terça-feira, 20 de outubro de 2020

Eletiva - Início do 4º bimestre!

Olá Alunos!
Atividades da semana de 19 a 30/10/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas
Habilidades Essenciais: Adquirir o compromisso de melhorar hoje e para o futuro a qualidade de vida (relações sociais e naturais) e o meio humano (relações humanas)
Competências Socioemocionais: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Habilidades de   recuperação e aprofundamento: Inferir informação implícita.

Roteiro de estudos:

Escassez de água existe

Quase um terço da população global - 2,6 bilhões de pessoas - vive em países em situação de estresse hídrico "extremamente alto".

O crescimento populacional, o aumento do consumo de carne e a intensificação da atividade econômica vêm pressionando os recursos hídricos do mundo.

Habitantes de quase 400 regiões do planeta já estão vivendo sob condições de "extremo estresse hídrico"

O Brasil, por outro lado, não vive a mesma realidade. Segundo o estudo, a maior parte do país tem um baixo risco de estresse hídrico.

Apesar disso, o Distrito Federal é o Estado em situação de maior estresse hídrico do Brasil (médio-alto), de acordo com a pesquisa. Em seguida, vêm os Estados do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil possui cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta, mas a distribuição natural desse recurso não é equilibrada.

A região Norte, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões costeiras abrigam mais de 45% da população e apenas 3% dos recursos hídricos do país.

Queixas de falta d'água - Bauru

Moradores já vivem na pele um racionamento de água não oficial de ao menos três dias. "Chovem" reclamações! Há muito tempo o JC não recebia um volume tão grande de queixas sobre o mesmo problema em um único dia. E elas vêm dos quatro cantos da cidade. Agravam a situação as temperaturas altas, a longa estiagem e o desperdício.

 Atividades:

1) Após ler os textos e observar o mapa, você acha que a falta de água está longe da nossa realidade? Já aconteceu da sua casa ficar sem água?

2) De quem seria a “culpa” pela falta de água no mundo? Podemos nos responsabilizar por isso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário