sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Atividade Prática de Biologia- 18/09

 Acesse aqui seu roteiro de estudo!

     Olá turma, tudo bem!

     Na atividade prática desta semana vamos trabalhar com o tema: interferência nos ciclos naturais- efeito estufa, mudanças climáticas, uso de fertilizantes, desenvolvendo as habilidades de reconhecer atividades humanas que afetam o ambiente; planejar, conduzir e interpretar um experimento. Esta atividade foi retirada da apostila do aluno volume 2, página 52. Siga as instruções e bom estudo!

Experimento- identificando a relação entre matéria orgânica e gás oxigênio

Questão problema: A matéria orgânica, quando "jogada" na água, provoca alguma alteração na quantidade de oxigênio dissolvido?

Montagem do experimento:

Materiais: 4 recipientes transparentes, água, tampa ou papel alumínio para cobrir os recipientes, pão amanhecido, azul de metileno, conta gotas, 4 etiquetas, lápis, 2 colheres (sopa).

Procedimentos:

- Coloque a mesma quantidade de água de torneira em três recipientes, sem enchê-los até o topo, e acrescente de três a cinco gotas de azul de metileno, até obter um azul claro, perceptível em fundo branco. Um deles será o “recipiente controle”, o qual deverá receber uma etiqueta com o número 1. Coloque a data.

- Coloque migalhas de pão nos outros dois recipientes com água e azul de metileno, e coloque uma etiqueta com os números 2 e 3 respectivamente. Deixe o recipiente número 4 vazio. Todas as etiquetas devem conter a data da montagem do experimento.

- Cubra os recipientes 1, 2 e 3, com tampa ou papel alumínio e deixe-os em um local onde possam ser observados no dia seguinte. Anote, em uma tabela, conforme a apresentada na apostila do aluno, volume 2, página 52, as observações iniciais, logo após a montagem.

- Após 24h, examine e anote a cor da água dos recipientes e o que estiver diferente do dia anterior, registrando tudo na tabela.

- Feito os registros, use o recipiente 4 para despejar todo o conteúdo do recipiente 3 e devolva o conteúdo ao recipiente 3. Faça isso várias vezes. Tome cuidado para não derramar a mistura. Anote os resultados observados na tabela. 

     Registre os resultados do procedimento construindo uma tabela, conforme o modelo demonstrado na apostila do aluno.

Questões

1. Descreva, a partir das informações da tabela, os resultados obtidos.

2. Qual a utilidade do "recipiente-controle" no experimento? Por que ele recebe esse nome?

3. Se substituirmos o pão por outros materiais orgânicos, os resultados seriam semelhantes?

4. Por que a água dos recipientes 2 e 3 mudou de cor? Explique.

5. Quais organismos presentes na água podem ter causado a alteração na quantidade de oxigênio?

6. Por que a água do recipiente 3 mudou de cor ao ser agitada?

     Para o aluno que não tiver condições de realizar a experiência, assista ao vídeo abaixo e responda as questões. 

OBS.: Ao aluno que fizer a experiência, pode utilizar o vídeo como referência para sua execução 


     Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
     WhatsApp: 98182-6739


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário