Prof Denny - ARTE
Estudantes, na atividade de hoje vamos reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Circo teatro. |
Objetivo
Geral |
Apreciar artistas, grupos e coletivos
cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas, divulgação da atuação profissional em teatro. |
A Associação Cultural Circo Teatro Capixaba é uma trupe de variedades formada por um coletivo de artistas e parceiros, que desenvolve trabalhos de estudo, pensamento, criação, experimentação, difusão, fruição e apresentação, usando a linguagem do palhaço, circo e teatro de rua, sempre levando a arte para locais públicos e abertos.
Crianças contam como é a rotina de quem mora no circo
Imagina o quintal da sua casa ser um picadeiro, as brincadeiras contarem com malabares e palhaçadas, e você não ter de ir sempre para a mesma escola. Além disso, de tempos em tempos ter a oportunidade de viajar e conhecer diferentes cidades. Uma verdadeira vida de aventuras, né? Pois essa é a rotina de crianças que pertencem a famílias circenses. A maior expectativa delas é o momento de se tornarem artistas e poderem se apresentar para o público.
Eliceu Cauã Moreira da Silva, de 10 anos, conta que viver no circo é bem legal. Principalmente porque dá para ensaiar malabares com o seu pai. “Sabe, eu moro num ônibus e posso ir a muitos lugares interessantes e descobrir a história de outros países”, comenta. Eliceu lembra que a única coisa triste é quando deixa amigos nas cidades por onde passa, porque sente saudade. “Só é triste quando perco um amigo, mas quando encontro um outro novo acho bem legal. Estou acostumado a fazer amizades e também a perder”, afirma.
Respeitável público saiba como é a vida no circo
The Flying Fruit Fly Circus
O Flying Fruit Fly Circus é o circo juvenil nacional da Austrália e a única escola de circo em tempo integral para jovens de 8 a 19 anos na Austrália. Ele está localizado no rio Murray nas cidades gêmeas de Albury-Wodonga na fronteira Victoria / New South Wales. Em parceria com o Departamento de Educação de Victoria, os alunos / jovens artistas dos anos 3-9 participam da escola de circo Flying Fruit Fly, onde realizam estudos acadêmicos para complementar seu treinamento em circo, que é exclusivamente incorporado ao o currículo. O Flying Fruit Fly Circus se apresenta regularmente na Austrália e internacionalmente em grandes centros de artes, teatros regionais, eventos corporativos e festivais.
Alunos formados pela Escola Nacional de Circo da Funarte destacam-se pelo mundo
Cirque Du Soleil, dos EUA, Institut National des Arts du Music-Hall, da França, além do Circo Turma da Mônica, do Brasil, vão ter os novos profissionais em seu elenco
Os alunos Vanessa Callado, Iago Richard e Vinicius Marques, formados pela Escola Nacional de Circo, são destaques em instituições no Brasil, EUA e França. Eles se qualificaram no Curso Técnico em Arte Circense 2017-2019. A ENC da Funarte prepara artistas profissionais, não apenas para atuar em circos itinerantes de lona, mas também nos mais diferentes setores das artes e segmentos culturais. A Escola Nacional de Circo está localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Quer saber mais : https://www.funarte.gov.br/category/circo/
Hora de criar!
Use sua imaginação e faca um cartaz de propaganda da chegada de um circo na cidade de Bauru.
Habilidades
cognitivas |
(EF07AR24)Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF06AR28) Investigar e experimentar
diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e
maquiador/visagista etc.) e compreender a relação entre elas nos processos de
criação de personagem. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/09; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Leitura de imagem e leitura de texto: CIRCO TEATRO CAPIXABA; Crianças contam como é a rotina de quem mora no circo; Respeitável público saiba como é a vida no circo; The Flying Fruit Fly Circus; Alunos formados pela Escola Nacional de Circo da Funarte destacam-se pelo mundo. Quer saber mais: https://www.funarte.gov.br/category/circo/ Hora de criar! Use sua imaginação e faca um cartaz de propaganda da chegada de um circo na cidade de Bauru. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
CIRCO TEATRO CAPIXABA http://mapacultural.es.gov.br/agente/43060/ Crianças contam como é a rotina de quem mora no circo https://youtu.be/R9nLCm3OG7k Respeitável público: circohttps://youtu.be/Aq9y5PbQ5qI The Flying Fruit Fly Circus https://youtu.be/4-9Xh0_wWgI https://en.wikipedia.org/wiki/The_Flying_Fruit_Fly_Circus# Quer saber mais: https://www.funarte.gov.br/category/circo/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário