Olá Alunos!
Atividades da semana de 14 a 18/09/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas e diferentes entendimentos sobre o ser livre.
PAN - Usar adequadamente a norma-padrão da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego.
Roteiro de estudos:
Assista o
videoaula em:
Leia as tirinhas e reflita sobre Liberdade:
ü
Fazer o que eu quiser? (Senso comum)
ü
Agir voluntária e deliberadamente? (Aristóteles)
ü
Uma impossibilidade diante da rígida relação entre causa e
efeito? (Determinismo)
ü
Condição perdida, restando apenas o livre-arbítrio? (Santo
Agostinho)
ü
“Condição” humana não acompanhada do livre-arbítrio?
(Schopenhauer)
ü
A possibilidade de escolha, dentro das circunstâncias em que se
está inserido? (Dialética)
Atividades:
1) A questão do livre-arbítrio é a questão de saber:
a) Até que ponto o Estado deve interferir na nossa
vida.
b) Até que ponto deve ir a nossa liberdade na relação
com os outros.
c) Se temos a possibilidade de agir de modo diferente
do que agimos.
d) Se a liberdade nos pode ser dada ou tirada.
2) “Se eu tivesse um computador adequado e a
sequência completa do DNA, poderia calcular o organismo de um ser vivo, isto é,
sua anatomia, sua fisiologia e seu comportamento”. (W. Gilbert, geneticista)
Sobre o texto acima, é correto afirmar:
a) O texto acima pressupõe que as ações humanas são
determinadas pela biologia.
b) O texto acima pressupõe que o ser humano possui
livre-arbítrio.
c) O texto acima pressupõe que as ações humanas são
influenciadas pelo ambiente.
d) O
texto acima pressupõe que as ações humanas são o resultado do ambiente e do
código genético.
3) Em
que situações do seu cotidiano você presenciou ou experimentou a ausência de
liberdade cultural?
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