quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Filosofia - Homens e Mulheres

Olá Alunos!
Atividades da semana de 14 a 18/09/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Analisar a condição de seres humanos a partir da reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres.
PAN - Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema.
Roteiro de estudos:

Assista o videoaula em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/pensadoras-ocultas/




O antes e depois do papel da mulher na sociedade brasileira
No lar, na política, nas ruas: como a sociedade patriarcal moldou a figura feminina e como é vista hoje a representativa emancipação das mulheres.

Você já parou para refletir que muitas coisas que você faz hoje só faz por causa de outras mulheres que, no passado, lutaram para mudar a realidade a qual pertenciam?

NA EDUCAÇÃO:

ANTES
Durante o Período Colonial Brasileiro, entre os séculos XVI e XIX, ou seja, de 1500 a 1822, a educação da mulher era realizada em casa e tudo o que elas precisavam aprender era como ser uma boa esposa, uma boa mãe e a cuidar do lar.

HOJE
Na atualidade, 80% dos docentes da educação básica brasileira é formada por mulheres, segundo Censo Escolar divulgado em 2018. Elas também são maioria nas universidades, de acordo com relatório Education at Glance 2019.

NO LAR:

ANTES
Até o 3º período da Revolução Industrial Brasileira, entre os anos de 1930 e 1956, grande parte das mulheres que vivia no Brasil não trabalhava fora de casa.

HOJE
As mulheres ainda são encarregadas de cuidar da casa e esse papel de ser a responsável pelas questões domésticas é ainda mais forte em cidades rurais do interior.

COMO MÃE:

ANTES
Da idade média ao Período Colonial Brasileiro, até um pouco depois, o papel da mulher como esposa e mãe era o da reprodução. Ela precisava ser uma boa parideira para continuar o legado sanguíneo da família.

HOJE
“Atualmente, muitas famílias são sustentadas por mães, tornando a sociedade em uma condição verdadeiramente matriarcal, e esse fato histórico tem mudado e muito a questão da mulher no sistema educacional e na sociedade”. Outro ponto interessante é perceber como a mulher se tornou mais autônoma com relação ao ato de ser mãe.

 Atividade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário