terça-feira, 3 de novembro de 2020

02/11 a 13/11 9º ano - A etnoastronomia: como os povos viam os céus?


O Céu dos Índios': afeto marca fascinante viagem por culturas indígenas

                          Imagem 1 – Os povos nativos do continente americano também

                          produziram conhecimentos sobre os astros no céu.


Olá! Tudo bem com vocês? Espero que estejam o melhor possível!

Na nossa última atividade realizamos um estudo sobre os astros que formam o nosso sistema solar. Dando continuidade iremos estudar sobre o que os povos antigos viam ao observar o céu, isso é conhecido como etnoastronomia. Isso é importante, pois nos mostra que diversos povos desenvolveram conhecimentos sobre os astros para tentar explicar mitos, prever a colheita e plantio, saber quando é o melhor momento para a caça e até mesmo saber quando é o melhor momento para gerar um filho. Muito interessante!









Com relação aos filhos a questão era fazer com que eles não nascessem sob a constelação de Ema, que é quando o inverno inicia, ou seja, eles se organizavam a partir daquilo que observavam no céu! Vamos observar dois mitos dos indígenas brasileiros:








Muito legal esses dois mitos não é mesmo? Além desses tem muitos outros e boa parte do conhecimento que temos sobre esse tema foi construído por um cientista chamado Germano Afonso, pós-doutor em etnoastronomia e que já mapeou mais de 100 constelações indígenas Tupi-Guarani.

E assim como estes que acabamos de ver outros povos nativos do continente americano também desenvolveram saberes sobre os astros, com especial atenção aos povos Incas e Maias.









Todos os povos conseguiram criar saberes e conhecimentos sobre os astros com as mais diversas finalidades, a diferença de conhecermos mais sobre um povo do que outro se dá por diversos fatores históricos de domínio através, por exemplo, das colonizações realizadas pelos europeus ao redor do mundo fazendo com que suas ideias e saberes ficassem em maior evidência do que os saberes de outros povos.

A etnoastronomia traz ao conhecimento justamente aqueles saberes que ficaram esquecidos pela história da humanidade e com isso tenta valorizar aquilo que é de cada região, sua cultura, seus mitos e suas histórias fantásticas!

Antes de terminar veja esse vídeo, se possível, onde o tema são as constelações indígenas e todo o seu conhecimento cheio de sabedoria!

Vídeo para assistir no YOUTUBE!

https://www.youtube.com/watch?v=5pMYBIHf2VE&ab_channel=ZiS%C3%A9oCanal

 

Agora vem o nosso formulário para pensarmos um pouco sobre as ideias que discutimos aqui. Bora lá?

 

Formulário 02/11 a 13/11 9º ano  -   A etnoastronomia: como os povos viam os céus?

 

1-      A etnoastronomia considera que só existe uma astronomia correta e que qualquer outro pensamento que não seja o europeu está errado. Essa frase está correta? Justifique sua resposta.

2-      Busque em livros e na internet mitos e outros conhecimentos sobre os astros que você acha interessante. *DICA-Alguns filmes podem ajudar você, como por exemplo o filme da Moana da Disney.

3-      Você conhecia um dos dois mitos citados na atividade? Você acredita que sabemos muito ou pouco sobre os povos que habitavam a região do nosso país? Justifique

4-      ATIVIDADE PRÁTICA – Como atividade prática gostaria que você produzisse um cartaz sobre algum mito indígena que esteja ligado a astronomia. Abaixo deixarei um roteiro para se fazer um bom cartaz!

 

DICAS PARA SE FAZER UM BELO CARTAZ!

A função do cartaz compreende duas finalidades:

Informativa: as informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set ou cartão) e de fácil visualização.

Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.

Para alcançar esses objetivos, deve-se observar atentamente determinados itens:

√ A cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassados.

√ Não pode haver rasuras.

√ Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.

√ Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).

√ Evite textos muito longos.

√ Evite figuras ou desenhos muito pequenos.

√ Utilize legenda (se necessário).

√ Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).

√ Coloque título (margem superior, centralizado).

√ Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.

BOM ESTUDO!!!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário