sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Espaço cênico e não convencional

 Prof. Denny - Arte

Estudantes, na atividade de hoje vamos estudar e observar os diferentes espaços cênicos : espaço cênico convencional e espaço cênico não convencional


Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Espaço cênico e não convencional

Objetivo Geral

Distinguir Espaço convencional e não convencional

Leia o texto : Espaço Cênico

Todo espaço é um espaço cênico. Em alguns, isto é notório, como nos estádios, igrejas, parlamentos, praças e, claro, nos teatros. Os lugares são pensados para abrigarem um tipo de ação, de evento, de acontecimentos pré-determinados.

Cabe ao artista manipular o ambiente físico, buscando a interação entre o observador e a imagem ambiental. Ambientes diferentes dificultam ou facilitam o processo de criação.

A utilização de teatro em espaços não convencionais pode ser definida a partir da Commedia Dell'Arte, que vinha em contraposição à Comédia Erudita - Itália na segunda metade do século XVI.

Baseado na improvisação uso de máscaras e estereótipos, não se preocupavam com o texto e sim com as falas, sua simetria e a comicidade.

Suas origens populares não permitiram aos artistas da Commedia Dell'Arte grandes tablados e plateias, por isso eles foram obrigados a improvisar em praças públicas, igrejas, etc. Artistas viajantes montavam seus palcos ao ar livre e faziam uso de malabarismos, danças, acrobacias.

 

No Brasil, podemos citar como grande influência para a criação de Teatros de Rua, a ditadura e o regime militar, pois servia de voz contra esses regimes totalitários. Hoje em dia, grupos e companhias como o Grupo Satyros, permanecem em seus locais de apresentação e assim, cuidam, restauram e protegem lugares que estavam abandonados ou que não são utilizados pela sociedade.

Do século XVI até hoje, houve várias modificação nas artes em geral. Nas cênicas, podemos ver o desenvolvimento de novas técnicas e efeitos, novos instrumentos e interação com outras artes - vídeos, músicas, danças.

O espaço cênico utilizado ao decorrer dos anos também sofre alterações; passando pelos teatros arena da Grécia Antiga, os grandes palcos elisabetanos na época de Shakespeare e chegando aos palcos italianos e outros espaços não convencionais.

 

 

Os espaços cênicos devem ser pensados para abrigarem um tipo de ação, podendo ele ser uma igreja, praça ou estádio de futebol. Tudo depende da capacidade do artista em transformar esse espaço a seu favor e em um ambiente cômodo, a menos, é claro, que não seja esse o objetivo. Deve haver um estudo prévio sobre local, para informar-se sobre o ambiente, arquitetura e pessoas que por lá passam.

"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este palco nu enquanto outro observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica" Peter Brook - A porta Aberta.

Frutos de Teatro realizados em Espaços Não Convencionais, podemos citar o Teatro Invisível, de Augusto Boal.

Surgindo como resposta ao autoritarismo na Argentina, no Teatro Invisível as ações ocorrem aonde devem ocorrer no dia a dia, fazendo com que o público se torne parte atuante do espetáculo - assim como o Teatro-Fórum e os Happenings das Artes Visuais. Tendo uma postura mais ativa diante das representações, a plateia pode interferir no andamento dos acontecimentos, reagir e criar discussões em volta das mesmas.

A utilização de espaços inusitados e nada tradicionais proporcionam, além de maior contato com o público, um grande crescimento no trabalho do ator, pois este se vê na situação em que o personagem está e a partir daí, facilita o entendimento de suas ações.

ASSISTA AO VIDEO:

DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS


Atividade 
Explique o que você entende por espaço cênico convencional e não convencional.
Você pode usar desenhos para ilustrar o que aprendeu.
registre no seu caderno.

Até a próxima aula!

Habilidades cognitivas

Distinguir espaço cênico e não convencional

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: na atividade anterior você trabalhou com produção e execução de um Coral; Respondeu e registrou os questionamentos; apreciou aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral;Leitura do texto e leitura de imagem: Espaço CênicoApreciação de vídeo: DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS;Explique o que você entende por espaço cênico convencional e não convencional.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS

https://youtu.be/VWVUN23Sb80

http://teatronaoconvencional.blogspot.com/

https://foradopalco.wordpress.com/espaco-cenico/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário