Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
Na atividade desta semana vamos trabalhar com o tema: RNA- a tradução da mensagem, desenvolvendo a habilidade de relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas. Esta atividade foi retirada do caderno do aluno volume 3, página 51. Acompanhe com atenção e bom estudo!
DO DNA À PROTEÍNA- TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO
Leia o texto a seguir:
DNA- o código da vida
"Transcrição" é como se chama o processo de produção de RNA a partir da molécula de DNA.
Tudo tem início ainda no núcleo celular, onde o DNA sofre a ação da enzima RNA-polimerase, que vai "desenrolar" e separar as fitas de DNA em pontos específicos- os "sítios de iniciação". Conforme a RNA-polimerase passa pela fita de DNA, uma espécie de "leitura" codifica suas bases nitrogenadas, sintetizando uma molécula de ácido ribonucleico, o RNA Mensageiro (RNAm). Essa "leitura" termina no ponto em que a RNA-polimerase encontra o sítio de terminação (ponto específico que inibe a ação da enzima) da fita molde de DNA. O processo pode acontecer em diversos pontos do DNA, onde serão sintetizados diversos RNAm.
Terminada essa fase, as moléculas de RNAm saem do núcleo celular em direção ao citoplasma, unindo-se aos ribossomos (organelas responsáveis pela síntese de proteínas). Os ribossomos, então, iniciam a tradução dos RNAm com o auxílio de outras moléculas e os RNAs Transportadores (RNAt), que carregam os aminoácidos que compõem a proteína sintetizada. A cada combinação de três bases nitrogenadas (códons), é especificado um aminoácido. A união desses aminoácidos formará as diferentes proteínas. É no DNA que encontramos as informações para a síntese proteica- o código genético.
Elabore um infográfico com base nas informações contidas no texto, destacando as etapas da transcrição e da tradução dos ácidos nucleicos.
Infográfico - É uma linguagem para além da verbal. Consiste em um esquema onde utilizamos palavras- chave, pequenos textos e imagens de um determinado assunto, tornando mais fácil a compreensão do(a) leitor(a).
Exemplo de infográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário