sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Música | Carreira - mapa conceitual


Prof. Denny - ARTE

Estudantes na atividade de hoje vamos Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

Retomada: na atividade anterior você fez a Leitura do texto e assistiu aos vídeos refletindo sobre os Profissionais e Profissões; Produção e execução de um projeto de evento artístico.

Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Música | Carreira - mapa conceitual para visualizar ideias e simplificar processos

Objetivo Geral

Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I

Pesquise em livros, revistas ou internet, imagens e textos sobre os temas indicados a seguir:Profissionais e Profissões

Regente (maestro) – Responsável por reger orquestras ou bandas, criando composições, melodias, arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais;

Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;

Professor de música – Responsável por ministrar aulas teóricas e práticas de música na rede municipal, estadual, particular e/ou projetos sociais;

Pesquisador musical – Responsável por realizar pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura, na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais;

Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres responsável por consertar ou construir instrumentos musicais;

Cantor ou vocalista- Responsável por cantar, ou seja, usar a voz como seu instrumento musical;

Musico terapeuta – Responsável por utilizar a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos;

Instrumentista – Responsável por integrar conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo rítmicos;

Crítico musical – Responsável por escrever e publicar em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e shows musicais;

DJ ou disc jockey – Responsável por transmitir música (muitas vezes da sua autoria) na rádio, televisão ou em outros locais diversos (baladas, shows, etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam diversos estilos para atender a todos os tipos de público;

Cantor de jingle – Responsável por trabalhar seu conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, para conseguir interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público”.

O campo de atuação do músico profissional é muito amplo, principalmente para os pós-graduados. Eles podem atuar de forma autônoma, por exemplo, criando e divulgando seu próprio trabalho artístico, e também gerindo a carreira de outros músicos e bandas. Existem oportunidades de atuação, ainda, em companhias de música erudita, corais, emissoras de televisão, empresas de audiovisual em geral, escolas de música e em centros de pesquisa.

Música | Carreira

Seja qual for à carreira do músico, é imprescindível que ele invista constantemente na atualização dos seus conhecimentos e faça o curso de pós-graduação. Isso porque apesar de amplo, o mercado de trabalho na área tende a ser bastante concorrido e exigente. Para se destacar e conseguir uma boa colocação, o profissional precisa estar bem preparado e ser bastante dedicado à carreira.

Música | Habilidades

Após concluir o curso de pós-graduação em Música, espera-se que os participantes tenham amplos conhecimentos técnicos e saibam atuar de maneira autônoma e assertiva. No entanto, é necessário, ainda, que eles desenvolvam e apresentem certas habilidades e características ao longo da carreira para que possam alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Conheça, abaixo, algumas delas:

- Responsabilidade

- Ética

- Criatividade

- Senso de oportunidade

- Visão estratégica

- Agilidade

- Bom relacionamento interpessoal

- Excelente oratória

- Respeito aos diversos gêneros musicais

- Atualização constante dos saberes e técnicas

Deixe seu comentário sobre MÚSICA

Existe varias formas para você criar um mapa mental. Observe abaixo alguns exemplos:

 


ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II

CRIAR UM MAPA MENTAL 

vOCÊ IRA CRIAR O SEU MAPA MENTAL COM O TITULO MUSICA INCLUINDO os Profissionais e Profissões DA MUSICA . 

Criar  um mapa mental ou mapa conceitual para visualizar ideias e simplificar processos

Uma das barreiras de comunicação mais comuns que as pessoas enfrentam é a explicação de conceitos e processos complexos. Pode ser fácil ignorar etapas e pode ser difícil conectar os pontos de maneira eficaz.

Um mapa mental é a maneira perfeita de visualizar qualquer tópico que tenha muitas etapas, nós ou subseções. Simplesmente comece com uma ideia central e depois ramifique-a em pontos de ligação. Um mapa mental não é apenas fácil de compreender, também é visualmente mais atraente do que um relatório chato ou uma lista passo-a-passo.

Crie um mapa mental envolvente e eficaz com o criador de mapas mentais online da Venngage!

CRIAR UM MAPA MENTAL

Crie um mapa mental em 5 etapas:

Cadastre-se na Venngage com sua conta de e-mail, Gmail ou Facebook - é grátis!

Selecione um dos nossos modelos de mapas mentais projetados profissionalmente.

Adicione todas as suas ideias, pontos ou nós importantes ao mapa mental.

Melhore seu mapa mental visual com nossa coleção de ícones, ilustrações e imagens.

Baixe seu mapa mental ou compartilhe-o diretamente da Venngage com um único clique.

https://pt.venngage.com/features/fazer-mapa-mental

ATÉ A PRÓXIMA AULA!

Habilidades cognitivas

Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;Usar adequadamente a norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/08; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: na atividade anterior você fez a Leitura do texto e assistiu aos vídeos refletindo sobre os Profissionais e Profissões; Produção e execução de um projeto de evento artístico.Pesquisa em livros, revistas ou internet, imagens e textos sobre os temas indicados; Leitura do texto: Música | Carreira; O campo de atuação do músico profissional; Deixe seu comentário sobre MÚSICA.Leitura de imagem: mapa conceitual; Observar alguns exemplos de mapa conceitual; Crie um mapa mental ou mapa conceitual para visualizar ideias e simplificar processos; sugestão de mapa menta da Venngage.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

 

Referências

https://pt.venngage.com/features/fazer-mapa-mental

https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-faculdades/musica/mercado

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário