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Olá turma, tudo bem!
Na atividade prática desta semana vamos trabalhar com o tema: interferência nos ciclos naturais- efeito estufa, mudanças climáticas, uso de fertilizantes, desenvolvendo as habilidades de reconhecer atividades humanas que afetam o ambiente; planejar, conduzir e interpretar um experimento. Esta atividade foi retirada da apostila do aluno volume 2, página 52. Siga as instruções e bom estudo!
Experimento- identificando a relação entre matéria orgânica e gás oxigênio
Questão problema: A matéria orgânica, quando "jogada" na água, provoca alguma alteração na quantidade de oxigênio dissolvido?
Montagem do experimento:
Materiais: 4 recipientes transparentes, água, tampa ou papel alumínio para cobrir os recipientes, pão amanhecido, azul de metileno, conta gotas, 4 etiquetas, lápis, 2 colheres (sopa).
Procedimentos:
- Coloque a mesma
quantidade de água de torneira em três recipientes, sem enchê-los até o topo,
e acrescente de três a cinco gotas de azul de metileno, até obter um azul
claro, perceptível em fundo branco. Um deles será o “recipiente controle”, o
qual deverá receber uma etiqueta com o número 1. Coloque a data. - Coloque migalhas de
pão nos outros dois recipientes com água e azul de metileno, e coloque uma
etiqueta com os números 2 e 3 respectivamente. Deixe o recipiente número 4
vazio. Todas as etiquetas devem conter a data da montagem do experimento. - Cubra os recipientes
1, 2 e 3, com tampa ou papel alumínio e deixe-os em um local onde possam ser
observados no dia seguinte. Anote, em uma tabela, conforme a apresentada na
apostila do aluno, volume 2, página 52, as observações iniciais, logo após a
montagem. - Após 24h, examine e anote a cor da água dos recipientes e o que estiver diferente do dia anterior, registrando tudo na tabela. |
- Feito os registros, use o recipiente 4 para despejar todo o conteúdo do recipiente 3 e devolva o conteúdo ao recipiente 3. Faça isso várias vezes. Tome cuidado para não derramar a mistura. Anote os resultados observados na tabela.
Registre os resultados do procedimento construindo uma tabela, conforme o modelo demonstrado na apostila do aluno.
Questões
1. Descreva, a partir das informações da tabela, os resultados obtidos.
2. Qual a utilidade do "recipiente-controle" no experimento? Por que ele recebe esse nome?
3. Se substituirmos o pão por outros materiais orgânicos, os resultados seriam semelhantes?
4. Por que a água dos recipientes 2 e 3 mudou de cor? Explique.
5. Quais organismos presentes na água podem ter causado a alteração na quantidade de oxigênio?
6. Por que a água do recipiente 3 mudou de cor ao ser agitada?
Para o aluno que não tiver condições de realizar a experiência, assista ao vídeo abaixo e responda as questões.
OBS.: Ao aluno que fizer a experiência, pode utilizar o vídeo como referência para sua execução
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