Prof. Denny - Tecnologia e Inovação
Inseto robótico
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje | Inseto robótico |
Objetivo Geral | Utilizar conceitos da ciência ou de objetos automatizados. |
Pesquisadores espanhóis criaram um robô biomimético capaz de reproduzir todo o movimento de um inseto, incluindo andar, trotar e correr, de forma e velocidade naturais - nada de ter que acelerar a câmera para ver a coisa funcionar.
O robô, batizado de NeuroPod,
apresenta uma perda insignificante de equilíbrio e apenas pequenos retardos
intermediários entre os passos.
E ele funciona quase como um
ser vivo real, replicando movimentos reais em resposta a estímulos externos, o
que minimiza o consumo de energia e reduz o tempo de computação.
Outra grande novidade é que o robô é controlado por um processador neuromórfico, projetado e construído com inspiração no cérebro.
ATIVIDADE – ROBÔ INSETO - MOTOR DC
8º ano – Caderno do Aluno
página 58
SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHE DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO.
COMO SERIA O SEU ROBÔ INSETO? FAÇA UM DESENHO.
Estudantes, os materiais para essa atividade constam no Caderno do Aluno. Você devera fazer um desenho/ esquema - Robô Inseto - Motor DC.
A força geradora de movimento do robô inseto está na desestabilização do eixo rotacional do motor. Provavelmente, ao acionarem o motor, o robô inseto não se movimentará.
A seguir, sugerido um vídeo que apresenta a construção do Robô Inseto.
Robô Inseto.
ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO ROBÔ:
1. Corte um pedaço da haste do cotonete. Coloque um pouco de cola quente no eixo do motor e fixe o pedaço de cotonete nele.
2. Corte um pequeno pedaço do clip grande. Introduza no orifício do cotonete e fixe com cola quente.
DICA: caso o motor traga em seu eixo uma
pequena engrenagem não é necessário
Utilizar a haste do cotonete. Cole o pedaço de clip diretamente nela.
3. Abra os clips menores, transforme-os em pernas de metal e cole-os no corpo do suporte das pilhas com cola quente. No exemplo, o robô inseto tem apenas quatro pernas, porém, nada impede que ele tenha mais ou menos.
DICA: é importante que todas as pernas toquem no solo.
4. Instale o interruptor entre o
polo positivo do motor e o polo positivo das pilhas.
Motor poderá não ter potência suficiente para movimentá-la
Atividade – Robô inseto – Motor DC
Agora, vamos fazer uma atividade para construir um “robô inseto”, com o uso de um motor DC.
Se possível tente criar um
“robô inseto”.
SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHO DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO.
COMO SERIA O SEU ROBÔ INSETO?
FAÇA UM DESENHO.
Componentes
Suporte de Pilhas (corpo do robô inseto) 01 interruptor Mini Chave Gangorra
3 a 4 chips médios (Pernas do robô inseto) 01
haste de cotonete
01 clip grande (Desestabilizador de eixo)
15 cm cabo flexível
Tesoura
Fita crepe
02 pilhas AA 1.5 volts 1 mini motor 130 1V-6V
BOM TRABALHO!
Habilidades cognitivas |
EF89TEC26 - Utilizar os circuitos na montagem de artefatos robóticos que utilizam conceitos da ciência ou de objetos automatizados, |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
EF89TEC18: Realizar de forma contínua
produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos
digitais em diferentes formatos. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
(1h/a: videoaula CMSP 09/10 /2020; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Leitura do texto: Inseto robótico; apreciação de imagens; ATIVIDADE três – ROBÔ INSETO - MOTOR DC.8º ano – Caderno do Aluno página 58, A seguir, sugerido um vídeo que apresenta a construção do Robô Inseto; ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO ROBÔ:“SE NÃO FOR POSSÍVEL FAZER A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ INSETO”, FAÇA UM DESENHE DE COMO SERIA UM ROBÔ INSETO. COMO SERIA O SEU ROBO INSETO? FAÇA UM DESENHO. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Robô Inseto. Disponível em: https://youtu.be/-VKWWTOVUB8 https://www.inovacaotecnologica.com.br Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN |
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