Prof Denny - Arte
Estudantes antes de iniciar a atividade de hoje , vamos recordar o que estudamos na atividade anterior : Retomada : ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 18 CADERNO DO ALUNO -Finalizada a pesquisa, você fez um desenho com todo o material pesquisado (textos verbais e imagens).
Mundo mágico… do circo! Conheça a história e os segredos das atrações do maior espetáculo da Terra.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
LINGUAGEM TEATRAL CIRCENSE |
Objetivo geral |
Analisar a comédia e a farsa como gêneros
teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes
tempos e espaços |
“Mundo mágico… do circo!
É difícil acreditar que esse universo lúdico
tenha origem nas sanguinolentas lutas de gladiadores, mas é isso mesmo.
Foi durante o século 6 A.C. que apareceram as primeiras versões desse tipo de entretenimento. Reunidas no Circus Maximus, em Roma, 150 mil pessoas assistiam a apresentações nada inofensivas.
O primeiro grande circo que se tem
conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta
do século IV a.C. durante a Roma Antiga. A estrutura tinha capacidade para
abarcar 150 mil pessoas e exibia corridas de carruagens, lutas de gladiadores,
apresentações com animais ferozes e com pessoas exibindo talentos incomuns.
Depois de um incêndio que o destruiu, o
Circus Maximus foi substituído, em 40 a.C., pelo que chamamos hoje de Coliseu. Essa nova arena
também exibia as mesmas apresentações, mas para um público menor.
Na era medieval, os artistas improvisavam em
praças públicas e feiras. Era preciso viajar para procurar público e, por isso,
nasceram as trupes circenses. Formadas por famílias, elas passavam a tradição e
os segredos de pai para filho.
Nas últimas décadas, no entanto, o circo
clássico começou a perder espaço para versões modernas, que lembram um espetáculo
de dança e teatro e dispensam alguns dos personagens mais importantes das exibições
originais.
A
história do circo no Brasil se iniciou no século XIX. Foi nesse período que muitas
famílias europeias aportaram no país e reuniram-se em guetos, nos quais
compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.
O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.
Equilibrista de corda ucraniano se apresenta em festival
Circo Mundial - Homem bala
CURIOSIDADES SOBRE O CIRCO
Abaixo algumas curiosidades relacionadas ao
universo circense.
Você sabia que em 27 de março é comemorado
o Dia do Circo no Brasil? A
data foi escolhida, pois é o dia do aniversário do palhaço Piolin, nascido no
ano de 1897.
O dia 10 de dezembro também é uma data
festiva para o circo, pois é o Dia do Palhaço.
Em 31 de janeiro é a vez de homenagear o ilusionismo, com o Dia do Mágico.
ATIVIDADE 1
Observar as imagens e escrever sobre o que observaram: figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação.
VÍDEO AULA CMSP 6° ANO EF - ARTE - COMÉDIA E FARSA
Os "Autos" e as "Farsas" fazem
parte dos textos teatrais. Os Autos são textos mais curtos de caráter cômico,
enquanto as Farsas são mais satíricas, com crítica a diversos aspectos da
sociedade.
Exemplos de Textos
Dramáticos
TRAGÉDIA: representação de acontecimentos trágicos,
geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados
das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam
deuses ou semideuses.
COMÉDIA: representação de textos humorísticos que levam ao
riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal
temática dos textos de comédia envolvem ações cotidianas do qual fazem parte
personagens humanos estereotipados.
TRAGICOMÉDIA: união de elementos trágicos e cômicos na
representação teatral.
FARSA: surgida por volta do século XIV, à farsa designa
uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e
representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
AUTO: surgido na Idade Média, os autos
são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um
único ato.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF06AR25) Investigar, identificar e
analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as
linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF06AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia: |
Retomada: ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 18 CADERNO DO ALUNO (3 bimestre) -Finalizada a pesquisa, você fez um desenho com todo o material pesquisado (textos verbais e imagens); leitura do texto: Mundo mágico… do circo! Conheça a história e os segredos das atrações do maior espetáculo da Terra, A história do circo no Brasil, apreciação de imagem: Circus Maximus; Apreciação de vídeo: Equilibrista de corda ucraniano se apresenta em festival; Circo Mundial - Homem bala; Curiosidades sobre o circo;ATIVIDADE 1 - observar as imagens e escrever sobre o que observaram figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação.Retomada: vídeo aula CMSP 6° ano EF - Arte - Comédia e farsa https://youtu.be/pn6HLDHaE8g;Curiosidade: Você Sabia?Exemplos de Textos Dramáticos;ATIVIDADE 2: caça palavras – gêneros teatrais. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Equilibrista de corda ucraniano se
apresenta em festival https://youtu.be/sBPT0VP9s4o Circo Mundial - Homem bala https://youtu.be/unQtXYfzxO4 Vídeo aula CMSP
6° ano EF - Arte - Comédia e farsa https://www.todamateria.com.br/circo/ https://super.abril.com.br/cultura/mundo-magico-do-circo SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações:
|
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário