Prof Denny
Estudantes, Na atividade anterior você analisou
os dados, fez uma pesquisa e
respondeu perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo eletrônico e
sustentabilidade.
Na atividade de hoje, você ira produzir um cartaz ou um MEME.
Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
O impacto do consumismo na vida moderna |
Objetivo
Geral |
Pensar sobre o impacto do consumismo na
vida moderna e de suas consequências para o planeta, desenvolvendo um olhar
crítico para “necessidades” que criamos por influência da mídia, da própria
sociedade e que não têm nada de real. |
Antes de começar, leia os textos abaixo, assista ao video reflita e responda ao questionamento.
PRIVACIDADE / RASTROS DIGITAIS
Compartilhar
Quem é você na
Internet?
Além das
informações que você publica voluntariamente, há centenas de dados sobre você
que ficam registrados a cada passo (ou clique) que dá online. Do modelo do
celular ao endereço exato de onde clicou em curtir em uma foto na rede, suas
pegadas digitais estão sendo gravadas e muitas vezes compartilhadas com dezenas
de empresas e governos sem que você nem saiba que estas informações existam.
Tudo, tudo que fazemos na rede deixa algum tipo de Rastro Digital.
Para ter algum
controle sobre sua privacidade na rede vale a pena conhecer melhor quais são
seus rastros para que possa escolher bem quais pegadas quer mesmo deixar para a
posteridade. Não podemos ainda esquecer que além das publicações que faz
diariamente, as informações que nossos amigos e familiares produzem sobre nós
também ficam registrados e podem ser diretamente associados a você.
assista ao video:
Vamos refletir sobre duas questões e descobrir qual a sua opinião.
QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?
Não é fácil resistir aos apelos da sociedade
de consumo. A todo o momento, somos.
Bombardeados por publicidade de produtos para todos os gostos e as mais variadas promessas, seja na TV, internet, redes sociais, jornais, revistas, outdoors... São tantos estímulos para trocar o celular, o carro, a casa, comprar roupas, brinquedos, maquiagem ou aparelhos eletrônicos novos, que se não formos críticos, vamos achar que a felicidade está em comprar. Você já está discutindo o problema do lixo eletrônico gerado por tanto consumo e descarte. Nesta aula, o foco está justamente em consumo e consumismo. E em criatividade e senso crítico: no final, você vai criar uma charge e retratar as armadilhas da nossa sociedade que nos fazem querer comprar, comprar e comprar.
Você é consumista?
O discurso de ódio na internet
Com o advento da internet e a popularização
das mídias sociais, as manifestações de ódio se potencializaram e disseminaram
de tal maneira que hoje muitos falam em uma “cultura do ódio” ou uma “era do
ódio”. Mensagens ofensivas e discriminatórias, antes restritas no espaço e no
tempo, passaram a ser disseminadas em altíssima velocidade e a ter alcance
global, superdimensionando a gravidade dessas manifestações.
A internet é plataforma amplamente utilizada
para veicular o discurso de ódio. Mensagens discriminatórias pululam nas redes
sociais, em fóruns, chats, blogs, vídeos e outros
canais de comunicação digital. A possibilidade de anonimato e a velocidade na
disseminação das mensagens via internet encoraja manifestações preconceituosas
de todo tipo. Há uma sensação de poder e de impunidade que, em conjunto com a
ignorância e o preconceito, além de outros sentimentos amalgamados, impulsiona
o hater a destilar a sua ira, em velocidade digital.
Como garantir a liberdade de expressão e como garantir que ela não esta sendo discurso de ódio?
Vamos propagar amor carinho em tudo que
postamos na internet
ATIVIDADE – Uma campanha para consumo consciente
Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa. Você vai planejar uma campanha para uso e descarte consciente de lixo eletrônico e criar um cartaz ou um MEME.Lembrem-se: para serem efetivas, as campanhas têm de ser informativas e atraentes. Escolham bem as palavras, as informações e as ideias que quer transmitir.
E então, escolham as imagens que vão compor a
sua produção.
Quando o cartaz ou o MEME estiver pronto, você pode publicar no facebook do professor Denny JF (se estiver em papel, vale fotografar para compartilhar). Sugestão: vocês podem também criar uma hashtagespecial para a campanha.
Memes
Na sua forma mais básica, meme é tudo aquilo que os utilizadores da Internet repetem, simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.
Um meme de Internet pode permanecer o mesmo
ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários,
imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si
mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando
às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo completamente em poucos
dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer,
ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante
característica de um meme é poder ser recriado ou reutilizado por qualquer
pessoa.
Lembre se de registrar a sua atividade e se possível envie uma foto do seu cartaz ou MEME para o professor ou compartilhe no facebook Denny JF
|
EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
PAN - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
(1h/a: videoaula CMSP 17/08/2020; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Na atividade anterior você analisou os dados, fez Leitura do texto: educação midiática; AQUI É NOSSA CASA, uma pesquisa e respondeu perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo eletrônico e sustentabilidade.Rastros digitais- PRIVACIDADE / RASTROS DIGITAIS - Compartilhar.Quem é você na Internet? Assistir ao vídeo.Vamos refletir sobre duas questões e descobrir qual a sua opinião.QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?Após a leitura, reflita e responda: Você é consumista?Leitura: O discurso de ódio na internet.Após refletir, responda: Como garantir a liberdade de expressão e como garantir que ela não esta sendo discurso de ódio?ATIVIDADE Uma campanha para consumo consciente.Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa. Você vai planejar uma campanha para uso e descarte consciente de lixo eletrônico e criar um cartaz ou um MEME.Orientações sobre cartaz ou meme e contato com o professor. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meme_(Internet) https://www.editorajc.com.br/o-discurso-de-odio-na-internet/ Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN |
Nenhum comentário:
Postar um comentário