segunda-feira, 19 de outubro de 2020

19/10 a 30/10 9º ano Introdução ao 4 bimestre: quem são os nossos vizinhos no sistema solar?

 Plano de aula

 NASA/ESA/Hubble Heritage Team/NASA

Olá tudo bem com vocês? Estamos iniciando nosso 4º bimestre! O ano já está acabando! Passa rápido não é mesmo? Então não deixe tudo para o último momento, realize esta atividade e se estiver com algo atrasado já vá colocando em ordem! BlZ? Borá lá para o nosso conteúdo, uma introdução à astronomia que iremos usar como uma revisão daquilo que já temos de conhecimento!

 

QUEM SÃO OS ASTROS DO NOSSO SISTEMA SOLAR?

                             Imagem 1 – acima estão cantores e um jogador de basquete que são considerados astros 

naquilo que fazem ou fizeram, mas não são desses que me refiro!

Quando falamos de astros do sistema solar estamos nos referindo aos planetas, satélites naturais, cometas, meteoros, estrela e alguns outros corpos celestes. É sobre eles que iremos estudar! Os “astros” da imagem 1 são alguns dos que eu admiro como artistas e esportista.

Para começo de conversa observe a imagem abaixo e responda: do que se trata essa imagem?

Imagem 2 - O sistema solar e outros corpos celestes

Se você respondeu sistema solar, não posso dizer que está equivocado já que na imagem o que está em destaque é justamente o conjunto de planetas que formam esse sistema, mas é a única coisa que está na imagem? Ao fundo temos estrelas, cometas e galáxias! Então para entender melhor essa imensidão e darmos início ao nosso 4º bimestre iremos saber o que são esses tais ”corpos celestes” e outros nomes que usei logo acima. Iremos começar por:

- Corpos celestes: é todo corpo (porção de matéria) que podemos observar no céu, isso pode ser ampliado para todos os corpos que estão no espaço;

- Planeta: é um corpo celeste que orbita uma estrela, tem formato esférico e tem limpa sua vizinhança ao longo de sua órbita;

- Planeta anão: é um corpo celeste que orbita uma estrela, tem formato aproximadamente esférico e NÃO tem limpa sua vizinhança ao longo de sua órbita;

- Asteroides: são corpos que orbitam o Sol, porém são pequenos demais para serem planetas ou planetas anões;

 

- Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Realizam orbitas irregulares. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

- Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o chão.

- Satélites naturais: são corpos celestes sólidos que orbitam os planetas;

- Sistema solar: é o conjunto de corpos celestes que orbitam a estrela denominada Sol;

- Estrela: corpo celeste formado por gases que possui luz própria; (até agora este é o primeiro corpo celeste que produz luz própria)

- Galáxia: conjunto de estrelas e seus sistemas, a nossa é a Via Láctea;

 Poderíamos continuar com algumas especificações após as galáxias, mas iremos retomar estes outros objetos em outro momento no 4 bimestre.

As galáxias se combinam e forma o que é chamado de grupo local de galáxias que podem ser analisados de forma conjunta o que forma o superaglomerado local que está dentro daquilo que é possível ver do universo que é chamado de  universo observável. Isso que fizemos aqui é o nosso endereço cósmico como está na imagem abaixo, veja:
 Imagem 3 - Nosso endereço cósmico

Então para encerrar a primeira atividade do 4ºbimestre vamos para o nosso formulário e assim nos questionar sobre essa parte do universo que acabamos de dar aquela revisada! Bons estudos! Não deixem de realizar a atividade prática para esta atividade!!!

 

Formulário 19/10 a 30/10 - Introdução ao 4 bimestre: quem são os nossos vizinhos no sistema solar?

 

1-      Escolha dois dos corpos celestes que estudamos no texto e descreva suas características e responda se você já conseguiu observá-las.

2-      O nosso satélite natural é a Lua, nós conseguimos vê-la durante algumas noites. Ela tem luz própria? Justifique sua resposta.

3-      Após a leitura do texto e algum estudo você consegue responder ao título dessa atividade?

4-      Como atividade prática monte um sistema solar, pode ser em desenho, pode ser uma maquete, faça da forma que lhe for melhor! Responda a estas indagações:

a)       Quais corpos celestes você representou?

b)      Teve alguma dificuldade com relação a produção do seu sistema solar? A respeito do quê?

 

 

Referências:

-  MARIUZZO, P. O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas. Ciência e Cultura. vol. 64 n.4. São Paulo,

2012. Disponível em:

˂http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16103&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-ceu-dos-indigenas˃

Acesso em: 15 de Outubro de 2020

- SOUSA, Rafaela. "Sistema Solar"; Brasil Escola. Disponível em:

˂https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm˃. Acesso em 15 de outubro de 2020.

-  SARAIVA, Drª Maria de Fátima O. Nosso lugar no universso. EAD IF-ufrgs. Dsiponível em:

˂http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/endereco-cosmico.htm˃ Acesso em: 15 de Outubro de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário