sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O impacto do consumismo na vida moderna


Prof Denny

Estudantes, Na atividade anterior você  analisou  os dados, fez  uma pesquisa e respondeu perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo eletrônico e sustentabilidade.

Na atividade de hoje, você ira produzir um cartaz ou um MEME.

Conteúdo/Tema,Conhecimento priorizado na atividade de hoje

O impacto do consumismo na vida moderna

 

Objetivo Geral

Pensar sobre o impacto do consumismo na vida moderna e de suas consequências para o planeta, desenvolvendo um olhar crítico para “necessidades” que criamos por influência da mídia, da própria sociedade e que não têm nada de real.

Antes de começar, leia os textos abaixo, assista ao video reflita e  responda ao questionamento.

PRIVACIDADE / RASTROS DIGITAIS

Compartilhar

Quem é você na Internet?

Além das informações que você publica voluntariamente, há centenas de dados sobre você que ficam registrados a cada passo (ou clique) que dá online. Do modelo do celular ao endereço exato de onde clicou em curtir em uma foto na rede, suas pegadas digitais estão sendo gravadas e muitas vezes compartilhadas com dezenas de empresas e governos sem que você nem saiba que estas informações existam. Tudo, tudo que fazemos na rede deixa algum tipo de Rastro Digital.

Para ter algum controle sobre sua privacidade na rede vale a pena conhecer melhor quais são seus rastros para que possa escolher bem quais pegadas quer mesmo deixar para a posteridade. Não podemos ainda esquecer que além das publicações que faz diariamente, as informações que nossos amigos e familiares produzem sobre nós também ficam registrados e podem ser diretamente associados a você.

assista ao video:


 

Vamos refletir sobre duas questões e descobrir qual a sua opinião.

QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?

Não é fácil resistir aos apelos da sociedade de consumo. A todo o momento, somos.

Bombardeados por publicidade de produtos para todos os gostos e as mais variadas promessas, seja na TV, internet, redes sociais, jornais, revistas, outdoors... São tantos estímulos para trocar o celular, o carro, a casa, comprar roupas, brinquedos, maquiagem ou aparelhos eletrônicos novos, que se não formos críticos, vamos achar que a felicidade está em comprar. Você já está discutindo o problema do lixo eletrônico gerado por tanto consumo e descarte. Nesta aula, o foco está justamente em consumo e consumismo. E em criatividade e senso crítico: no final, você vai criar uma charge e retratar as armadilhas da nossa sociedade que nos fazem querer comprar, comprar e comprar.

 Você é consumista?

O discurso de ódio na internet

Com o advento da internet e a popularização das mídias sociais, as manifestações de ódio se potencializaram e disseminaram de tal maneira que hoje muitos falam em uma “cultura do ódio” ou uma “era do ódio”. Mensagens ofensivas e discriminatórias, antes restritas no espaço e no tempo, passaram a ser disseminadas em altíssima velocidade e a ter alcance global, superdimensionando a gravidade dessas manifestações.

A internet é plataforma amplamente utilizada para veicular o discurso de ódio. Mensagens discriminatórias pululam nas redes sociais, em fóruns, chatsblogs, vídeos e outros canais de comunicação digital. A possibilidade de anonimato e a velocidade na disseminação das mensagens via internet encoraja manifestações preconceituosas de todo tipo. Há uma sensação de poder e de impunidade que, em conjunto com a ignorância e o preconceito, além de outros sentimentos amalgamados, impulsiona o hater a destilar a sua ira, em velocidade digital.

Como garantir a liberdade de expressão e como garantir que ela não esta sendo discurso de ódio?

Vamos propagar amor carinho em tudo que postamos na internet

ATIVIDADE – Uma campanha para consumo consciente

Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa. Você vai planejar uma campanha para uso e descarte consciente de lixo eletrônico e criar um cartaz ou um MEME.Lembrem-se: para serem efetivas, as campanhas têm de ser informativas e atraentes. Escolham bem as palavras, as informações e as ideias que quer transmitir.

E então, escolham as imagens que vão compor a sua produção.

Quando o cartaz ou o MEME estiver pronto, você pode publicar no facebook do professor Denny JF (se estiver em papel, vale fotografar para compartilhar). Sugestão: vocês podem também criar uma hashtagespecial para a campanha.

Memes

Na sua forma mais básica, meme é tudo aquilo que os utilizadores da Internet repetem, simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociaisblogse-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.

Um meme de Internet pode permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo completamente em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica de um meme é poder ser recriado ou reutilizado por qualquer pessoa.

Lembre se de registrar a sua atividade e se possível envie uma foto do seu cartaz ou MEME para o professor ou compartilhe no facebook Denny JF

 Até a próxima aula!

 Habilidades cognitivas

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

 

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

PAN - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

(1h/a: videoaula CMSP 17/08/2020; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Na atividade anterior você analisou os dados, fez Leitura do texto: educação midiática; AQUI É NOSSA CASA, uma pesquisa e respondeu perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo eletrônico e sustentabilidade.Rastros digitais- PRIVACIDADE / RASTROS DIGITAIS - Compartilhar.Quem é você na Internet? Assistir ao vídeo.Vamos refletir sobre duas questões e descobrir qual a sua opinião.QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?Após a leitura, reflita e responda: Você é consumista?Leitura: O discurso de ódio na internet.Após refletir, responda: Como garantir a liberdade de expressão e como garantir que ela não esta sendo discurso de ódio?ATIVIDADE Uma campanha para consumo consciente.Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa. Você vai planejar uma campanha para uso e descarte consciente de lixo eletrônico e criar um cartaz ou um MEME.Orientações sobre cartaz ou meme e contato com o professor.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

https://youtu.be/um2FLkEEexI

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meme_(Internet)

https://www.editorajc.com.br/o-discurso-de-odio-na-internet/

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário