terça-feira, 1 de setembro de 2020

Acontecimentos cênicos do drama

 

Prof Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.


Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Acontecimentos cênicos do drama

 

Objetivo Geral

 Elementos da linguagem

● acontecimentos cênicos do drama, teatro contemporâneo e do cinema ● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo.● cenário iluminação e sonoplastia ● recursos e tecnologias digitais ● vocabulário teatral

Antes de iniciar, vamos recordar o que estudamos na atividade anterior!

Gênero teatral - drama - A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. Neste gênero literário, o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam por meio das personagens. No texto dramático, não há narrador. A história é narrada por meio das ações dos personagens e de todo o conjunto cênico. Há narrativa, mas não há narrador, exceto nos casos em que ele é personagem Quanto aos estilos literários, esta modalidade literária compreende:

Tragédia: Representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da audiência.

Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público, durante a representação de um fato cômico.

Tragicomédia: Gênero dramático que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da comédia.

• Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Nas farsas, há questionamento de valores, que é construído por meio de alegorias.

Atividade  – Apreciação pagina 14 CADERNO DO ALUNO

você pode observar essas imagens no seu caderno do aluno na pagina 14

Para esta atividade de apreciação, observe atentamente as imagens indicadas.

Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões

Fonte: Pixabay. “Disponível em:

https://pixabay.com/pt/photos/bollywood-filme-cinema-%C3%ADndia1687410/;

Fonte: Pixabay. “Disponível em:

 https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A2mera-v%C3%ADdeo-tvrealiza%

C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADdeo-1598620//.

Fonte: Pixabay. “Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/concess%C3%A3o-de-cary-rosalind-russell 392931/ .;

Fonte: Pixabay. “Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/manipula%C3%A7%C3%A3o-da-fotoalien%

C3%ADgena-1825450//;

Nesta atividade de apreciação de imagens, observe, atentamente, cada uma delas sobre a importância dos diferentes elementos (iluminação, sonoplastia, figurino, adereços etc.) envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema e de como o uso da tecnologia modificou esta utilização.

Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões a seguir.

1. Em quais momentos você percebeu o uso de tecnologias digitais na produção dos espetáculos?

2. Durante a apreciação estética das imagens estáticas, conseguiu observar como acontece a utilização de diferentes elementos (iluminação, sonoplastia, figurino, adereços etc.), envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema?

Momento de Apreciação 2 - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral.Arte 11

Observe o quadro indicado abaixo e converse com seu professor e colegas sobre as funções exercidas pelos profissionais do teatro, os limites e desafios desses processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos de criação, montagem e apresentação de espetáculos.

Profissões com funções artísticas

Ator

Responsável pela interpretação dramática.

Aderecista

Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores etc.), executando desenhos e/ou projetos que foram solicitados pelo encenador / cenógrafo.

Coreógrafo

Responsável por criar coreografias e movimentações cênicas.

Direção artística

Responsável por organizar toda elaboração e execução.

Figurinista

Responsável por criar e confeccionar o figurino e adereços.

Roteirista

Dramaturgo

Responsável por pesquisar informações sobre a temática e escrever o roteiro do espetáculo.

 

 


Maquiagem – maquiador

Antes de transformar no instrumento de valorização da beleza feminina, a maquiagem palavra que vem do Francês ‘’maquillage’’, teve funções interessantes, como espantar insetos e diferenciar classes sociais. Hoje ela auxilia na beleza da mulher.s

No antigo Egito, os faraós usavam perucas coloridas como distinção social e a maquiagem dos olhos era ponto de destaque para evitar olhar diretamente para Rá, o Deus Sol.


A Cleópatra representou muito bem o ideal de beleza daquela época.  Ela imortalizou seu tratamento banhando-se e leite, cobrindo as faces com argila e maquiando seus olhos com carvão vegetal e óleo mineral.

Evolução da maquiagem

Nas sociedades primitivas, as pessoas usavam extratos de plantas e animais, terras e pedras para se pintarem.

Pintavam também os corpos, para ocasiões especiais como adorar os deuses, participar de festas, para caçar, ir para batalhas.

Maquiagem

A composição é a prática de decorar a pele e outras partes visíveis do corpo para destacá-los. Também é definido como qualquer produto usado para decorar ou corrigir características faciais ou corporais de uma pessoa, este é constituído por vários elementos com funções específicas para cada parte (olhos, lábios, etc.). Ele é nomeado em honra de Vênus, a deusa romana do amor.

Nas artes também é usado para corrigir as distorções causadas pela iluminação ou para caracterizar um ator ou atriz como uma personagem de teatro específico.
Por extensão, o termo também se refere a os cosméticos que são utilizados para esta prática, como batons e sombras. Também para esconder algumas feridas ou outros problemas de pele.

No filme, televisão ou mesmo no teatro, maquiagem é essencial, uma vez que as condições de iluminação afetam a percepção e é também essencial para as pessoas para colorir a cor, a pele é necessário. Em alguns casos extremos, essa aparente perda de pigmentação pode dar um ar espectral pessoas.

A força cultural de Cleópatra


A rainha Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Ela foi líder de um 
Egito já enfraquecido e que enfrentava diversos problemas para se estabelecer entre as forças gregas e romanas, como conta o artigo da National Geographic. A figura dela foi fundamental para o jogo político do país, mas ela também é lembrada pelas maquiagens que usava e que a transformaram em uma figura associada à beleza, artifício fundamental para seduzir dois líderes rivais da época: Júlio César e Marco Antônio.

Ao final da leitura, é importante que você realize registros durante o desenvolvimento da atividade, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

Registre o que você aprendeu e descobriu durante a leitura do texto.

O profissional Maquiador

 

O profissional Maquiador confere à face de suas clientes beleza e sensualidade, além de uma aparência mais jovem e salutar, com a ajuda de produtos que têm como função tornar mais bela a imagem da pessoa, para que ela se destaquem em festas, produções de arte, e outros tantos acontecimentos. Ele pode, para esse fim, utilizar base, rímel, batom, entre outros artifícios. O público feminino é preponderante na busca dos benefícios da maquiagem, seja para as mulheres parecerem mais novas ou para retificarem possíveis imperfeições da pele.

O maquiador também trabalha no meio artístico, na televisão, no cinema ou no teatro, criando caracterizações que convertam o artista em personagens mais velhos ou totalmente irreconhecíveis. Neste caso ele precisa ser ainda mais criativo e talentoso, transformando-se ele mesmo em um criador nato. As pessoas que aí trabalham carecem de uma atenção maior à imagem, pois é com ela que elas exercem seu ofício.


É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

 

Habilidades cognitivas

(EF09AR26)Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF09AR25) Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

 Retomada: Gênero teatral; Atividade 2 – Apreciação pagina 14 CADERNO DO ALUNO; Para esta atividade de apreciação, observe atentamente as imagens indicadas. Fonte: Pixabay. Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões.Momento de Apreciação 2 - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral, pagina Arte 11.Leitura do texto: Maquiagem –No antigo Egito; apreciação de imagem; Leitura do texto: Evolução da maquiagem, A força cultural de Cleópatra; apreciação de imagem; O profissional Maquiador ; É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.Registre no seu caderno o que você aprendeu na atividade de hoje.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Referências

Fonte: Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/bollywood-filme-cinema

Fonte: Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A2mera

Fonte: Pixabay https://pixabay.com/pt/illustrations/manipul

http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=52163&

https://www.infoescola.com/profissoes/maquiador/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário