segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atividade de Biologia- 26/10

 Acesse aqui seu roteiro de estudo!

     Olá turma, tudo bem!

     Nesta semana iniciamos o quarto bimestre! 

    A partir de então, nossas atividades de biologia serão postadas no blog quinzenalmente. Na atividade desta primeira quinzena, vamos trabalhar com o tema: mecanismos da evolução das espécies, desenvolvendo habilidades de identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos; (EF09CI10) comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. Esta atividade se baseia na aula transmitida pelo centro de mídias no dia 05/10/20. Assista a aula através do link abaixo e responda as questões. Bom estudo!

Competência sócio-emocional: Assertividade.

Aula de biologia- 05/10

Questão

1. O que você sabe sobre seleção natural das espécies? Quais das palavras abaixo estão relacionadas a esse processo?

variabilidade - genética - população - espécies - características - mudanças ambientais - mutações - recombinação gênica - seleção natural - novos alelos - fenótipo - adaptação - reprodução sexuada

2. O que dizia as teorias de Lamarck e Darwin sobre a evolução e transmissão de caracteres entre as espécies?

3. O que é a teoria sintética da evolução?

4. O que é variabilidade genética? O que ela determina? E como ela surge?

5. Observe a imagem:


O peixe parece normal? O que será que aconteceu com ele?

6. O que é mutação? E quais podem ser suas consequências?
7. A mutação pode levar à formação de novos alelos? 
(   ) Sim      (   ) Não
8. O que é mutação espontânea? E mutação induzida?
9. Explique a mutação gênica e a cromossômica.
10. Quais são as consequências das mutações?
11. O que é recombinação gênica?
12. Associe corretamente o termo ao seu conceito:

I- seleção natural disruptiva    II- seleção natural estabilizadora   III- seleção natural direcional

O tipo mais comum de seleção, o fenótipo intermediário é favorecido, sendo as formas extremas eliminadas da população.  (   )

Determinado fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada.  (   )

Observa-se que os extremos são favorecidos em comparação com os intermediários.  (   ) 

13. Na sua opinião, as teorias de Lamarck e Darwin estão corretas com relação à evolução das espécies? Seja objetivo em sua resposta. 

14. Leia o texto abaixo:

A teoria moderna da evolução (Neodarwinismo) considera três fatores principais no processo evolutivo: a mutação gênica, a recombinação gênica e a seleção natural.

A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética, garantem que os indivíduos sejam geneticamente diferentes a cada geração.

Do que se trata o texto acima?

a) Da importância do Neodarwinismo

b) Dos mecanismos da evolução das espécies

c) Do conceito de evolução

d) Explica a teoria da vida

e) Todas estão corretas

     Envie sua atividade para o endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
     WhatsApp: 98182-6739




Nenhum comentário:

Postar um comentário