segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Atividade de Orientação de estudo- 16/11/20

 Acesse aqui seu roteiro de estudo!

     Olá turma, tudo bem!

     Na atividade desta quinzena vamos trabalhar com os temas: números racionais e  técnicas de estudo. E desenvolveremos as habilidades de compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária; solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, inteiros e fracionários por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com ou sem uso de calculadora. Siga as instruções e bom estudo!

Competência sócio-emocional: responsabilidade.

TÉCNICAS DE ANÁLISE

     A técnica de análise, consiste em: Leitura, anotações e sublinhado. Vamos focar na leitura e descrever cada ponto importante para vocês compreenderem bem essa técnica.

1.1- Leitura
     "A leitura de livros bons é como uma conversa com os melhores homens do passado"
                                                                                         René Descartes
1.1.1- Compreensão
     Compreender o que se lê é um fator imprescindível e determinante no rendimento.

1.1.2- Retenção
     O ato de reter está estritamente interconectado ao aprender: só se retém o que se aprende

1.1.3- Maus hábitos de leitura
     A seguir, segue uma lista de hábitos que requerem atenção especial na hora da leitura:
- Vocalização
     Ato de acompanhar a leitura com movimentos labiais, sem emitir-se som.
- Regressão
     Ato de regressar à parte que já foi lida do texto.
- Movimentos corporais
     Qualquer movimento físico realizado na hora da leitura se configura na ordem inversa a do aprendizado.
- Insuficiência no vocabulário
     O aluno que dispõe de um vocabulário amplo potencializa, acelera e enriquece o seu aprendizado.
     A seguir, listamos alguns passos como exercícios visando a melhora do vocabulário:
- Sublinhar a palavra desconhecida.
- Buscar seu significado no dicionário.
- Anotar sinônimos referentes a essa palavra.
- Criar frases, nas quais possa empregar a nova palavra.
- Preparar um arquivo que contenha as palavras descobertas com seus respectivos significados, sinônimos e frases criadas. O arquivo deve ser constantemente revisado buscando assim, a retenção das novas palavras.

Atividade
     Utilizando a técnica aprendida, leia o texto a seguir e utilize as dicas referentes ao tópico: Insuficiência no vocabulário, ou seja, sublinhe palavras desconhecidas, busque seu significado, anote sinônimos, crie frases e prepare seu arquivo.

ORIGEM

A palavra matemática tem origem grega μάθημα (mátema) que significa “ciência, conhecimento, ou aprendizado” e μαθηματικός (matematikós), significando “fundação do aprendizado”. A matemática “é a ciência das grandezas e formas no que elas têm de calculável e mensurável, isto é, que determina as grandezas uma pelas outras segundo as relações existentes entre elas” (BUENO, 2007, p.500).

Originou-se por volta de 2.400 a.C., surgindo a partir das necessidades básicas do homem primitivo que se utilizava da contagem com uso de ossos, pedras e dedos das mãos e das medições para controle de suas atividades, por não existir um processo econômico propriamente dito. Essa necessidade do homem de relacionar as atividades naturais do seu cotidiano foi importante para o desenvolvimento do estudo da matemática através de suas descobertas e teoremas defendidos por diversos estudiosos com o decorrer do tempo.

Desenvolvida na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio, a matemática intensificou-se na Europa a partir da Renascença, época de novas descobertas científicas.

A História da Matemática torna-se um importante instrumento para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da mesma, possibilitando assim entender conceitos a partir de sua criação, levando em consideração todas suas alterações no decorrer da história, facilitando desse modo à compreensão para os alunos, bem como despertando sua curiosidade e principalmente interesse para futuras pesquisas (OLIVEIRA; ALVES; NEVES, 2008).

Como citado pelo autor, a matemática é de suma importância para todos. Suas descobertas, importante para o crescimento e desenvolvimento da humanidade, ajudaram a entender as situações e problemas que nela está envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos. Com isso, faz-se necessário repassar aos alunos suas curiosidades despertando interesse para a disciplina.

NIVELAMENTO

 Resolva os problemas a seguir e em seguida assista ao vídeo explicativo para verificar seus acertos e erros.

     Problemas com números decimais


1. Júlio alugou um carro por um dia com estas condições: pagamento de R$ 56,00 no recebimento das chaves mais R$ 0,69 por quilômetro rodado. Ao devolver o carro, ele verificou que havia rodado 108 quilômetros. Quanto ele pagou pelo aluguel do veículo, no total?

2. Um colégio tem 3.200 alunos. Os alunos internos representam 0,25 desse total. Quantos são os alunos externos?

3. O passo de Aninha mede 0,65 metro. Quantos metros ela terá percorrido depois de dar 2.200 passos?

4. O terreno da casa de Geórgia tem 1.650 metros quadrados. A casa ocupa 0,38 do terreno. Qual é a área do terreno?

Vídeo explicativo


Responda: O que é ser responsável? Você se considera responsável? Explique.

     

Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com

     WhatsApp: 98182-6739


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