3º ANO Rose Berbert
Tema: Mães da Praça treze de Maio
Período de 28 à 02
No começo de junho de 1980, vinte mães da Praça de Maio saíram de La Plata, na província de Buenos Aires, em um micro-ônibus no qual viajaram até Porto Alegre, em um trajeto de mais de trinta horas com um único objetivo: denunciar ao Papa João Paulo II o desaparecimento de seus filhos e os crimes cometidos durante a ditadura em curso em seu país.
As vinte mães carregavam um cartaz onde se lia "Aparição com vida dos presos desaparecidos. Mães da Praça de Maio", que logo descobririam ser grande demais para parar em pé. Entre batalhas com arcebispos, policiais, apoio de jornalistas e uma visita ao estádio Garotinho, conseguiram, finalmente, uma reunião com o líder mundial. E, de quebra, repercussão internacional.
Quem nos conta esta história é Hebe de Bonafini que, aos noventa anos, recorda com precisão datas e nomes de pessoas que se solidarizaram ou “atrapalharam suas vidas” nos dias que passaram na capital do Rio Grande do Sul. A história que Bonafini decide contar, apesar de ser menos conhecida, reúne elementos da valentia com a qual passaram a desafiar o Estado argentino desde o dia 30 de abril de 1977, quando se reuniram na Praça de Maio, em frente a sede do governo, pela primeira vez.
Após ler e grifar as partes mais importantes, responda as questões abaixo:
1º) O que foi o acontecimento das "Mães da Praça Treze de Maio" ?
2º) De que país sairam essas mulheres e com que destino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário