Prof. Denny - Arte
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Espaço cênico e não convencional |
Objetivo Geral |
Distinguir Espaço convencional e não
convencional |
Leia o texto : Espaço Cênico
Todo espaço é um espaço cênico. Em alguns, isto é notório, como nos
estádios, igrejas, parlamentos, praças e, claro, nos teatros. Os lugares são
pensados para abrigarem um tipo de ação, de evento, de acontecimentos
pré-determinados.
Cabe ao artista manipular o ambiente físico, buscando a interação entre o observador e a imagem ambiental. Ambientes diferentes dificultam ou facilitam o processo de criação.
A utilização de teatro em espaços não convencionais pode ser definida a partir da Commedia Dell'Arte, que vinha em contraposição à Comédia Erudita - Itália na segunda metade do século XVI.
Baseado na improvisação uso de máscaras e estereótipos, não se preocupavam com o texto e sim com as falas, sua simetria e a comicidade.
Suas origens populares
não permitiram aos artistas da Commedia Dell'Arte grandes tablados e plateias,
por isso eles foram obrigados a improvisar em praças públicas, igrejas, etc.
Artistas viajantes montavam seus palcos ao ar livre e faziam uso de
malabarismos, danças, acrobacias.
No Brasil, podemos citar como grande influência para a criação de Teatros de Rua, a ditadura e o regime militar, pois servia de voz contra esses regimes totalitários. Hoje em dia, grupos e companhias como o Grupo Satyros, permanecem em seus locais de apresentação e assim, cuidam, restauram e protegem lugares que estavam abandonados ou que não são utilizados pela sociedade.
Do século XVI até hoje, houve várias modificação nas artes em geral. Nas cênicas, podemos ver o desenvolvimento de novas técnicas e efeitos, novos instrumentos e interação com outras artes - vídeos, músicas, danças.
O espaço cênico utilizado ao decorrer dos anos também sofre alterações; passando pelos teatros arena da Grécia Antiga, os grandes palcos elisabetanos na época de Shakespeare e chegando aos palcos italianos e outros espaços não convencionais.
Os
espaços cênicos devem ser pensados para abrigarem um tipo de ação, podendo ele
ser uma igreja, praça ou estádio de futebol. Tudo depende da capacidade do
artista em transformar esse espaço a seu favor e em um ambiente cômodo, a
menos, é claro, que não seja esse o objetivo. Deve haver um estudo prévio sobre
local, para informar-se sobre o ambiente, arquitetura e pessoas que por lá
passam.
"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este palco nu enquanto outro observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica" Peter Brook - A porta Aberta.
Frutos de Teatro realizados em Espaços Não Convencionais, podemos citar o Teatro Invisível, de Augusto Boal.
Surgindo como resposta ao autoritarismo na Argentina, no Teatro Invisível as ações ocorrem aonde devem ocorrer no dia a dia, fazendo com que o público se torne parte atuante do espetáculo - assim como o Teatro-Fórum e os Happenings das Artes Visuais. Tendo uma postura mais ativa diante das representações, a plateia pode interferir no andamento dos acontecimentos, reagir e criar discussões em volta das mesmas.
A utilização de
espaços inusitados e nada tradicionais proporcionam, além de maior contato com
o público, um grande crescimento no trabalho do ator, pois este se vê na
situação em que o personagem está e a partir daí, facilita o entendimento de
suas ações.
ASSISTA AO VIDEO:
DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS
Habilidades
cognitivas |
Distinguir espaço cênico e não convencional |
Habilidades de recuperação
contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.). |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas
semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos de
apoio propostos |
Retomada: na atividade anterior você trabalhou com produção e execução de um Coral; Respondeu e registrou os questionamentos; apreciou aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral;Leitura do texto e leitura de imagem: Espaço CênicoApreciação de vídeo: DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS;Explique o que você entende por espaço cênico convencional e não convencional. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do
blog) |
|
Referências |
DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS http://teatronaoconvencional.blogspot.com/ https://foradopalco.wordpress.com/espaco-cenico/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário