sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Sociologia - Construindo nossa sociedade

Olá Alunos!
Atividades da semana de 14 a 18/09/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Reconhecer o caráter social e culturalmente construído da humanidade. 
PAN - Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
Roteiro de estudos:

Assista o videoaula em:


Caderno do aluno, Vol.3, página 78 e 79.

MOMENTO 3

A cultura é o legado da humanidade que transita dinamicamente no tempo e no espaço.

Diferentemente dos animais, o ser humano não se desenvolve fora da cultura: cada indivíduo, na sua singularidade, é produto e produtor de expressões materiais, de símbolos, de representações e de significados que correspondem a valores e crenças de sua época e lugar, condição fundamental para que possa se constituir como ser social e viver em sociedade.

Hábitos alimentares, por exemplo, estão diretamente relacionados à cultura.

Em cada cultura a alimentação possui peculiaridades. No Brasil, por exemplo, come-se pitu (crustáceo de água doce, parecido com o camarão); na China, é comum o consumo alimentício de escorpiões; na França os escargots (moluscos terrestres); e no Vietnã come-se carne de cachorro. O consumo desses animais pode parecer estranho, já que não é o costume de muitos de nós. Da mesma forma, o que nos é comum, pode ser estranho aos outros povos. O que dizer, por exemplo, do hábito de comer feijão preto com orelha, rabo, pé e língua de porco? Será que é tão agradável ao estrangeiro quanto é para os brasileiros que apreciam uma autêntica feijoada?

A cultura também se realiza por meio de processos de padronização de hábitos alimentares. Quando estamos na praça de alimentação de um shopping center dificilmente observamos pessoas comendo alimentos in natura ou frescos. Geralmente são industrializados e bastante calóricos. Os fast-foods apresentam aos consumidores a proposta de servir refeições com rapidez. Esta característica fez com que o eles ganhassem adeptos em todo mundo.

Há ainda culturas que restringem certos alimentos aos indivíduos. Por exemplo, para alguns cristãos, durante a Quaresma, prevalece o consumo de “carnes brancas”, principalmente pescados, em detrimento de “carnes vermelhas”; para os mulçumanos, com base no Halal, o consumo de carne suína e bebidas alcóolicas é proibido; para os judeus, uma alimentação Kosher veda o consumo de moluscos e crustáceos.

São vários os aspectos culturais da alimentação humana que podemos abordar. O importante a ressaltar é que, devido a padrões culturais, o quê, como, quando e onde comer, enfim, o ato de alimentar-se, toma contornos bastante específicos, moldando hábitos que mudam com o tempo e com os contatos entre culturas distintas.

Além disso, com base nos exemplos anteriores, entende-se que afinidades e aversões advêm de condições culturais. É interessante observar o quanto nos distanciamos ou aproximamos de algumas pessoas baseando-nos em afinidades. Sofremos influência direta de padrões culturais pré-estabelecidos que ditam o que é socialmente adequado, sofisticado ou impróprio em todas as esferas da vida social.

Você já pensou como o corpo humano é um produto da cultura? A roupa que usamos, os adornos, o corte de cabelo, enfim, as “marcas” que trazemos em nossos corpos são expressões da nossa cultura.



Atividades:

1) Como você se alimenta? Seus hábitos são iguais aos de seus colegas, de seus avós ou de parentes que vivem em outros lugares?

 

2) Nos alimentamos da mesma forma, independentemente do lugar, da ocasião, da época, da religião, da posição ou classe social? O que influencia nossos hábitos alimentares?

 

3) A forma como nos alimentamos é uma construção natural ou cultural?

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