quarta-feira, 23 de setembro de 2020

21/09 a 25/09 2 ano do EM - T&I Sistema binário continuação

 Plano de aula


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que estejam o melhor possível!!!

01000101 01010011 01010100 01010101 01000100 01000001 01010010

Nessa semana a atividade será sobre o tema “Sistemas binários”, tema que já havíamos começado na atividade da semana dos dias 31/08 a 04/09. É preciso lembrar que hoje os sistemas binários de decodificação são aplicados em praticamente todas as áreas de atividade humana, já que em praticamente todas elas os computadores estão presentes! Daí a importância de se compreender os sistemas binários e como os sistemas computacionais utilizam esse sistema para programação. Não tenho a pretensão de formar programadores de softwares, mas que tenhamos o mínimo para entender esse complexo mundo da computação! OK? Então bora lá! Bora estudar!!!!

Percebeu que temos algo de diferente em nosso texto? Sabe dizer o que é? É uma palavra codificada!!! Lá no início do texto, qual será essa palavra? Ao final desta atividade você será capaz de saber qual palavra é! Na aula sobre o sistema binário aprendemos a transformar um número decimal em binário, hoje iremos ver como transformar as letras em um código binário, veja bem código pois as letras não possuem uma representação numérica e por isso não tem um número binário correspondente! Então como é feito para transformar os números binários em letras? Do mesmo jeito que aprendemos a ler e escrever precisamos codificar símbolos! Na fala a letra A temo que chamamos de fonema, que é a forma como iremos pronunciá-la e que pode ser alterado de acordo com alguns outros símbolos que são colocados juntos a essa letra, por exemplo o til (~), o acento agudo (´), entre outros! Ou seja, as letras e suas combinações são símbolos que representam como devemos pronunciar, falar cada um desses fonemas!

Para as máquinas é usado o sistema binário por conta da eletricidade que só tem duas possiblidades, ter ou não ter corrente elétrica. Quando tem corrente é aberto ou 1, quando não tem corrente é fechado ou 0. Por isso binário, somente dois algarismos, aberto ou fechado, 0 ou 1! Esse valor binário recebe o nome de bit onde uma informação aberta ou fechada é um bit. Porém o byte é o conjunto de 8 bits. Esses bytes são fundamentais para podermos estabelecer um código para as letras. Lembre-se que foi necessário criar um código para cada língua existente no mundo! Para facilitar iremos tratar somente do nosso alfabeto. Para cada letra é utilizado um byte, ou seja, teremos oito bits  de informação, assim como na imagem:

Agora observe a tabela abaixo, cada letra de acordo com a sua sequência alfabética recebe um “valor”:

Sabendo desse “valor” decimal agora podemos transformá-lo em binário da mesma forma que aprendemos na outra aula, dessa forma a letra “O” seria: 1111 que no número decimal é o 15. Lembra que cada letra possui um byte? Vamos colocar o valor binário da letra “O” dentro de um byte, assim como na imagem a seguir:


Faltaram espaços sem nenhum bit, isso é porque os três primeiros da esquerda para direita são utilizados para designar por exemplo se a letra é maiúscula (010) ou minúscula (011). Colocando que nossa letra seria maiúscula o nosso byte ficaria assim:


Ainda faltou um bit vazio, nesse caso como não há nenhuma informação, nele deve ser colocado o bit = 0. Dessa forma termos que a letra “O” seria:


Que tal agora você me dizer o que está escrito lá no começo do texto? Além desta pregunta segue aqui em baixo nosso formulário dessa semana! Bom estudo!

 

FORMULÁRIO – 21/09 A 25/09 T&I Sistemas binários continuação

 

1-      Já conhecia os termos bit e byte? Onde?

2-      Você já usou algum tipo de código pra escrever ou conhece algum? Escreva algo com ele!!

   3-    Utilizando o nosso código binário escreva uma palavra que pode representar o momento que estamos passando




Nenhum comentário:

Postar um comentário