Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
Na atividade desta quinzena vamos trabalhar com o tema: origem e evolução da vida na Terra, desenvolvendo as habilidades de interpretar a história da vida na Terra com base em escala temporal, indicando os principais eventos (surgimento da vida, das plantas, do homem etc.); entender os fatos científicos que sustentam a ideia, atualmente aceita, sobre como surgiram os primeiros seres vivos em nosso planeta; identificar o tema ou assunto principal de um texto. Esta atividade se baseia na aula de biologia transmitida pelo Centro de Mídias no dia 19/10/20. Assista a aula através do link abaixo e responda as questões. Bom estudo!
Competência sócio-emocional: Argumentação.
Questões
1. Leia atentamente os significados dos termos apresentados a seguir:
Mito- narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas, suas funções, finalidades e os poderes do divino sobre a natureza e os seres humanos.
Crença- ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa. Fé no âmbito religioso: crença em Deus; convicção íntima; certeza. Aquilo sobre o que se considera verdadeiro: crenças ideológicas.
Opinião- o que se diz sem comprovação, fundamento ou confirmação: sua opinião não comprova os fatos. Demonstração de um pensamento pessoal em relação a; avaliação.
Hipótese- suposição de algo que seja possível de ser verificado, chegando a uma conclusão. Nas pesquisas científicas, por exemplo, corresponde a uma possibilidade de explicação de determinada causa em estudo.
Fato- é uma verdade absoluta, uma verdade que é certa, independentemente de qualquer coisa.
Teoria científica- explicação abrangente de algum aspecto da natureza que é apoiada por um vasto conjunto de evidências.
Conhecimento científico- informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
Mediante as informações, identifique a qual termo correspondem as afirmações apresentadas a seguir e justifique sua resposta. Registre tudo em seu caderno:
1. O homem veio do macaco. ________________________________________________
2. Os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes. ________________________________________________________________________
3. "Deus criou os céus e a Terra e tudo que neles há". _____________________________
4. Acredito que a vida evoluiu a partir da criação de um ser superior. _________________
5. As teorias evolucionistas apresentam evidências de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, imutáveis. ____________________
2. Em que consiste a teoria da evolução química de Oparin e Haldane (1920)? Explique.
3. Miller e Urey (1953), embasaram a teoria da evolução química. Qual estudo científico possibilitou este embasamento?
4. "A abiogênese ocorreu apenas uma vez na Terra!"
O que você acha dessa afirmação?
5. Explique como ocorreu a evolução do metabolismo. Baseando-se na hipótese heterotrófica.
6. O que é vida primitiva?
7. Em que consiste a teoria da endossimbiose (origem das células eucarióticas)?
8. Leia o texto abaixo:
"A Teoria da Endossimbiose se propõe a explicar a origem da mitocôndria e dos plastídios, assim como parte da evolução das células eucarióticas[1]. Segundo a teoria, a primeira relação de endossimbiose se estabeleceu pela associação entre uma Arquea e uma Alfa-proteobacteria, que foi interiorizada[2][3]. A organela mitocôndria é descendente dessa bactéria. Essa associação ocorreu há aproximadamente 1,6 bilhões de anos e o organismo resultante é o ancestral de todas as células eucarióticas."
O texto explica o(a) _____________ .
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
a) importância da teoria da endossimbiose.
b) origem da mitocôndria e dos plastídios, assim como parte da evolução das células eucarióticas.
c) importância da mitocôndria.
d) a quantidade de anos que durou a evolução dos seres vivos na Terra.
e) surgimento das células procarióticas
Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
WhatsApp: 98182-6739
Nenhum comentário:
Postar um comentário