Prof Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar
diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do
drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias
digitais) e reconhecer seus vocabulários.
Conteúdo/Tema
Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Acontecimentos cênicos do drama |
Objetivo
Geral |
Elementos da linguagem ● acontecimentos cênicos do drama, teatro contemporâneo e do cinema ● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo.● cenário iluminação e sonoplastia ● recursos e tecnologias digitais ● vocabulário teatral |
Antes de iniciar, vamos recordar o que estudamos na atividade anterior!
Gênero teatral - drama -
A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo é um acontecimento ou
situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido
literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a
encenação em cultos a divindades gregas. Neste gênero literário, o narrador
conta a história enquanto os atores encenam e dialogam por meio das
personagens. No texto dramático, não há narrador. A história é narrada por meio
das ações dos personagens e de todo o conjunto cênico. Há narrativa, mas não há
narrador, exceto nos casos em que ele é personagem Quanto aos estilos
literários, esta modalidade literária compreende:
• Tragédia:
Representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou
seja, provoca alívio emocional da audiência.
• Comédia:
Gênero que explora situações do dia a dia exagera particularidades do
comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos
no público, durante a representação de um fato cômico.
• Tragicomédia:
Gênero dramático que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da
comédia.
• Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Nas farsas, há questionamento de valores, que é construído por meio de alegorias.
Atividade – Apreciação pagina 14 CADERNO DO ALUNO
você pode observar essas imagens no seu caderno do aluno na pagina 14
Para esta atividade de apreciação, observe atentamente as imagens indicadas.
Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões
Fonte:
Pixabay. “Disponível em:
https://pixabay.com/pt/photos/bollywood-filme-cinema-%C3%ADndia1687410/;
Fonte:
Pixabay. “Disponível em:
https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A2mera-v%C3%ADdeo-tvrealiza%
C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADdeo-1598620//.
Fonte:
Pixabay. “Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/concess%C3%A3o-de-cary-rosalind-russell 392931/ .;
Fonte:
Pixabay. “Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/manipula%C3%A7%C3%A3o-da-fotoalien%
C3%ADgena-1825450//;
Nesta atividade de apreciação de imagens, observe,
atentamente, cada uma delas sobre a importância dos diferentes elementos
(iluminação, sonoplastia, figurino, adereços etc.) envolvidos na composição dos
acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema e de como
o uso da tecnologia modificou esta utilização.
Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões a seguir.
1. Em quais momentos você percebeu o uso de
tecnologias digitais na produção dos espetáculos?
2. Durante a apreciação estética das imagens estáticas, conseguiu observar como acontece a utilização de diferentes elementos (iluminação, sonoplastia, figurino, adereços etc.), envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema?
Momento de Apreciação 2 - Profissionais que
atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral.
Observe o quadro indicado abaixo e converse com seu professor e colegas sobre as funções exercidas pelos profissionais do teatro, os limites e desafios desses processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos de criação, montagem e apresentação de espetáculos.
Profissões com funções artísticas |
|
Ator |
Responsável pela interpretação dramática. |
Aderecista |
Responsável pela concepção e execução dos
adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores etc.),
executando desenhos e/ou projetos que foram solicitados pelo encenador /
cenógrafo. |
Coreógrafo |
Responsável por criar coreografias e
movimentações cênicas. |
Direção artística |
Responsável por organizar toda elaboração e
execução. |
Figurinista |
Responsável por criar e confeccionar o
figurino e adereços. |
Roteirista Dramaturgo |
Responsável por pesquisar informações sobre
a temática e escrever o roteiro do espetáculo. |
|
|
Maquiagem – maquiador
Antes de transformar no instrumento de
valorização da beleza feminina, a maquiagem palavra que vem do Francês
‘’maquillage’’, teve funções interessantes, como espantar insetos e diferenciar
classes sociais. Hoje ela auxilia na beleza da mulher.s
No antigo Egito, os faraós usavam perucas coloridas como distinção social e a maquiagem dos olhos era ponto de destaque para evitar olhar diretamente para Rá, o Deus Sol.
A Cleópatra representou muito bem o ideal de
beleza daquela época. Ela imortalizou seu tratamento banhando-se e leite,
cobrindo as faces com argila e maquiando seus olhos com carvão vegetal e óleo
mineral.
Evolução da maquiagem
Nas sociedades primitivas, as pessoas usavam
extratos de plantas e animais, terras e pedras para se pintarem.
Pintavam também os corpos, para ocasiões
especiais como adorar os deuses, participar de festas, para caçar, ir para
batalhas.
Maquiagem
A composição é a prática de decorar a pele e
outras partes visíveis do corpo para destacá-los. Também é definido como
qualquer produto usado para decorar ou corrigir características faciais ou
corporais de uma pessoa, este é constituído por vários elementos com funções
específicas para cada parte (olhos, lábios, etc.). Ele é nomeado em honra de
Vênus, a deusa romana do amor.
Nas artes também é usado para corrigir as
distorções causadas pela iluminação ou para caracterizar um ator ou atriz como
uma personagem de teatro específico.
Por extensão, o termo também se refere a os cosméticos que são utilizados para
esta prática, como batons e sombras. Também para esconder algumas feridas ou
outros problemas de pele.
No filme, televisão ou mesmo no teatro, maquiagem é essencial, uma vez que as condições de iluminação afetam a percepção e é também essencial para as pessoas para colorir a cor, a pele é necessário. Em alguns casos extremos, essa aparente perda de pigmentação pode dar um ar espectral pessoas.
A força cultural de Cleópatra
A rainha Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da
humanidade. Ela foi líder de um Egito já enfraquecido e que enfrentava diversos problemas
para se estabelecer entre as forças gregas e romanas, como conta o artigo
da National Geographic. A figura dela foi fundamental para o jogo político do
país, mas ela também é lembrada pelas maquiagens que usava e que a
transformaram em uma figura associada à beleza, artifício fundamental para
seduzir dois líderes rivais da época: Júlio César e Marco Antônio.
Ao final da leitura, é importante que você
realize registros durante o desenvolvimento da atividade, para colaborar com os
momentos de avaliação e recuperação.
Registre o que você aprendeu e descobriu durante a leitura do texto.
O profissional Maquiador
O profissional Maquiador confere
à face de suas clientes beleza e sensualidade, além de uma aparência mais jovem
e salutar, com a ajuda de produtos que têm como função tornar mais bela a
imagem da pessoa, para que ela se destaquem em festas, produções de arte, e
outros tantos acontecimentos. Ele pode, para esse fim, utilizar base, rímel,
batom, entre outros artifícios. O público feminino é preponderante na busca dos
benefícios da maquiagem, seja para as mulheres parecerem mais novas ou para
retificarem possíveis imperfeições da pele.
O maquiador também trabalha no meio artístico, na televisão, no cinema ou no teatro, criando caracterizações que convertam o artista em personagens mais velhos ou totalmente irreconhecíveis. Neste caso ele precisa ser ainda mais criativo e talentoso, transformando-se ele mesmo em um criador nato. As pessoas que aí trabalham carecem de uma atenção maior à imagem, pois é com ela que elas exercem seu ofício.
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Habilidades
cognitivas |
(EF09AR26)Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF09AR25) Investigar, identificar e
analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral
e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços,
inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de
apreciação estética teatral. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: Gênero teatral; Atividade 2 – Apreciação pagina 14 CADERNO DO ALUNO; Para esta atividade de apreciação, observe atentamente as imagens indicadas. Fonte: Pixabay. Finalizada a apreciação, responda no caderno as questões.Momento de Apreciação 2 - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral, pagina Arte 11.Leitura do texto: Maquiagem –No antigo Egito; apreciação de imagem; Leitura do texto: Evolução da maquiagem, A força cultural de Cleópatra; apreciação de imagem; O profissional Maquiador ; É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.Registre no seu caderno o que você aprendeu na atividade de hoje. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Fonte: Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/bollywood-filme-cinema Fonte: Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A2mera Fonte: Pixabay https://pixabay.com/pt/illustrations/manipul http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=52163& https://www.infoescola.com/profissoes/maquiador/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário