3º Ano Profª Rose Berbert
Tema: O fim da Rússia
Período de 26 à 30
União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991. A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista. As transformações nesse movimento levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920.
A União Soviética foi o símbolo mundial do socialismo e liderou o bloco comunista durante os anos da Guerra Fria. Ao final da década de 1970, a União Soviética iniciou uma forte crise econômica que levou o país à recessão e a uma crise política, a qual contribuiu para a fragmentação da União Soviética e o seu fim, em 1991.
Quais países faziam parte da União Soviética
A URSS era composta por 15 diferentes repúblicas que conquistaram a sua independência ao fim dessa nação, em 1991. Essas eram:
Rússia
Ucrânia
Belarus
Estônia
Letônia
Lituânia
Armênia
Geórgia
Moldávia
Azerbaijão
Cazaquistão
Tadjiquistão
Quirguistão
Turcomenistão
Uzbequistão
Nem todas essas repúblicas faziam parte da URSS desde seu início, pois algumas delas, como as nações bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia), foram anexadas ao território soviético somente a partir da década de 1940. As repúblicas soviéticas englobavam uma grande diversidade étnica e cultural, e a Rússia era a maior e mais poderosa nação soviética.
Essa diversidade étnica reflete-se até mesmo na Rússia atual, a grande herdeira do legado soviético que tem em seu território mais de 20 repúblicas autônomas, cada qual com traços culturais e idioma próprios, como a Chechênia.
Formação da União Soviética
A origem da URSS está diretamente relacionada à Revolução Russa de 1917.
A origem da União Soviética está diretamente relacionada com a Revolução Russa de 1917, o movimento que consolidou a ascensão dos bolcheviques ao poder da Rússia. Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, conseguiram destituir o Governo Provisório, que havia derrubado a monarquia czarista no começo de 1917.
Logo depois que Lenin assumiu o poder, foi criada a Rússia soviética e então iniciado um período de guerra civil, quando forças de oposição, auxiliadas por nações estrangeiras, iniciaram uma reação contrarrevolucionária. A Guerra Civil Russa estendeu-se de 1918 a 1921, deixando um saldo de milhões de mortos e o país arrasado.
Durante esse conflito, foi criado o Exército Vermelho, com o objeto de defender a revolução da invasão internacional. Uma vez vitoriosos na guerra civil, o governo comunista usou suas tropas para assegurar a implantação do socialismo no interior do território soviético, e isso contribuiu para a unificação de uma série de nações que formaram a URSS no final de 1922.
Após ler e grifar as partes mais importantes, responda as questões abaixo:
1º) A União Soviética foi símbolo de que regime ideológico?
2º) A origem da União Soviética está diretamente relacionada a que movimento?
3º) Quando foi criado o Exército Vermelho?
4º) Faça uma rápida pesquisa sobre o termo Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário