sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Sistema Binário

 Prof. Denny - Tecnologia e Inovação

Estudantes, hoje vamos Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.


Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Sistema Binário

 Objetivo Geral

Apresentar o conceito de números escritos na base dois e comparar com o conceito de números escritos na base decimal


Já ouviu falar de código binário?

 Assista ao vídeo: Código Binário


VOCÊ PODE ACOMPANHAR ESSA ATIVIDADE NO SEU CADERNO DO ALUNO: APRENDENDO A PROGRAMAR - 8º ANO – CADERNO DO ALUNO PÁGINA 47 /

Para entender melhor, marque com uma caneta, no lado interno do dedo indicador da mão direita, o número 1.

No dedo médio, escreva o número 2; no anular marque 4 e no mindinho marque 8. 

Agora, baixe os dedos indicadores e anular, de forma que estarão visíveis os números 2 e oito (cuja soma é dez).

Na forma binária, os dedos levantados equivalem a 1 e os abaixados, a zero: você tem o número binário 1010, que vale o decimal 10. 

O Código binário é um sistema de codificação onde todos os valores são representados por 0 e 1.

Quando falamos sobre código binário na informática, estamos falando sobre armazenamento e memória.

Pensemos nesse código como uma daquelas mesas de iluminação (chaveadora), cheia de tomadas uma ao lado da outra. As tomadas que estão na mesa possuem a posição 0 e 1. Quando está ligada, está na posição 1 e quando está desligada, está na posição 0.

O código binário num computador funciona semelhante a esta mesa, onde existem diversas casas de posição que armazenam 0 e 1. A posição 0 significa uma posição sem valor (desligado) e 1 significa uma posição com valor (ligado). Cada posição dessas, ou seja, cada 0 ou 1 é chamado de bit.

É bom ficar claro aqui, que bit e byte não é a mesma coisa. Explicando, 1 bit é uma posição e um byte é formado por 8 bits. Ainda no exemplo das mesas, um byte seria a mesa com 8 tomadas. E cada tomada é um bit.

COMO É QUE CONVERTO UM NÚMERO DE NUMERAÇÃO BINÁRIA PARA NUMERAÇÃO DECIMAL?

Vou primeiro explicar que a nossa numeração utiliza um sistema posicional, em que a posição de cada dígito está relacionada com a sua ordem de grandeza. Por exemplo, o número 326326, equivale a 33 centenas + 22 dezenas + 66 unidades, ou seja, 3×102+2×101+6×1003×102+2×101+6×100.

A numeração binária utiliza um sistema muito parecido, mas as ordens de grandeza funcionam em base 2 em vez de ser em base 10.

Aqui fica mais um exemplo:

O número 1101111011 

Corresponde a 1×24+1×23+0×22+1×21+1×201×24+1×23+0×22+1×21+1×20 se fizerem as operações matemáticas verificarão que isto é igual a 2727, logo 11011=2711011=27.

 NÚMEROS BINÁRIOS – O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E COMO CALCULÁ-LOS.

A primeira versão desse sistema surgiu no século III a. C. O matemático indiano Pingala apresentou uma sequência numérica usando 8 algarismos, sendo 1 e 0 símbolos modernos. Então, a aplicação foi feita desse modo: 001, 010, 011, 100, 101, 110, 111 e 1000. Posteriormente, outros matemáticos tentaram atualizar o método. O modelo mais moderno foi descrito por Gottfried Leibniz no século XVIII. E assim o utilizamos até hoje.

Para calcular é simples. Pegamos um número de base 10 (decimal) e decompomos por 2 até não ser possível mais dividir. Com os resultados formamos um novo número de base 2. Agrupamos o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores, do último para o primeiro. Veja:

ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA

8º ano – Caderno do Aluno página 48 /

Você deverá marcar os pontos no cartão com a quantidade de pontos múltiplos de 2 e um cartão com um ponto, representando 20 = 1.

 Ainda com o uso dos cartões binários, responda às questões 8º ano – Caderno do Aluno página 48.

Registre no seu caderno as atividades, se possível envie para o professor.

Até a próxima aula!

 Habilidades cognitivas

EF89TEC22 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

(1h/a: videoaula CMSP 25/09/2020; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Sondagem: Código Binário, apreciar vídeo; leitura do texto e atividade: Para entender melhor Código Binário; leitura do texto: Como é que converto um número de numeração binária para numeração decimal? Números binários – O que são, para que servem e como calculá-los; observar a imagem; realizar: ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA -8º ano – Caderno do Aluno página 48 /.Você deverá marcar os pontos no cartão com a quantidade de pontos múltiplos de 2 e um cartão com um ponto, representando 20 = 1.Ainda com o uso dos cartões binários, responda às questões 8º ano – Caderno do Aluno página 48.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Código Binário https://youtu.be/uFh7E_dMisk

https://conhecimentocientifico.r7.com/numeros-binarios/

https://www.portaleducacao.com.br

https://sites.google.com/site/linguagembinariahumana/home/como-aprender-codigos-binarios

Caderno do aluno Tecnologia e InovaçãoCaderno do professor tecnologia e InovaçãoBNCC, PAN

 

 

 

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