segunda-feira, 16 de novembro de 2020

16/11 a 27/11 9º ano - Seria possível vivermos fora do nosso planeta?

Plano de aula

                                                                Imagem 1 – Conceito de colonização do planeta Marte


Olá pessoal tudo bem com vocês? Espero que estejam o melhor possível, vamos ter foco na reta final desse ano difícil que entrará na história! E você faça a sua história a partir de hoje! Estude!!! Ok? Bora lá!!!

O tema que iremos estudar é enredo para muitos filmes, livros e sonhos! Seria possível vivermos fora do nosso planeta? É uma questão complexa (muito difícil), pois evolve muitos fatores como por exemplo ciclos de carbono, de água, distância da estrela do sistema (no caso do nosso sistema é o Sol), enfim muitas considerações devem ser consideradas.

Para começarmos vamos pensar antes de nós irmos para fora do planeta, quais são as condições necessárias para a existência de vida em qualquer planeta? Para responder isso usamos como exemplo o nosso planeta, pois até agora é único lugar que sabemos que teve condições necessárias para ter o início da vida e também a sua manutenção, ou seja, não adianta gerar a vida é importante também fazer com que essa vida seja mantida, continuada! Vamos para aquilo que hoje é considerado necessário para ter e manter a vida. A revista da National Geographic Portugal apresenta 13 condições que permitem a vida. São elas:

 

1, O planeta recicla carbono, substância necessária à vida:

O dióxido de carbono é um de vários gases que causam o efeito estufa, que retêm o calor e mantêm a superfície hospitaleira para a vida. As superfícies de Vénus e Marte mantêm o carbono retido na atmosfera e nas rochas. Durante milhões de anos, a Terra circulou este elemento vital através da sua atmosfera, solo e oceanos devido à ação das placas tectônicas.

 

2, A camada de ozono que bloqueia os raios nocivos:

Organismos ancestrais semelhantes a plantas nos oceanos acrescentaram oxigénio à atmosfera e criaram uma camada de ozono que protegeu as espécies terrestres primitivas de radiações mortais.

 

3, Uma Lua para estabilizar as oscilações do nosso eixo:

A Terra está inclinada em relação ao Sol e balança enquanto gira. Esta minúscula oscilação pode alterar o clima, de quente para gelado, a cada 41 mil anos e poderia variar ainda mais sem a força de atração estabilizadora da Lua.

 

4, Superfícies diversificadas suportam muitas formas de vida:

Os efeitos dramáticos das placas tectónicas formaram diferentes habitats e terrenos à superfície, estimulando a adaptação, ajudando a vida a diversificar-se e a sobreviver a várias extinções em massa.

 

5, O campo magnético desvia as tempestades solares:

Desencadeadas por partículas carregadas vindas do Sol, as auroras hipnotizantes são um lembrete visual do nosso campo magnético, que desvia a maior parte da radiação nociva emitida pela nossa estrela e pelas erupções solares.

 

6, A distância certa do Sol:

A Terra orbita na denominada zona habitável (Goldilocks): nem perto demais nem longe demais do Sol para que exista água em estado líquido à superfície.

7, Uma distância segura dos gigantes gasosos:

Se as órbitas dos maiores planetas do Sistema Solar fossem mais próximas, a força exercida pela sua poderosa gravidade poderia provocar flutuações desastrosas na distância entre a Terra e o Sol.

 

8, O Sol é uma estrela estável e duradoura:

As estrelas com mais massa do que o Sol, queimam o seu combustível mais depressa e não costumam durar para os planetas desenvolverem vida. As mais jovens e com menos massa costumam ser instáveis e propensas a bombardear os planetas com emissões de radiação.

 

9, Os ingredientes certos para alojar um núcleo dinâmico:

A nuvem de gás e poeira interestelar que deu origem à Terra continha elementos radioativos suficientes para alimentar um núcleo agitado durante milhares de milhões de anos, permitindo criar um campo magnético que protege o planeta de perigos como as erupções solares.

 

10, Planetas gigantes que nos protegem à distância:

A gravidade forte de Júpiter enviou asteroides ricos em água em direção à Terra primitiva. Atualmente, o planeta gigante dilui a cintura de asteroides, protegendo a Terra de colisões demasiado frequentes que poderiam desencadear extinções.

 

11, O nosso Sol protege-nos dos detritos galácticos:

O Sol envolve os seus planetas numa bolha de partículas carregadas que repelem radiação perigosa e materiais nocivos provenientes do espaço interestelar.

 

12, O trajeto galáctico mantém-nos livres de perigo:

O Sistema Solar encontra-se confortavelmente aninhado num porto de abrigo entre dois grandes braços espirais e a sua órbita quase circular ajuda-o a evitar as regiões perigosas do interior da galáxia.

 

13, Uma localização distante de multidões de estrelas:

Há poucas estrelas perto do Sol, reduzindo os riscos de a Terra sofrer abalos gravitacionais, erupções de raios gama ou explosões de estrelas denominadas supernovas.

 

Esses são fatores que não são regras, existe muitas pesquisas relacionadas a esse tema. E em cada novo estudo esses fatores sofrem alterações por conta de novas descobertas serem feitas. A ciência é muito evolui muito!

Para a nossa atividade podemos usar esses 13 fatores acima.

Agora para responder à pergunta dessa atividade precisamos pensar nos pontos necessários para a vida mais outros fatores! Gravidade, radiação (quanto de luz chega no planeta por exemplo), entre outros fatores!

No caderno do aluno a partir da página 144 tem a atividade 2 – A Vida fora da Terra, e ela apresenta as imagens a seguir:

Nestas imagens estão algumas informações sobre temperatura, tempo em dias de um ano e como seria uma pessoa com uma MASSA de 60 Kg em cada planeta. Aqui temos um porém que é preciso atenção. E qual é o problema? É definir corretamente o significado científico de PESO e MASSA.

- MASSA: é a medida da inércia de um corpo e é expressa em grama(g). O Kilo(K) é um fator de multiplicação de valor 1000(mil). Ou seja, no exemplo das imagens é colocado uma pessoa com 60Kg que seria o mesmo de dizer 60000g (sessenta mil gramas). Outra coisa importante que inércia é um conceito que vocês estudarão no ano que vem em física e para simplificar podemos dizer que quanto maior for a massa de um corpo (uma pessoa, uma cadeira, ou qualquer outra coisa) mais difícil será mover este corpo ou parar este corpo.

-PESO: é a relação entre massa e gravidade e é expressa em Newtons(N) que uma unida de medida de força. Ou seja, uma pessoa pra ficar de pé faz uma força e essa força deve ser igual ao peso. No caso de uma pessoa aqui na Terra com 60 Kg, como no exemplo, ela terá o peso aproximado de 600N, isso por que a fórmula para calcular o peso é P = m.a, onde P é o peso em N, m é a massa em g e por fim a é a aceleração da gravidade (que podemos dizer somente gravidade) em m/s2.

Então se você for para Marte você continua com os mesmos 60 Kg (isso usando o exemplo), porém o seu peso será diferente pois a gravidade de Marte é de 3,7  m/s2 e na Terra é de 9,8  m/s2. Ou seja, em Marte o peso de uma pessoa com 60 Kg é de 60 x 3,7 que é igual a 222N.

Esta atividade está muito legal, não é mesmo! Agora é a sua vez de imaginar uma grande viagem! Vamos para o nosso formulário!

 

Formulário - 16/11 a 27/11 9º ano  -   Seria possível vivermos fora do nosso planeta?

 

1-      Atividade prática – responda qual dos planetas fora o planeta Terra você escolheria para colonizar? Como seria a sua “casa” neste novo mundo? Faça um desenho e responda a questão! Ok? Até a próxima!


Referências:

- SP FAZESCOLA CADERNO DOPROFESSOR CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL. SEE. Disponível em:

˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EF_PR_CI_VOL4_VP.pdf˃ Acesso em: 13 de Novembro de 2020

- SP FAZESCOLA CADERNO DO ALUNO CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL. SEE. Disponível em:

˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%209%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_APROVADO.pdf˃ Acesso em: 13 de Novembro de 2020

- POSSES, A.; MELLO, D. e PONTE, G. Seria possível vivermos em outro planeta? Astrônomas respondem. Galileu. Publicado em: 07 de Abril de 2020. Disponível em:˂https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/04/seria-possivel-vivermos-em-outro-planeta-astronomas-respondem.html˃ Acesso em: 13 de novembro de 2020.

- CANALES, M.; CHWASTYK, M. W.  e CONANT, E. 13 Condições que permitem a vida na Terra. NATIONAL GEOGRAPHIC – Portugal. Disponível em: ˂https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk02BtyFUOQbZR7_XGycKo6E-q7urgw:1605277669227&source=univ&tbm=isch&q=N%C2%BA236,+NOVEMBRO+2020+national+geographic+portugal&sa=X&ved=2ahUKEwiOt_Wp3f_sAhWVELkGHaydCtQQjJkEegQIChAB&biw=1366&bih=663#imgrc=v4VcxHu_-Bdh6M˃ Acesso em: 13 de Novembro de 2020





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