quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Inseto robótico

 

Prof. Denny - Tecnologia e Inovação

Inseto robótico

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Inseto robótico

 Objetivo Geral

Utilizar conceitos da ciência ou de objetos automatizados.

Pesquisadores espanhóis criaram um robô biomimético capaz de reproduzir todo o movimento de um inseto, incluindo andar, trotar e correr, de forma e velocidade naturais - nada de ter que acelerar a câmera para ver a coisa funcionar.



O robô, batizado de NeuroPod, apresenta uma perda insignificante de equilíbrio e apenas pequenos retardos intermediários entre os passos.

E ele funciona quase como um ser vivo real, replicando movimentos reais em resposta a estímulos externos, o que minimiza o consumo de energia e reduz o tempo de computação.

Outra grande novidade é que o robô é controlado por um processador neuromórfico, projetado e construído com inspiração no cérebro.


ATIVIDADE – ROBÔ INSETO - MOTOR DC

8º ano – Caderno do Aluno página 58

SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHE DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO.

COMO SERIA O SEU ROBÔ INSETO? FAÇA UM DESENHO.

Estudantes, os materiais para essa atividade constam no Caderno do Aluno. Você devera fazer um desenho/ esquema - Robô Inseto - Motor DC.

A força geradora de movimento do robô inseto está na desestabilização do eixo rotacional do motor. Provavelmente, ao acionarem o motor, o robô inseto não se movimentará.

A seguir, sugerido  um vídeo que apresenta a construção do Robô Inseto. 

Robô Inseto.


ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO ROBÔ:

1. Corte um pedaço da haste do cotonete. Coloque um pouco de cola quente no eixo do motor e fixe o pedaço de cotonete nele.

2. Corte um pequeno pedaço do clip grande. Introduza no orifício do cotonete e fixe com cola quente.

 DICA: caso o motor traga em seu eixo uma pequena engrenagem não é necessário

Utilizar a haste do cotonete. Cole o pedaço de clip diretamente nela.

3. Abra os clips menores, transforme-os em pernas de metal e cole-os no corpo do suporte das pilhas com cola quente. No exemplo, o robô inseto tem apenas quatro pernas, porém, nada impede que ele tenha mais ou menos.

DICA: é importante que todas as pernas toquem no solo.

4. Instale o interruptor entre o polo positivo do motor e o polo positivo das pilhas.

 DICA: atente para o peso da estrutura, caso o robô inseto fique muito pesado o.

Motor poderá não ter potência suficiente para movimentá-la

Atividade  – Robô inseto – Motor DC

Agora, vamos fazer uma atividade para construir um “robô inseto”, com o uso de um motor DC. 

Se possível tente criar um “robô inseto”.

SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHO DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO.

COMO SERIA O SEU ROBÔ INSETO? 

FAÇA UM DESENHO.

 

Componentes

Suporte de Pilhas (corpo do robô inseto) 01 interruptor Mini Chave Gangorra

3 a 4 chips médios (Pernas do robô inseto) 01 haste de cotonete

01 clip grande (Desestabilizador de eixo)

15 cm cabo flexível

Tesoura

Fita crepe

02 pilhas AA 1.5 volts 1 mini motor 130 1V-6V

 

BOM TRABALHO!

 Habilidades cognitivas

EF89TEC26 - Utilizar os circuitos na montagem de artefatos robóticos que utilizam conceitos da ciência ou de objetos automatizados,

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

(1h/a: videoaula CMSP 09/10 /2020; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Leitura do texto: Inseto robótico; apreciação de imagens; ATIVIDADE três – ROBÔ INSETO - MOTOR DC.8º ano – Caderno do Aluno página 58, A seguir, sugerido um vídeo que apresenta a construção do Robô Inseto; ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO ROBÔ:“SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHE DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO. COMO SERIA O SEU ROBO INSETO? FAÇA UM DESENHO.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Robô Inseto. Disponível em: https://youtu.be/-VKWWTOVUB8

https://www.inovacaotecnologica.com.br

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN

 

 


 

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