Experimento: Sólidos brancos e líquidos incolores – Identificando transformações físicas e químicas
Introdução
A química é uma ciência que estuda a ligação entre os constituintes da matéria – chamados átomos – e seus reflexos nas propriedades das substâncias. Assim, podemos dizer que uma transformação química é uma transformação que altera essas ligações, ou seja, que faz com que os átomos liguem-se a outros diferentes dos iniciais, produzindo substâncias diferentes. Substâncias diferentes, por sua vez, e uma vez que são diferentes, apresentam propriedades diferentes – cor, cheiro, solubilidade, dureza, aparência. Logo, observar essas mudanças nos traz boas evidências de que uma transformação química ocorreu.
Já uma transformação física não altera a ligação entre os átomos. Eles continuam ligados da mesma forma, porém apresentam-se em um estado físico diferente – sólido, líquido, gasoso – dependendo da quantidade de energia fornecida, principalmente.
Para diferenciar entre um e outro é preciso um pouco de observação e raciocínio, conforme veremos neste experimento.
Materiais
→ Água;
→ Bicarbonato de sódio;
→ Refrigerante de limão;
→ Açúcar;
→ 3 Béqueres ou copos;
Procedimento Experimental
Uma de cada vez, faça as seguintes misturas em recipientes distintos:
A) Água + Açúcar
B) Água + Bicarbonato de Sódio
C) Refrigerante de limão + Açúcar
Obs.: coloque os líquidos antes dos sólidos
A cada mistura, agite e observe bem o ocorrido e anote. Baseado na teoria vista, tente classificar cada caso como transformação física ou química. Preste atenção! Só porque todos os líquidos são incolores e todos os sólidos são brancos não quer dizer que sejam a mesma coisa e que os resultados sejam os mesmos.
______________________________________________________________________
Nesta aula estamos desenvolvendo a competência socioemocional "organização".
Para a construção do nosso relatório é extremamente importante sermos organizados.
Em primeiro lugar, o local onde nossa prática será realizada deve estar limpo e sem objetos que possam atrapalhar, ou mesmo se quebrar no desenvolvimento da atividade. A organização já começa por aí.
Agora, precisamos organizar nossas ideias para a construção do nosso relatório. Ok? Lembram qual a sequência do relatório?
Introdução;
Materiais utilizados;
Procedimento;
Observações;
Conclusão.
Monte seu relatório, seguindo esse roteiro e envie-o para o campo abaixo.
Clique 👆 para enviar seu relatório |
Nenhum comentário:
Postar um comentário