sexta-feira, 4 de setembro de 2020

In [ter] venção : arte e ação

Prof Denny - Arte

Estudantes, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro.

Retomada: flash mob

Um flash mob. é um grupo de, no mínimo 10 pessoas, “que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido”. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mob. s rotineiramente organizados por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje.

 In [ter] venção na escola: arte e ação

 

Objetivo Geral

• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos.

• O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênica.

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística. Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Criação coletiva:

No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir das ideias do grupo de montagem da peça.

Processo colaborativo: é um processo de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos etc.

Asdrúbal Trouxe o Trombone:

Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães.

Trate-me leão

É um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira, expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970, influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.

TEATRO

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Participe da conversa inicial respondendo aos questionamentos indicados a seguir.

1. Como imagina um processo de teatro colaborativo?

2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais? Onde esses espetáculos costumam acontecer? Conte como foi à experiência.

3. Explique o que você entende por produção cultural e intervenção cênica.

4. Explique o que você entende por elementos constituintes da cena teatral.

 Caderno do aluno ARTE pagina 87

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Para iniciar a elaboração de um projeto cultural, conheça o documentário “Rastros de um projeto colaborativo “indicado no link abaixo para um momento de apreciação e ampliação de repertório”“.

Na sequência, realize os questionamentos indicados no final da atividade.

Esse documentário apresenta o percurso de criação compartilhada, do processo colaborativo na encenação contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do espetáculo Rainha – duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo “Kastelo”, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antônio Araújo. O aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio, aproximando o espectador desse modo de criação cênica.

Links: Rastros de Processo Colaborativo


Por Trás da Cena

Disponível em: https://projetoportrasdacena.wordpress.com/apresentacao/

 apresentação – por trás da cena

Há uma extraordinária complexidade do trabalho no teatro, na performance, na dança e no circo, mas nem sempre o público nas instituições culturais ou nas escolas tomam consciência de suas singularidades. São pouquíssimos também os materiais educativos publicados no Brasil a respeito das artes do corpo.

Por conta disso, e por causa disso, é que lançamos a coleção Por Trás da CenaComo um instrumento de mediação, a coleção é organizada no formato DVD documentário inédito e material impresso oferecendo com qualidade estética, informativa e pedagógica uma série de títulos enfocando as artes do corpo na cena contemporânea brasileira.

Aborda as diferentes expressões da linguagem audiovisual, revelando as técnicas e os recursos utilizados na construção das narrativas, com comentários de profissionais e especialistas.

Responda os Questionamentos:

1. Você identifica quem é o ator e quem é o público? Justifique.

2. O que você percebe que diferencia o corpo do ator do corpo do público?

3. Quando o corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa uma quantidade de esforço e de energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no cotidiano?

4. Em qual espaço está acontecendo o evento teatral?

5. Espaço cênico é tradicional ou não convencional?

6. De que maneira o espaço altera o corpo do ator e nele interfere?

Finalizando, “O que eu aprendi?”, relate o que e como aprendeu sobre processos colaborativos na linguagem teatral e sobre a intervenção cênica.

Para saber mais:

PROCESSO COLABORATIVO.

Disponível em:

http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2010/08/processo-colaborativo.html

“Processo contemporâneo de criação teatral, ‘com raízes na criação coletiva”, teve também clara in­fluência da chamada "década dos encenadores'" no Brasil (década de 1980), bem como do desen­volvimento da dramaturgia no mesmo período e do aperfeiçoamento do conceito de ator-criador. Surge da necessidade de um novo contrato entre os criadores na busca da horizontalidade nas re­lações criativas, prescindindo de qualquer hierar­quia preestabelecida, seja de texto, de direção, de interpretação ou qualquer outra.

 Processo Colaborativo:

Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtm

Pode-se dizer que o processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia pré-estabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados. Em outras palavras, o palco não é reinado do ator, nem o texto é a arquitetura do espetáculo, nem a geometria cênica é exclusividade do diretor. Todos esses criadores e todos os outros mais colocam experiência, conhecimento e talento a serviço da construção do espetáculo de tal forma que se tornam imprecisos os limites e o alcance  da atuação de cada um deles.

“O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Habilidades cognitivas

Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança música e teatro.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Flash mob – compreender o que é uma intervenção em dança;Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.;As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: flash mob; Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Criação coletiva; Processo colaborativo; Asdrúbal Trouxe o Trombone; Trate-me leão;

TEATRO - ATIVIDADE 1 – SONDAGEM, Participe da conversa inicial respondendo aos questionamentos indicados;

ATIVIDADE 2 – APRECIACAO - Para iniciar a elaboração de um projeto cultural, conheça o documentário “Rastros de um projeto colaborativo; Links: Rastros de Processo Colaborativo, Por Trás da Cena.Responda os Questionamentos;

Para saber mais:PROCESSO COLABORATIVO, Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.

“O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Links: Rastros de Processo Colaborativo

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4

Por Trás da Cena

Disponível em: https://projetoportrasdacena.wordpress.com/apresentacao/

Para saber mais:

PROCESSO COLABORATIVO. Disponível em:

http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2010/08/processo-colaborativo.html

Processo Colaborativo:

Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

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