1º Ano Profª Rose Berbert
Tema Império Bizantino
Período de 14 à 18
O Império Bizantino foi o desdobramento do Império Romano da Idade Média. Sua capital, Constantinopla, suportou a divisão e o declínio do Império Romano do Ocidente no século V continuando a prosperar por mais de mil anos até a sua derrocada diante da expansão dos turcos otomanos em 1453.
Essa mudança também teve seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla entre o mar Negro e o mar Mármara facilitou o comércio e a restauração da cidade, transformando–se em uma Nova Roma.
Política e Religião no Império Bizantino
O imperador mantinha o poder centralizado e era a reprodução de Deus na terra. Ele era representante máximo da igreja e do exército no Império Bizantino. Dessa maneira a união desses poderes tornou o Bizâncio um Estado Teocrático, ou seja controlado pelos dogmas e crenças.
Como tinham várias culturas, sentiam a necessidade de respeitar as várias nacionalidades tendo um modelo pré-estabelecido. Então escolheram a religião como alternativa de unidade. Predominantemente o Império Bizantino era Cristão, porém existiam várias formas de interpretação sobre o cristianismo.
Sua Igreja era a Católica Ortodoxa Grega, na qual haviam três conceitos: o Monofisismo, que acreditava que Cristo era um ser divino e que nunca veio à terra; o Arianismo, que afirmava que Cristo foi apenas humano; e o Movimento Iconoclasta, não aceitava imagens de santos, o que posteriormente ocasionou uma guerra conhecida como Questão Iconoclasta, na qual membros saíram destruindo todas as imagens que encontravam.
A sociedade bizantina
Eram divididos socialmente em nobreza, alto clero, proprietários de terras, comerciantes, artesãos, e a maior parte da população que era pobre, os camponeses, cultivavam plantações no interior e pagavam tributos ao Estado, trabalhadores das oficinas e o baixo clero.
Era comum a população se entreter nos teatros e hipódromos, onde tinham espetáculos populares e corridas de cavalos. Os mais providos e a camada média valorizavam a educação, na qual inclusive as mulheres eram alfabetizadas. As mulheres faziam tecelagem e cosmetologia. Algumas também se dedicavam à vida política, como a Imperatriz Teodora que também executava medidas com seu marido Justiniano.
Após ler e grifar as partes mais importantes do texto, responda as questões abaixo:
1º) Quais os três conceitos da Igreja Católica Ortodoxa Grega ? Explique-os .
2º) Como estava dividida a sociedade bizantina ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário