Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
Nesta semana iniciamos o quarto bimestre!
A partir de então, nossas atividades de biologia serão postadas no blog quinzenalmente. Na atividade desta primeira quinzena, vamos trabalhar com o tema: mecanismos da evolução das espécies, desenvolvendo habilidades de identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos; (EF09CI10) comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. Esta atividade se baseia na aula transmitida pelo centro de mídias no dia 05/10/20. Assista a aula através do link abaixo e responda as questões. Bom estudo!
Competência sócio-emocional: Assertividade.
Questão
1. O que você sabe sobre seleção natural das espécies? Quais das palavras abaixo estão relacionadas a esse processo?
variabilidade - genética - população - espécies - características - mudanças ambientais - mutações - recombinação gênica - seleção natural - novos alelos - fenótipo - adaptação - reprodução sexuada
2. O que dizia as teorias de Lamarck e Darwin sobre a evolução e transmissão de caracteres entre as espécies?
3. O que é a teoria sintética da evolução?
4. O que é variabilidade genética? O que ela determina? E como ela surge?
5. Observe a imagem:
A teoria moderna da evolução (Neodarwinismo) considera três fatores principais no processo evolutivo: a mutação gênica, a recombinação gênica e a seleção natural.
A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética, garantem que os indivíduos sejam geneticamente diferentes a cada geração.
Do que se trata o texto acima?
a) Da importância do Neodarwinismo
b) Dos mecanismos da evolução das espécies
c) Do conceito de evolução
d) Explica a teoria da vida
e) Todas estão corretas
Nenhum comentário:
Postar um comentário