com o beat. Disponível em: <http://newronio.espm.br/rap-a-arte-derimar- com-o-beat/>. Acesso em: 24 nov. 2019. Título do material. Disponível em: <https://pt.m.wikihow.com/Come%C3%A7ar-a-Fazer- Rap>. Acesso em: 24 nov. 2019. O que é DJ. Disponível em: <https://www.significados.com.br/dj/>. Acesso em: 05 mar.2020.Programas e sites como bases para criação dos Rap:Programa de computador DJ Mix Master ou o virtual DJ. Disponível em:<http://palcomp3.com/basesderap>. Acesso em 24 nov. 2019.Como Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta. Disponível em:<https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema-da-Escola-da-Poesia-Concreta. Acesso em 04/12/2019>. Poemas visuais – O que são autores e exemplos. Disponíveis em: <https://escolaeducacao.com.br/poemas-visuais/>. Acesso em: 13 abr. 2020. Poemas visuais de Arnaldo Antunes. Disponíveis em: <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/arnaldo-antunes.htm>. Acesso em: 13 abr.2020.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário