segunda-feira, 9 de novembro de 2020

9º Ano - O Processo de urbanização no Brasil Profª Rose Berbert

 PESSOAL, segue o link do

ROTEIRO DE ESTUDOS

9º ano  Profª  Rose Berbert

Tema: O Processo de urbanização no Brasil: um olhar para SP e RJ

Período de 09 à 20/11

As raízes da urbanização brasileira são decorrentes dos primeiros centros urbanos surgidos no século XVI no litoral nordestino em razão da produção do açúcar; nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos no triangulo mineiro e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização no centro oeste paulista. 

Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento.A partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se; como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com o intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades.


Ao longo das décadas a população brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regiões metropolitanas (agrupamento de duas ou mais cidades).


O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqüências, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econômicas. Outro problema muito grave provocado pela urbanização sem planejamento é a marginalização dos excluídos que habitam áreas sem infra-estrutura (saneamento, água tratada, pavimentação, iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (tráfico de drogas, prostituição, seqüestros etc.).


A falta de um plano diretor não só demanda problemas sociais como também provoca alterações ambientais, um exemplo dessa realidade é a poluição do lixo, milhões de pessoas consomem e produzem os mais diversos detritos que diariamente são depositados em lixões a céu aberto sem receber nenhum tratamento, esse lixo transmite doenças e polui o lençol freático.

Outra poluição presente nas cidades é a atmosférica, proveniente da emissão de gases de automóveis e indústrias, esses gases provocam problemas de saúde, principalmente respiratórios e, por fim, a poluição das águas, pois os dejetos das residências e indústrias são lançados sem tratamento nos córregos e rios, no período chuvoso ocorrem as cheias que dispersam a poluição por toda a área.

Em suma, percebe-se que a maioria dos problemas urbanos é primeiramente de responsabilidade do poder público que muitas vezes são omissos em relação a essas questões, em outros momentos podemos apontar a própria população como geradora de problemas, como o lixo que é lançado em áreas impróprias. Na verdade, a tarefa de fazer com que a cidade seja um lugar bom pra se viver é de todos os que nela habitam.

Após ler e grifar as partes mais importantes, responda as questões abaixo:

1º) Quais são os problemas do crescimento desenfreado dos grandes centros citados no texto?

2º) Segundo o texto, de quem é a responsabilidade pelos problemas urbanos que enfrentamos ?

3º) Historicamente podemos entender a evolução do processo de urbanização determinada basicamente nos séculos XVI, XVII à XVIII e XIX, determine a produção econômica e região de cada século .

4º) Agora você escreva como esta o processo de urbanização em seu bairro e se sua participação é consciente ou não .

Nenhum comentário:

Postar um comentário