Prof. Denny - Tecnologia e Inovação
Estudantes, hoje vamos Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Sistema Binário |
Objetivo Geral |
Apresentar o conceito de números escritos na base dois e
comparar com o conceito de números escritos na base decimal |
VOCÊ PODE ACOMPANHAR ESSA ATIVIDADE NO SEU CADERNO DO ALUNO: APRENDENDO A PROGRAMAR - 8º ANO – CADERNO DO ALUNO PÁGINA 47 /
Para entender melhor,
marque com uma caneta, no lado interno do dedo indicador da mão direita, o
número 1.
No dedo médio, escreva o número
2; no anular marque 4 e no mindinho marque 8.
Agora, baixe os dedos indicadores
e anular, de forma que estarão visíveis os números 2 e oito (cuja soma é dez).
Na forma binária, os dedos levantados equivalem a 1 e os abaixados, a zero: você tem o número binário 1010, que vale o decimal 10.
O Código binário é um sistema de codificação onde todos os valores são
representados por 0 e 1.
Quando falamos sobre código binário na informática, estamos falando
sobre armazenamento e memória.
Pensemos nesse código como uma daquelas mesas de
iluminação (chaveadora), cheia de tomadas uma ao lado da outra. As tomadas que
estão na mesa possuem a posição 0 e 1. Quando está ligada, está na posição 1 e
quando está desligada, está na posição 0.
O código binário num computador funciona semelhante
a esta mesa, onde existem diversas casas de posição que armazenam 0 e 1. A
posição 0 significa uma posição sem valor (desligado) e 1 significa uma posição
com valor (ligado). Cada posição dessas, ou seja, cada 0 ou 1 é chamado de bit.
É bom ficar claro aqui, que bit e byte não é a
mesma coisa. Explicando, 1 bit é uma posição e um byte é formado por 8 bits.
Ainda no exemplo das mesas, um byte seria a mesa com 8 tomadas. E cada tomada é
um bit.
COMO É QUE CONVERTO UM NÚMERO DE NUMERAÇÃO BINÁRIA PARA NUMERAÇÃO DECIMAL?
Vou primeiro explicar que a nossa numeração
utiliza um sistema posicional, em que a posição de cada dígito está relacionada
com a sua ordem de grandeza. Por exemplo, o número 326326, equivale a 33 centenas + 22 dezenas + 66 unidades, ou seja, 3×102+2×101+6×1003×102+2×101+6×100.
A numeração binária utiliza um sistema muito
parecido, mas as ordens de grandeza funcionam em base 2 em vez de ser em base
10.
Aqui fica mais um exemplo:
O número 1101111011
Corresponde a 1×24+1×23+0×22+1×21+1×201×24+1×23+0×22+1×21+1×20 se fizerem as operações matemáticas verificarão que isto é igual a 2727, logo 11011=2711011=27.
A primeira versão desse sistema surgiu no século III a. C. O matemático indiano Pingala apresentou uma sequência numérica usando 8 algarismos, sendo 1 e 0 símbolos modernos. Então, a aplicação foi feita desse modo: 001, 010, 011, 100, 101, 110, 111 e 1000. Posteriormente, outros matemáticos tentaram atualizar o método. O modelo mais moderno foi descrito por Gottfried Leibniz no século XVIII. E assim o utilizamos até hoje.
Para calcular é
simples. Pegamos um número de base 10 (decimal) e decompomos por 2 até não ser
possível mais dividir. Com os resultados formamos um novo número de base 2.
Agrupamos o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores, do
último para o primeiro. Veja:
ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA
8º ano – Caderno do Aluno página 48 /
Você deverá marcar os pontos no cartão com a
quantidade de pontos múltiplos de 2 e um cartão com um ponto, representando 20
= 1.
Registre no seu caderno as atividades, se possível envie para o professor.
Até a próxima aula!
Habilidades cognitivas |
EF89TEC22 - Interpretar um algoritmo em linguagem
natural e convertê-lo em uma linguagem de programação. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
EF89TEC18: Realizar de forma contínua
produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos
digitais em diferentes formatos. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
(1h/a: videoaula CMSP 25/09/2020; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Sondagem: Código Binário, apreciar vídeo; leitura do texto e atividade: Para entender melhor Código Binário; leitura do texto: Como é que converto um número de numeração binária para numeração decimal? Números binários – O que são, para que servem e como calculá-los; observar a imagem; realizar: ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA -8º ano – Caderno do Aluno página 48 /.Você deverá marcar os pontos no cartão com a quantidade de pontos múltiplos de 2 e um cartão com um ponto, representando 20 = 1.Ainda com o uso dos cartões binários, responda às questões 8º ano – Caderno do Aluno página 48. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
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Referências |
Código Binário https://youtu.be/uFh7E_dMisk https://conhecimentocientifico.r7.com/numeros-binarios/ https://www.portaleducacao.com.br https://sites.google.com/site/linguagembinariahumana/home/como-aprender-codigos-binarios Caderno do aluno Tecnologia e InovaçãoCaderno do professor tecnologia e InovaçãoBNCC, PAN |
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