Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá turma, tudo bem!
Na atividade desta quinzena vamos trabalhar com o tema: fluxo de energia e matéria nos ecossistemas, desenvolvendo as habilidades de descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares; analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. Assista a aula transmitida pelo centro de mídias e responda as questões. Bom estudo!
Competência sócio-emocional: Empatia.
Questões
1. Imagine-se nas seguintes situações:
A- Você chega da escola com fome e procura algo para comer.
B- Você está perdido na floresta e está com fome.
Como você faria para se alimentar nas situações acima? E qual é a importância dos alimentos?
2. Observe as imagens abaixo e relacione-as a sua respectiva classificação dentro dos níveis tróficos.
Considere: I- Produtores, II- Consumidores primários, III- Consumidores secundários e IV- Consumidores terciários.
3. O que são seres autótrofos?
4. Escreva nas lacunas produtor, consumidor ou decompositor, de acordo com a característica de cada ser vivo em relação à cadeia alimentar.
a) Bactéria- _____________
b) Coelho- _____________
c) Capim- ______________
d) Árvores frutíferas- _________________
e) Gato- _____________
5. Quais são as características dos produtores? Por que o Sol é importante para esta categoria?
6. O que são heterótrofos?
7. O que é cadeia alimentar?
8. Observe a imagem abaixo que representa uma cadeia alimentar e explique o significado das setas.
10. O que são ciclos biogeoquímicos? E quais são os principais?
11. Você já ouviu falar dos rios voadores da Amazônia e sua influência no clima do sudeste e sul do Brasil? Como você acha que esses rios se formam?
Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
WhatsApp: 98182-6739
Nenhum comentário:
Postar um comentário