Prof. Denny - ARTE
Estudantes na atividade de hoje vamos Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.
Retomada: na atividade anterior você fez a Leitura do texto e assistiu aos vídeos refletindo sobre os Profissionais e Profissões; Produção e execução de um projeto de evento artístico.
Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Música | Carreira - mapa conceitual para
visualizar ideias e simplificar processos |
Objetivo
Geral |
Explorar os processos de criação desta
linguagem em ambientes digitais |
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Pesquise em livros, revistas ou internet, imagens e textos sobre os temas indicados a seguir:Profissionais e Profissões
• Regente (maestro) – Responsável por reger orquestras ou bandas, criando composições,
melodias, arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais;
• Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os
músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;
• Professor de música – Responsável por ministrar aulas teóricas e práticas de
música na rede municipal, estadual, particular e/ou projetos sociais;
• Pesquisador musical – Responsável por realizar pesquisas acadêmicas, de
investigação e de resgate de cultura, na área de música, a partir de
metodologias científicas e culturais;
• Desenvolvedores de
instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres responsável por consertar ou construir instrumentos
musicais;
• Cantor ou vocalista- Responsável por cantar, ou seja, usar a voz como seu instrumento
musical;
• Musico terapeuta – Responsável por utilizar a música e seus elementos (som,
ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e
social de indivíduos ou grupos;
• Instrumentista – Responsável por integrar conjuntos vocais e instrumentais,
manipulando instrumentos melo rítmicos;
• Crítico musical – Responsável por escrever e publicar em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações,
gravações e shows musicais;
• DJ ou disc jockey – Responsável por transmitir música (muitas vezes da sua
autoria) na rádio, televisão ou em outros locais diversos (baladas, shows,
etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos
diferentes de DJs que adotam diversos estilos para atender a todos os tipos de
público;
• Cantor de jingle – Responsável por trabalhar seu conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, para conseguir interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público”.
O campo de atuação do músico profissional é muito amplo, principalmente para os pós-graduados. Eles podem atuar de forma autônoma, por exemplo, criando e divulgando seu próprio trabalho artístico, e também gerindo a carreira de outros músicos e bandas. Existem oportunidades de atuação, ainda, em companhias de música erudita, corais, emissoras de televisão, empresas de audiovisual em geral, escolas de música e em centros de pesquisa.
Música | Carreira
Seja qual for à carreira do músico, é imprescindível que ele invista constantemente na atualização dos seus conhecimentos e faça o curso de pós-graduação. Isso porque apesar de amplo, o mercado de trabalho na área tende a ser bastante concorrido e exigente. Para se destacar e conseguir uma boa colocação, o profissional precisa estar bem preparado e ser bastante dedicado à carreira.
Música | Habilidades
Após concluir o curso de pós-graduação em Música, espera-se que os participantes tenham amplos conhecimentos técnicos e saibam atuar de maneira autônoma e assertiva. No entanto, é necessário, ainda, que eles desenvolvam e apresentem certas habilidades e características ao longo da carreira para que possam alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Conheça, abaixo, algumas delas:
- Responsabilidade
- Ética
- Criatividade
- Senso de oportunidade
- Visão estratégica
- Agilidade
- Bom relacionamento interpessoal
- Excelente oratória
- Respeito aos diversos gêneros musicais
- Atualização constante dos saberes e técnicas
Deixe seu comentário sobre MÚSICA
Existe varias formas para você criar um mapa
mental. Observe abaixo alguns exemplos:
ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II
vOCÊ IRA CRIAR O SEU MAPA MENTAL COM O TITULO MUSICA INCLUINDO os Profissionais e Profissões DA MUSICA .
Criar um mapa mental
ou mapa conceitual para visualizar ideias e simplificar processos
Uma das barreiras de comunicação mais comuns
que as pessoas enfrentam é a explicação de conceitos e processos complexos. Pode
ser fácil ignorar etapas e pode ser difícil conectar os pontos de maneira
eficaz.
Um mapa mental é a maneira perfeita de visualizar qualquer tópico que tenha
muitas etapas, nós ou subseções. Simplesmente comece com uma ideia central e
depois ramifique-a em pontos de ligação. Um mapa mental não é apenas fácil de
compreender, também é visualmente mais atraente do que um relatório chato ou
uma lista passo-a-passo.
Crie um mapa mental envolvente e eficaz com o criador de mapas mentais online
da Venngage!
Crie um mapa mental
em 5 etapas:
Cadastre-se na Venngage com sua conta de
e-mail, Gmail ou Facebook - é grátis!
Selecione um dos nossos modelos de mapas
mentais projetados profissionalmente.
Adicione todas as suas ideias, pontos ou nós
importantes ao mapa mental.
Melhore seu mapa mental visual com nossa
coleção de ícones, ilustrações e imagens.
Baixe seu mapa mental ou compartilhe-o diretamente da Venngage com um único clique.
https://pt.venngage.com/features/fazer-mapa-mental
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Habilidades
cognitivas |
Investigar e reconhecer, por meio da
experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens
artísticas. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;Usar adequadamente a norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/08; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: na atividade anterior você fez a Leitura do texto e assistiu aos vídeos refletindo sobre os Profissionais e Profissões; Produção e execução de um projeto de evento artístico.Pesquisa em livros, revistas ou internet, imagens e textos sobre os temas indicados; Leitura do texto: Música | Carreira; O campo de atuação do músico profissional; Deixe seu comentário sobre MÚSICA.Leitura de imagem: mapa conceitual; Observar alguns exemplos de mapa conceitual; Crie um mapa mental ou mapa conceitual para visualizar ideias e simplificar processos; sugestão de mapa menta da Venngage. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
https://pt.venngage.com/features/fazer-mapa-mental https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-faculdades/musica/mercado SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário