segunda-feira, 19 de outubro de 2020

19/10 a 30/10 8º ano Introdução ao 4 bimestre: quem são os nossos vizinhos no sistema solar?

 Plano de aula

O que você consegue observar nesta imagem?
Uberlândia - MG



Olá tudo bem com vocês? Estamos iniciando nosso 4º bimestre! O ano já está acabando! Passa rápido não é mesmo? Então não deixe tudo para o último momento, realize esta atividade e se estiver com algo atrasado já vá colocando em ordem! BlZ? Borá lá para o nosso conteúdo, uma introdução à astronomia que iremos usar como uma revisão daquilo que já temos de conhecimento!

 

QUEM SÃO OS ASTROS DO NOSSO SISTEMA SOLAR?


Quando falamos de astros do sistema solar estamos nos referindo aos planetas, satélites naturais, cometas, meteoros, estrela e alguns outros corpos celestes. É sobre eles que iremos estudar! Os “astros” da imagem 1 são alguns dos que eu admiro como artistas e esportista.

Para começo de conversa observe a imagem abaixo e responda: do que se trata essa imagem?


Se você respondeu sistema solar, não posso dizer que está equivocado já que na imagem o que está em destaque é justamente o conjunto de planetas que formam esse sistema, mas é a única coisa que está na imagem? Ao fundo temos estrelas, cometas e galáxias! Então para entender melhor essa imensidão e darmos início ao nosso 4º bimestre iremos saber o que são esses tais ”corpos celestes” e outros nomes que usei logo acima. Iremos começar por:

- Corpos celestes: é todo corpo (porção de matéria) que podemos observar no céu, isso pode ser ampliado para todos os corpos que estão no espaço;

- Planeta: é um corpo celeste que orbita uma estrela, tem formato esférico e tem limpa sua vizinhança ao longo de sua órbita;

- Planeta anão: é um corpo celeste que orbita uma estrela, tem formato aproximadamente esférico e NÃO tem limpa sua vizinhança ao longo de sua órbita;

- Asteroides: são corpos que orbitam o Sol, porém são pequenos demais para serem planetas ou planetas anões;

- Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Realizam orbitas irregulares. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

- Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o chão.

- Satélites naturais: são corpos celestes sólidos que orbitam os planetas;

- Sistema solar: é o conjunto de corpos celestes que orbitam a estrela denominada Sol;

- Estrela: corpo celeste formado por gases que possui luz própria; (até agora este é o primeiro corpo celeste que produz luz própria)

- Galáxia: conjunto de estrelas e seus sistemas, a nossa é a Via Láctea;

Para nós iremos ficar por aqui, mas é preciso saber que existem inúmeras outras galáxias! Estamos em um universo imenso, gigantesco, provavelmente infinito...

Por isso iremos ficar focado no nosso sistema, mais especificamente no sistema formado por Sol-Terra-Lua. E tem outra vantagem, a Terra é onde moramos e daqui podemos ver tanto o Sol como a Lua! E onde conseguimos observá-los é o céu.

Então a partir de hoje iremos observar o céu algumas vezes por semana, melhor que fosse todos os dias, mas três a quatro já é um bom começo! Daqui sairá nossa atividade prática.

 

Formulário 19/10 a 30/10 - Introdução ao 4 bimestre: quem são os nossos vizinhos no sistema solar?

 

1-      Escolha dois dos corpos celestes que estudamos no texto e descreva suas características e responda se você já conseguiu observá-las.

2-      É possível ver a Lua somente a noite? Você já a viu durante o dia? Explique o motivo de ser possível ou não observar a Lua durante o dia.

3-      Para a imagem abaixo responda, que corpo celeste é este que está na imagem?


4- Como atividade prática desta primeira atividade do 4 bimestre peço que façam uma janela astronômica que é bem simples. Vocês farão observações da Lua a partir de hoje 19/10/2020 até o dia 30/10/2020, dessa observação faça um desenho da Lua, não deixe de colocar detalhes como sua cor, o horário que você fez a observação, a posição, o formato. Enfim quanto mais detalhes tiver no seu desenho melhor! Bora lá! Não deixem de fazer!


Referências:

-  MARIUZZO, P. O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas. Ciência e Cultura. vol. 64 n.4. São Paulo, 2012. Disponível em:

˂http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16103&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-ceu-dos-indigenas˃ Acesso em: 15 de Outubro de 2020

- SOUSA, Rafaela. "Sistema Solar"; Brasil Escola. Disponível em:

˂https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm˃. Acesso em 15 de outubro de 2020.

-  SARAIVA, Drª Maria de Fátima O. Nosso lugar no universso. EAD IF-ufrgs. Dsiponível em:

˂http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/endereco-cosmico.htm˃ Acesso em: 15 de Outubro de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário