Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
Na atividade de hoje vamos trabalhar com o tema: evolucionismo e teorias evolucionistas, desenvolvendo as habilidades de identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos históricos; inferir que o resultado da seleção natural é a preservação e a transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente e identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies. Esta atividade se baseia na aula transmitida pelo centro de mídias no dia 31/08/20. Assista a aula acessando o link abaixo e responda as questões. Bom estudo!
Questões
1. O corona vírus é um agente da seleção natural? Justifique.
2. A ciência pode agir contra a seleção natural?
3. Como novas espécies são formadas?
4. Qual é a relação entre seleção natural e o surgimento de superbactérias?
5. Leia com atenção os três pequenos textos sobre a seleção natural proposta por Darwin e indique qual deles melhor descreve essa importante teoria. Em seguida, aponte o(s) equívoco(s) cometido(s) nos outros dois textos.
1- Em uma população, os indivíduos maiores e mais fortes sobrevivem e transmitem suas características para os seus descendentes.
2- Os organismos mais aptos de uma população são favorecidos pelos fatores ambientais e sobrevivem. Por outro lado, todos os organismos mais fracos são extintos.
3- Entre os organismos de uma população, aqueles mais aptos a sobreviver em determinado ambiente apresentam maiores chances de reproduzir e transmitir suas características vantajosas para os seus descendentes.
6. A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma serpente endêmica da Ilha da Queimada Grande, e sua parente mais próxima no continente é a jararaca comum, Bothrops jararaca, habitante da Mata-Atlântica.
Bothrops insularis Bothrops jararaca
O que pode ter acontecido para a espécie encontrada na ilha ser diferente da jararaca do continente?
7. O que é espécie híbrida?
8. Em relação ao pescoço da girafa...
A- "Pequenas diferenças no tamanho do pescoço podem ser decisivas à sobrevivência."
B- "De tanto esticar o pescoço a girafa deixou descendentes com pescoço longo."
A ideia de qual evolucionista se relaciona melhor com as frases A e B, respectivamente?
Em relação à cor do gafanhoto...
A- "O gafanhoto é verde porque vive na grama".
B- "O gafanhoto vive na grama porque é verde".
A ideia de qual evolucionista se relaciona melhor com as frases A e B?
Em relação às superbactérias...
A- "De tanto aplicar antibiótico nas bactérias, elas se tornaram resistentes."
B- "Algumas bactérias são mais resistentes aos antibióticos e por isso sobrevivem e conseguem gerar descendentes igualmente resistentes."
A ideia de qual evolucionista se relaciona melhor com as frases A e B?
Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
WhatsApp: 98182-6739
Nenhum comentário:
Postar um comentário