sexta-feira, 7 de agosto de 2020

“Poética Pessoal”

 

Estudantes, na atividade de hoje vamos Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

Conteúdo/TemaConhecimento priorizado

Poética pessoal

Objetivo Geral

Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética

Antes de começar, vamos relembrar o que você fez na atividade anterior. Você Leu um texto, analisou a imagem e em seguida escreveu um texto. Seu Desafio foi: ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E EXPERIMENTAÇÕES -  o foco em sua poética pessoal.

Você sabe o que significa “Poética Pessoal” em arte? Já estudou sobre esta temática nas aulas? Pense sobre suas experiências.

Vamos começar lendo o texto:

Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, nascida em processos de criação individuais e/ou colaborativos. Entretanto, mesmo em jovens artistas, nem sempre é possível perceber a “processualidade” da poética, pois é a potencialidade da vida que a vai modelando. Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das linguagens, da arte por meio de uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc., influenciando seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. Inicie a situação de aprendizagem conversando e questionando os estudantes sobre o que eles sabem sobre esta temática por meio das perguntas indicadas a seguir e outras que achar pertinentes.

Pense nas seguintes questões:

1. Pensando nas cores das roupas que existem em seu armário (camisetas, calças, roupas íntimas, casacos/malhas etc.), como você se veste? Qual o seu estilo? Casual, esportivo, gótico, tradicional, romântico, refinado etc.?

2. Lembrando os livros e as revistas que possuem os autores e atores que preferem e os filmes que gostam de assistir, qual gênero vocês preferem: romance, terror, ficção científica, comédia etc.?

3. Quais as músicas e/ou os playlists que mais gostam de escutar? Quais gêneros gostam de dançar? Qual o seu estilo musical?

4. Existe uma marca pessoal que liga todas as escolhas de cada pessoa. Pensando nesta possibilidade e em suas respostas anteriores, vocês conseguem perceber suas poéticas pessoais?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Assista atentamente ao vídeo que será apresentado e perceba o percurso de criação compartilhada do processo na encenação contemporânea. Nele, o processo colaborativo e revela ARTE pagina105 do seu caderno do aluno. Participe da conversa sobre as relações existentes nos processos poéticos pessoais e colaborativos de criação, e sobre a construção de um dialogo entre a dança, os elementos cênicos na dança e as demais linguagens.

Por trás da Cena - Rastros de processo colaborativo. “

Documentário que apresenta o percurso de criação compartilhada do processo colaborativo na encenação contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do espetáculo [Rainha (s)] – duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo Kastelo, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antonio Araujo. O aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio, aproximando o espectador desse modo de criação cênica.

O que eu aprendi? Registre, em seu caderno, o que e como você aprendeu sobre processos colaborativos, poéticas pessoais e gestos dançados.

Agora, o foco de estudo será o Teatro de grupo e a criação coletiva. Vamos pensar e participar conversa sobre esses temas e responder a alguns questionamentos que seu professor ira fazer

A ideia é mostrar para você alguns aspectos de procedimentos de criação coletiva no teatro de grupo e propiciar um momento de leitura, apreciação, análise, discussão, reflexão e debate sobre o tema.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Faça a leitura do texto “Asdrúbal Trouxe o Trombone” – Um projeto artístico de criação coletiva elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Finalizada a leitura, propicie um momento de análise, discussão e reflexão sobre o conteúdo do texto. Em seguida,  registre no caderno suas considerações.

ARTE, pagina 107, caderno do aluno, você encontrará o texto.

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Para conhecer a poética do grupo de teatro “Asdrubal Trouxe o Trombone”, leia atentamente o texto indicado abaixo e participe ativamente da apreciação, analise discussão, reflexão e debate sobre os procedimentos de criação coletiva. “Asdrúbal Trouxe o Trombone” – Um projeto artístico de criação coletiva O grupo “Asdrubal Trouxe o Trombone” foi criado no Rio de Janeiro, em 1974, com a liderança de Hamilton Vaz Pereira e a participação de Regina Case, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Patrícia Travassos, entre outros.

Para saber mais:

ABREU, L. Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.SESI. Disponível em:

https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtml

Lembre -se ,registre no caderno suas considerações.

Até a próxima aula!

Habilidades cognitivas

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema. 

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 20/07; 1h/a: atividades complementares).

Textos/vídeos de apoio propostos

“Asdrúbal Trouxe o Trombone” –Para saber mais:ABREU, L. Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.Por trás da Cena - Rastros de processo colaborativo.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

ABREU, L. Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. SESI. Disponívelem:<http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtmPor trás da Cena - Rastros de processo colaborativo. “Disponível em: <https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processo-criativo/>SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário