
Imagem 1 – Os
povos nativos do continente americano também produziram
conhecimentos sobre os astros no céu. |
Olá! Tudo bem com
vocês? Espero que estejam o melhor possível! Na nossa última
atividade realizamos um estudo sobre os astros que formam o nosso sistema
solar. Dando continuidade iremos estudar sobre o que os povos antigos viam ao
observar o céu, isso é conhecido como etnoastronomia.
Isso é importante, pois nos mostra que diversos povos desenvolveram
conhecimentos sobre os astros para tentar explicar mitos, prever a colheita e
plantio, saber quando é o melhor momento para a caça e até mesmo saber quando
é o melhor momento para gerar um filho. Muito interessante! |
Com relação aos filhos
a questão era fazer com que eles não nascessem sob a constelação de Ema, que
é quando o inverno inicia, ou seja, eles se organizavam a partir daquilo que
observavam no céu! Vamos observar dois mitos dos indígenas brasileiros: |
Muito legal esses dois
mitos não é mesmo? Além desses tem muitos outros e boa parte do conhecimento
que temos sobre esse tema foi construído por um cientista chamado Germano
Afonso, pós-doutor em etnoastronomia e que já mapeou mais de 100 constelações
indígenas Tupi-Guarani. E assim como estes que
acabamos de ver outros povos nativos do continente americano também
desenvolveram saberes sobre os astros, com especial atenção aos povos Incas e Maias. |
Todos os povos
conseguiram criar saberes e conhecimentos sobre os astros com as mais
diversas finalidades, a diferença de conhecermos mais sobre um povo do que
outro se dá por diversos fatores históricos de domínio através, por exemplo,
das colonizações realizadas pelos europeus ao redor do mundo fazendo com que
suas ideias e saberes ficassem em maior evidência do que os saberes de outros
povos. A etnoastronomia traz
ao conhecimento justamente aqueles saberes que ficaram esquecidos pela
história da humanidade e com isso tenta valorizar aquilo que é de cada
região, sua cultura, seus mitos e suas histórias fantásticas! Antes de terminar veja
esse vídeo, se possível, onde o tema são as constelações indígenas e todo o
seu conhecimento cheio de sabedoria! Vídeo
para assistir no YOUTUBE! https://www.youtube.com/watch?v=5pMYBIHf2VE&ab_channel=ZiS%C3%A9oCanal Agora vem o nosso
formulário para pensarmos um pouco sobre as ideias que discutimos aqui. Bora
lá? Formulário 02/11 a 13/11 9º ano - A etnoastronomia: como os povos viam os
céus? 1- A
etnoastronomia considera que só existe uma astronomia correta e que qualquer
outro pensamento que não seja o europeu está errado. Essa frase está correta?
Justifique sua resposta. 2- Busque
em livros e na internet mitos e outros conhecimentos sobre os astros que você
acha interessante. *DICA-Alguns filmes podem ajudar você, como por exemplo o
filme da Moana da Disney. 3- Você
conhecia um dos dois mitos citados na atividade? Você acredita que sabemos
muito ou pouco sobre os povos que habitavam a região do nosso país?
Justifique 4- ATIVIDADE
PRÁTICA – Como atividade prática gostaria que você produzisse um
cartaz sobre algum mito indígena que esteja ligado a astronomia. Abaixo
deixarei um roteiro para se fazer um bom cartaz! DICAS PARA SE FAZER UM BELO CARTAZ! A função do cartaz compreende duas
finalidades: Informativa: as informações devem ser
objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft,
color-set ou cartão) e de fácil visualização. Ilustrativa: as ilustrações obedecem às
mesmas regras para não prejudicar essa visualização. Para alcançar esses objetivos, deve-se
observar atentamente determinados itens: √ A cartolina ou papel cartão nunca devem estar
amassados. √ Não pode haver rasuras. √ Todas as figuras que serão coladas nos
cartazes devem ser bem recortadas. √ Use letras grandes (tanto impressas
quanto manuscritas). √ Evite textos muito longos. √ Evite figuras ou desenhos muito pequenos. √ Utilize legenda (se necessário). √ Cuidado com a decoração (ela não pode
aparecer mais do que a informação). √ Coloque título (margem superior,
centralizado). √ Identifique o cartaz colocando:
disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à
direita. |
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