Prof Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
Vocês já assistiram a algum espetáculo de teatro de animação? Foi ao vivo, pela TV e/ou internet? Conte um pouco de suas experiências.
É importante
que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para
colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Teatro de animação |
Objetivo
Geral |
Explorar Elementos da Linguagem ● teatro de animação |
Para ampliação
de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades.
Personagem – De modo mais esquemático, a palavra deriva do grego: persona (máscara) e agon (que debate, que “fala” por si, que se apresenta). Então, sendo uma máscara, não é uma pessoa, mas alguém que se coloca no lugar da pessoa como se fora ela. Nas formas da tragédia, da comédia e do drama satírico, havia o coro, que era uma personagem coletiva que representava o Estado (o número de homens variava, dependendo do gênero). Vale lembrar que, no teatro erudito, diferentemente do popular, os atores eram sempre homens.
Espaço cênico – Espaço onde a cena teatral acontece. Na contemporaneidade, o fenômeno teatral pode acontecer em qualquer lugar, transformando qualquer espaço em espaço cênico. Essa metamorfose do espaço acontece com a presença do ator em ação.
Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.
Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena
Sonoplastia – Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.
Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.
Teatro de
bonecos – Gênero
teatral em que bonecos representam personagens antropomorfos, zoomorfos e
míticos. Nesses espetáculos, o ator- -manipulador quase sempre não é visível,
colocando-se atrás de anteparos. De acordo com as possibilidades de
manipulação, os bonecos podem ser: de luva, também conhecidos como fantoches;
de vara e varetas; de fios e articulados.
Teatro de objetos – O primeiro festival de teatro de objetos aconteceu em
1983, na França. Trata-se de uma modalidade de teatro de animação que conta
histórias por meio da manipulação de objetos, formando imagens poéticas
repletas de simbologia. São utilizados objetos do cotidiano que, com a
incidência das luzes cênicas sobre eles e com o jogo de sensações entre os
atores e os objetos, assumem uma carga de significados
Teatro de sombras – Surge na China por volta de 5000 a.C. Por meio de uma tela de tecido branco esticado, silhuetas recortadas em papel firme são coladas em varas de madeira e movimentadas contra a luz, que incide dando o efeito de sombra na tela. A técnica consiste na utilização de uma tela, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela. Assim, as histórias são narradas por esses bonecos, que podem ser articulados ou não. Esse tipo de teatro é considerado o precursor do cinema.
Atividade 1
– Sondagem
Estudante responda, as seguintes questões:
1.
Já participou na escola ou em centros culturais de confecção de bonecos e
produção de teatro de animação? Conte suas experiências.
2. Qual a importância dos elementos - personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia - para a produção teatral?
Atividade 2: Apreciação Arte 11
Aprecie as imagens e os vídeos indicados sobre os diferentes elementos que envolvem a composição cênica do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia).
Finalize a atividade e escreva, no caderno, um texto relatando tudo que conseguiram observar e apreciar em cada imagem.Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral)
Imagem 1. Cenário de montagem do teatro de bonecos de Alice no País das Maravilhas.
Imagem 2. Cenários de montagem do teatro de bonecos de Os Três Porquinhos.
Imagem 3. Bonecos feitos com materiais reciclados.
Finalize a atividade e escreva, no caderno, um texto relatando tudo que conseguiram observar e apreciar em cada imagem.Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral)
Links:Nestes vídeos é possível observar diferentes trabalhos com a manipulação de objetos, explorando diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia).
Sonhatório- Cia
Trcks. Truks.
EXPEDIÇÃO PACÍFICO - CIA TRUKS - TEASER
Finalize a atividade e escreva, no caderno, um texto relatando tudo que conseguiram observar e apreciar em cada video.Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral)
Atividade 3 – Ação Expressiva I
A proposta é um exercício criador de olhar o mundo, perceber as coisas, escolher, apropriar, transformar, criar e inventar. Desse modo, busca-se estimular o processo criativo, a invenção e o estabelecimento de novos referenciais imaginários, a partir dos seguintes momentos:
1º momento – selecionar em sua casa três objetos do cotidiano, entre os seguintes: objetos de cozinha (colher de pau, escorredor de arroz, peneira etc.); objetos naturais (galhos, folhas, pedras etc.); objetos pessoais (bolsa usada, bola, sapato velho) e tecidos, lã, sacolas de plástico, cordão, barbante, cola, tesoura, fita-crepe etc.
Guarde o
material selecionado para a próxima atividade!
Habilidades
cognitivas |
(EF07AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação
(personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus
vocabulários. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
EF07LP06D – Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral);(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 17/08; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Caderno do aluno _ SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I Leitura do texto Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Atividade 1 – Sondagem;Estudante responda questões;Atividade 2: Apreciação Arte 11 Aprecie as imagens e os vídeos indicados sobre os diferentes elementos que envolvem a composição cênica do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia). Finalize a atividade e escreva, no caderno, um texto relatando tudo que conseguiram observar e apreciar em cada imagem.Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral);Links: Nestes vídeos é possível observar diferentes trabalhos com a manipulação de objetos, Sonhatório- Cia Trcks. Truks. Disponível em.https://youtu.be/x9brpRLg-Ww; EXPEDIÇÃO PACÍFICO - CIA TRUKS - TEASERhttps://youtu.be/r5Skpl9meBU ; Finalize a atividade e escreva, no caderno, um texto relatando tudo que conseguiram observar e apreciar em cada vídeo. Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral); Atividade 3 – Ação Expressiva I A proposta é um exercício criador de olhar o mundo. 1º momento – selecionar em sua casa três objetos do cotidiano, entre os seguintes: objetos de cozinha (colher de pau, escorredor de arroz, peneira etc.); objetos naturais (galhos, folhas, pedras etc.); objetos pessoais (bolsa usada, bola, sapato velho) e tecidos, lã, sacolas de plástico, cordão, barbante, cola, tesoura, fita-crepe etc. |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Sonhatório- Cia Trcks. Truks.Disponível em. https://youtu.be/x9brpRLg-Ww EXPEDIÇÃO PACÍFICO - CIA TRUKS – TEASER https://youtu.be/r5Skpl9meBU ; Elementos do Teatro. Arte. seed. Disponívelem:http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=LuzSÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário