Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
A partir desta semana iniciamos o quarto bimestre, e com ele temos novidades! Uma delas é que as atividades referentes às disciplinas serão postadas quinzenalmente, portanto o número de tarefas semanais diminuirão. Outra novidade é que desenvolveremos algumas habilidades de recuperação, além de competências sócio-emocionais.
Na atividade desta quinzena, trabalharemos com o tema: sustentabilidade x indústria. Desenvolvendo as habilidade de reconhecer atividades humanas que afetam o ambiente; identificar atitudes individuais que possam minimizar o impacto ambiental; usar adequadamente a norma- padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego. Siga as instruções e bom estudo!
Competência sócio-emocional: Imaginação criativa, engajamento social.
1º Passo- Leia o texto abaixo
Sustentabilidade na indústria: é possível manter uma produção aliada a atitudes sustentáveis
Práticas industriais têm consequências no meio ambiente, mas existem formas de minimizar os danos e promover a sustentabilidade. Saiba mais
Sustentabilidade e preservação ambiental são temas cada vez mais discutidos no dia a dia. Mais e mais pessoas estão percebendo que, ainda que individualmente, mudar hábitos e ações com o intuito de reduzir o impacto ambiental e preservar recursos naturais é uma reação necessária. Mas quando a pauta sustentável chega à mesa de líderes de empresas e indústrias, os impactos podem tomar proporções ainda maiores e fazer a diferença tanto local quanto globalmente.
Para garantir que tenhamos acesso a todos os tipos de bens de consumo, as indústrias e empresas precisam usar recursos que são potencialmente poluentes. A instalação de uma fábrica em um espaço que antes era apenas campo, por exemplo, traz resultados contrastantes: ao mesmo tempo em que causa impactos ambientais, também gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico. Esse efeito é necessário para que possamos continuar usufruindo de todos os produtos que fazem parte do nosso dia a dia: dos alimentos, à água até eletrônicos e roupas, praticamente tudo passa por um processo de industrialização.
Mas se por um lado as grandes empresas utilizam recursos naturais em grande escala para garantir o funcionamento de cada etapa da produção, por outro, quando elas decidem ajustar seus processos industriais visando à sustentabilidade o resultado também é em proporções maiores. Medidas tomadas no dia a dia da indústria a tornam mais sustentável. E cada vez mais empresas estão percebendo isso e implementando ações que diminuem seu impacto ambiental.
2º Passo- Responda
a) Pensando em nossa eletiva, podemos dizer que a ideia é de montar uma academia cuja sua estrutura de equipamentos seja feito com material reutilizável. Traçando um paralelo com o texto acima, quais as ações realizadas por nossa eletiva, no sentido empreendedor, poderia colaborar com a questão da sustentabilidade?
b) Quais impactos ambientais uma academia poderia causar? Justifique.
c) Nossa proposta é de construir uma alternativa às academias convencionais, utilizando materiais alternativos. Sabendo disto, aponte aspectos positivos e negativos comparando os dois tipos de academia.
d) Como seria sua academia sustentável?
Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
WhatsApp: 98182-6739
Nenhum comentário:
Postar um comentário