segunda-feira, 26 de outubro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL CIRCENSE

 Prof Denny - Arte 

Estudantes antes de iniciar a atividade de hoje , vamos recordar o que estudamos na atividade anterior : Retomada : ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 18 CADERNO DO ALUNO -Finalizada a pesquisa,  você fez  um desenho com todo o material pesquisado (textos verbais e imagens).

Mundo mágico… do circo! Conheça a história e os segredos das atrações do maior espetáculo da Terra.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

LINGUAGEM TEATRAL CIRCENSE

Objetivo geral

Analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços

Mundo mágico… do circo!

É difícil acreditar que esse universo lúdico tenha origem nas sanguinolentas lutas de gladiadores, mas é isso mesmo.

Foi durante o século 6 A.C. que apareceram as primeiras versões desse tipo de entretenimento. Reunidas no Circus Maximus, em Roma, 150 mil pessoas assistiam a apresentações nada inofensivas.

O primeiro grande circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga. A estrutura tinha capacidade para abarcar 150 mil pessoas e exibia corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações com animais ferozes e com pessoas exibindo talentos incomuns.

Depois de um incêndio que o destruiu, o Circus Maximus foi substituído, em 40 a.C., pelo que chamamos hoje de Coliseu. Essa nova arena também exibia as mesmas apresentações, mas para um público menor.

Na era medieval, os artistas improvisavam em praças públicas e feiras. Era preciso viajar para procurar público e, por isso, nasceram as trupes circenses. Formadas por famílias, elas passavam a tradição e os segredos de pai para filho.

Nas últimas décadas, no entanto, o circo clássico começou a perder espaço para versões modernas, que lembram um espetáculo de dança e teatro e dispensam alguns dos personagens mais importantes das exibições originais.

A história do circo no Brasil se iniciou no século XIX. Foi nesse período que muitas famílias europeias aportaram no país e reuniram-se em guetos, nos quais compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.

O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.

Equilibrista de corda ucraniano se apresenta em festival


Circo Mundial - Homem bala


CURIOSIDADES SOBRE O CIRCO

Abaixo algumas curiosidades relacionadas ao universo circense.

Você sabia que em 27 de março é comemorado o Dia do Circo no Brasil? A data foi escolhida, pois é o dia do aniversário do palhaço Piolin, nascido no ano de 1897.

O dia 10 de dezembro também é uma data festiva para o circo, pois é o Dia do Palhaço.

Em 31 de janeiro é a vez de homenagear o ilusionismo, com o Dia do Mágico.

ATIVIDADE 1

Observar as imagens e escrever sobre o que observaram: figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação.

 

 

 

 


 

VÍDEO AULA CMSP 6° ANO EF - ARTE - COMÉDIA E FARSA

https://youtu.be/pn6HLDHaE8g

 Curiosidade: Você Sabia?

Os "Autos" e as "Farsas" fazem parte dos textos teatrais. Os Autos são textos mais curtos de caráter cômico, enquanto as Farsas são mais satíricas, com crítica a diversos aspectos da sociedade.

Exemplos de Textos Dramáticos

TRAGÉDIA: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

COMÉDIA: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.

TRAGICOMÉDIA: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.

FARSA: surgida por volta do século XIV, à farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.

AUTO: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.



Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF06AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia:

Retomada: ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I pagina 18 CADERNO DO ALUNO (3 bimestre) -Finalizada a pesquisa, você fez um desenho com todo o material pesquisado (textos verbais e imagens); leitura do texto: Mundo mágico… do circo! Conheça a história e os segredos das atrações do maior espetáculo da Terra, A história do circo no Brasil, apreciação de imagem: Circus Maximus; Apreciação de vídeo: Equilibrista de corda ucraniano se apresenta em festival; Circo Mundial - Homem bala; Curiosidades sobre o circo;ATIVIDADE 1 - observar as imagens e escrever sobre o que observaram figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação.Retomada: vídeo aula CMSP 6° ano EF - Arte - Comédia e farsa https://youtu.be/pn6HLDHaE8g;Curiosidade: Você Sabia?Exemplos de Textos Dramáticos;ATIVIDADE 2: caça palavras – gêneros teatrais.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

Equilibrista de corda ucraniano se apresenta em festival

https://youtu.be/sBPT0VP9s4o

Circo Mundial - Homem bala https://youtu.be/unQtXYfzxO4

Vídeo aula CMSP 6° ano EF - Arte - Comédia e farsa

https://youtu.be/pn6HLDHaE8g

https://www.todamateria.com.br/circo/

https://super.abril.com.br/cultura/mundo-magico-do-circo

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário