sexta-feira, 2 de outubro de 2020

28/09 a 02/10 8º e 9º ano Como manter na rotina a alimentação adequada

 Plano de aula

                                        Imagem 1 – Algumas possíveis trocas para termos melhores hábitos alimentares

Olá pessoal! Tudo bem cm vocês? Espero que estejam da melhor forma possível! Nesta semana é comemorado o dia do coração e por conta disso o CMSP preparou um conteúdo especial nesta semana para nós observamos nossos hábitos alimentares e poder compreender aquilo que não está tão legal e assim termos hábitos mais saudáveis! Bora lá?

Observe a imagem 1, ela demonstra algumas possibilidades de trocas de produtos que utilizamos em nosso dia a dia na alimentação, mas nem sempre uma pessoa consegue realizar trocas para alcançar uma melhor alimentação. Isso tem relação com a cultura, tempo, dinheiro e gostos, por exemplo. Porém uma coisa podemos entender, existem muitas possibilidades na alimentação que vai daquilo que o produto fresco (uma fruta retirada do pé) até a um produto ultraprocessado (salgadinhos de milho com sabor “queijo”), e como saber identificar? Como saber se algo é mais saudável que outro produto, é isso que vamos tentar explicar agora! Vamos começar com a tabela abaixo:


Ou seja, dos alimentos que consumimos temos esses quatro e claro que, os mais saudáveis e nutritivos são os alimentos in natura. Nutritivos serão aqueles alimentos que possuem muitos nutrientes. Podemos dividir os nutrientes em:

- Macronutrientes: Carboidratos (açúcares por exemplo), Lipídios (gorduras), Proteínas e água. Estes são encontrados em grandes quantidades nos alimentos;

-  Micronutrientes: Vitaminas, Sais minerais e para alguns especialistas também estão inclusos as Fibras. Estes são importantes para o organismo, porém pequenas quantidades já são suficientes.

Outra coisa que gera muita confusão é a caloria. Ela é uma unidade de medida física que mede energia térmica. Por hora essa explicação basta, vocês terão aprofundamento desse tema ao longo dos estudos ainda no ensino fundamental e depois no ensino médio. Essa energia está nos alimentos armazenada na forma de energia química que nosso organismo transforma em energia térmica. Então juntando tudo o que vimos até aqui temos os alimentos, que podem ser ou não processados, que possuem nutrientes, que por sua vez fornecem energia e itens importantes para o correto funcionamento do nosso organismo. Por isso a quantidade de cada alimento que consumimos é importante, a recomendação é geralmente feita pela pirâmide alimentar, veja abaixo:

Imagem 2 – A pirâmide de alimentos


Então para concluir devemos lembrar:

1.       Sempre que possível consumir alimentos com o menor processamento possível;

2.       Seguir a pirâmide de alimentos observando que alimentos no topo da pirâmide devem ser consumidos raramente e os da base em maior quantidade;

3.       Ler os rótulos dos alimentos que são adquiridos, dessa forma você terá informações daquilo que estará consumindo.

 

Então vamos para o nosso formulário dessa semana juntamente com a atividade prática! Não deixem de realizara as atividades! Bora lá!!!

 

Formulário 28/09 a 02/10 -  Como manter na rotina a alimentação adequada.

 

1-      Você considera importante a alimentação? De acordo com a aula do CMSP e desta atividade você acha que as pessoas se preocupam realmente com a refeição que realizam?

2-      Na imagem 2 – pirâmide de alimentos, você consegue encontrar algum alimento processado ou ultraprocessado? Qual ou quais? Tente explicar a posição dos alimentos que você encontrar.

3-      ATIVIDADE PRÁTICA – Faça uma pirâmide alimentar que você costuma consumir, siga o exemplo da imagem 2 – pirâmide alimentar. Coloque os alimentos que você consome com maior frequência na base da pirâmide e aqueles com menor quantidade mais pra cima na pirâmide.

 

Bom trabalho a todos! Até mais! Qualquer dúvida pode me chamar no grupo ou no pv!


Referências:

 

- 02/10 - 9º ano EF - Ciências - (44m09s). Disponível em:

˂https://www.youtube.com/watch?v=DlZnFWgQi40&ab_channel=9oanoEF-CMSP˃ Acesso em: 02 de Outubro

de 2020.

- CANTO, Eduardo L; CANTO, Laura C. – Ciências da naturais aprendendo com o cotidiano 9º ano –  Moderna

São Paulo 2018 6ª edição.

- CANTO, Eduardo L; CANTO, Laura C. – Ciências da naturais aprendendo com o cotidiano 8º ano –  Moderna

São Paulo 2018 6ª edição.

- SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Nutrientes"; Brasil Escola. Disponível em:

˂https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/nutrientes.htm˃. Acesso em 02 de outubro de 2020.

- PERES Patricia Prado Dias.  Mais Saúde: Pirâmide dos Alimentos. CEPEUSP. Disponível em:

˂https://cepe.usp.br/tips/mais-saude-piramide-dos-alimentos/˃ Acesso em: 02 de Outubro de 2020

- Casa Benedicta. “O que são alimentos processados?”. Disponível em:

˂http://casabenedicta.com.br/blog/o-que-sao-alimentos-processados/˃ Acesso em: 02 de Outubro de 2020

- Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª edição 1ª reimpressão brasília — DF 2014

Disponível em: ˂https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf˃

Acesso em: 02 de Outubro de 2020.

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