segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Atividade Prática de Química - Valores da escala de pH

Habilidades: Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e
neutras (a 25 ºC)

O que é pH?

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, isso nada mais é do que uma escala que mede se uma substância é ácida, alcalina (básica) ou neutra.

A faixa de pH varia de 0 a 14, sendo que quanto mais próximas de zero mais ácida é a substancia e quanto mais próximo de 14 mais alcalina ela fica.

Por exemplo, o limão, que é uma fruta cítrica, chega a 3 na escala de pH. Já um sabão em barra no mercado possui um pH em torno de 10, portanto é alcalino.

❔❔ Você sabe qual deve ser o pH da água que ingerimos? 

pH da água

Muitas vezes pensamos que todas as águas são iguais, não é mesmo? São diversos os fatores que diferenciam as águas, desde a pureza, poder de hidratação, níveis de minerais, até o pH da água. Você sabe o que significa pH? A sigla representa o percentual hidrogeniônico, essa escala mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do líquido, influenciando na qualidade da água.

A escala do pH da água pode variar de 1 a 14, indicando a concentração de íons H+ presentes na água. É essa concentração de íons H+ que determina o caráter ácido da água. Todo o pH inferior a 6 é ácido. Quanto menor o número, mais ácida é a água. Por exemplo, o pH de um refrigerante é 2,5, extremamente ácido. O potencial acidificante de um alimento ou líquido, pode ser maléfico para a sua saúde, como você verá adiante.

Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios.

O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde. A água com pH alcalino possui um poder de hidratação superior às demais águas.

Estudos apontam que consumir água com pH elevado, rica em minerais, tem poder alcalinizante, ou seja, Potencial de Carga Renal Ácida (PRAL) negativa, o que gera muitos benefícios para a saúde. Uma água com pH alcalino é capaz de proporcionar mais energia e disposição para o corpo, pois, a água é essencial para quase todas as funções metabólicas do nosso corpo. Uma água alcalina com poder alcalinizante e rica em minerais como magnésio também contribui para a longevidade, pois protege contra doenças, como diabetes, doença cardiovascular, hipertensão e obesidade.

A água alcalina ionizada é uma água reestruturada quimicamente e é a ideal para nossa saúde, pois, possui o pH entre 8 e 10. Além disso, é pura, rica em minerais, antioxidante e com PRAL negativo, a água alcalina ionizada se diferencia de qualquer outro líquido devido à sua propriedades e benefícios.

Indicador ácido-base

Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, o azul de bromotimol, o papel de tornassol e o alaranjado de metila. Porém, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais.

Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras.

Experimento: Indicador de pH

👉Materiais e reagentes:
🧪 repolho roxo;
🧪 água;
🧪 liquidificador;
🧪 coador;
🧪 copos transparentes ou béqueres;
🧪 caneta e etiquetas para enumerar os copos;
🧪 água (torneira, filtro e água suja);
🧪 limão;
🧪 vinagre;
🧪 bicarbonato de sódio;
🧪 sabão em pó;
🧪 água sanitária;
🧪 detergente;
🧪 açúcar;
🧪 leite;
E mais dois reagentes que você quiser testar.

👉Procedimento experimental:
1. Bata uma folha de repolho roxo com 1 litro de água no liquidificador;
2. Coe esse suco, pois o filtrado será o nosso indicador ácido-base natural (se não for usar o extrato de repolho roxo na hora, guarde-o na geladeira, pois ele decompõe-se muito rápido;
3. Enumere cada um dos copos;
4. Coloque o extrato de repolho roxo nos copos;
5. Acrescente nos copos as substâncias, anotando qual substância foi adicionada em cada copo;
6. Observe as cores das soluções e compare com o indicador disponibilizado;
7. Determine os respectivos pH das soluções e anote-os em seu relatório.

Orientações:

✔ Fotografe e filme seu experimento;
✔ Monte seu relatório;
✔ Envie sua foto, filme e relatório no campo abaixo.

Bibliografia: Clorotecambiental; ecycle; Manual da Química. Acesso 11 de nov. 2020


Minha atividade aqui

Qualquer dúvida, ou se precisar de alguma coisa, me chame no WhatsApp, ok?! 

Beijinhos, se cuidem!!
Saudades..
Prof.ª Rafaela Chioca Camargo 🎔🎔

Nenhum comentário:

Postar um comentário