segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atividade prática de Biologia- 23/11/20

 Acesse aqui seu roteiro de estudo!

     Olá turma, tudo bem!

     Na atividade prática desta quinzena vamos trabalhar com o tema: manutenção da vida, fluxos de energia e matéria- níveis tróficos, desenvolvendo as habilidades de reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza; descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro. Siga as instruções abaixo e bom estudo!

1º Passo- Assista o vídeo abaixo

2º Passo - Com base no vídeo, tente realizar o experimento em casa seguindo o procedimento abaixo.

Recursos didáticos:

- 6 recipientes transparentes

- 2 termômetros

- Água quente

- Corante

- Conta gotas

- Etiquetas

  - Caneta

Procedimentos:

- Etiquetar os recipientes e nomeá-los de acordo com a cadeia alimentar, respeitando os níveis tróficos dentro da classificação: produtores, consumidores primários, secundários e terciários. Sendo que um dos recipientes deve ser de controle. Ex: Produtores- Trevo (recipiente de controle por não ser uma planta comestível) e grama. Para o restante, escolha animais que deem continuidade à cadeia alimentar.

- Distribuir uma quantidade de água proporcional entre os recipientes.

- Pingar algumas gotas de corante nos recipientes destinados aos produtores (mesmo número de gotas para ambos os recipientes).

- Medir a temperatura dos recipientes corados.

- Transferir a água do recipiente denominado grama para o recipiente denominado pelo ser vivo de sua escolha e que represente o nível trófico seguinte.

  - Repetir a ação de transferir a água par o recipiente seguinte até o fim da cadeia, medindo a temperatura em cada transferência.  

3º Passo- Elabore um relatório sobre o experimento seguindo o roteiro abaixo.

ROTEIRO

Nome:

Data:

Série:

Introdução: 

Faça uma descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados.

Materiais e métodos (Parte experimental):

Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.

Resultados e discussão:

Apresentar os resultados, e observações feitas durante a experiência.

     *Se o aluno não tiver meios para fazer a experiência em casa, o mesmo poderá fazer o roteiro baseado na observação da experiência apresentada no vídeo. 

     Envie sua atividade para o seguinte endereço: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com

     WhatsApp: 98182-6739


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário