Prof Denny , Prof Cristina
Estudantes, você consegue imaginar qual o material utilizado para construir essa caixa de origami? Quem arrisca um palpite?
Em breve vamos descobrir...
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Caixa dobrável - Origami metálico |
Objetivo geral |
Articular imagens, ideias e sentimentos por
meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens as artes
visuais, gerando projetos de intervenção na escola. |
Estudantes, vamos recordar a
origem da palavra DOMUS, que serve de inspiração para a nossa eletiva!
A domus era
a residência urbana das famílias abastadas
na Roma Antiga, e, portanto, na sua
maioria, das patrícias, nome pela qual é
denominada a nobreza romana. Há também a domus da plebe,
onde habitavam comerciantes e artesãos romanos, ainda que as suas residências não fossem grandes, suntuosas e
sofisticadas como as dos patrícios. Os cidadãos com menos posses, membros
da plebe, viviam em casas alugadas, as insulas, apartamentos exíguos e sobrepovoados
situados em prédios de vários andares. No campo, as casas
das famílias patrícias tinham o nome de villae (singular: villa). A domus dos patrícios era uma propriedade grande,
sofisticada e luxuosa em regiões
residenciais em meio à cidade.
Na eletiva DOMUS, você esta estudando a
forma geométrica cubo, aprendeu a fazer um cubo e as características do cubo,
lados, arestas. Já começou a usar a régua e traçar as medidas para a construção
do cubo. Muito bem!
Lembre-se a nossa INSTALAÇÃO será a construção dos
lados de um cubo e arestas que irão se transformar nas paredes da nossa caixa.
Você já aprendeu a montar essa caixa. Vamos
retomar a nossa atividade. Monte a sua caixa.
Siga o modelo abaixo na hora de dobrar ou
assista ao vídeo que ira te ajudar!
MÃO NA MASSA
MUITO BEM!
Vamos conhecer Zhong You e Weina Wu, da Universidade de Oxford, pegaram a mesma técnica de dobradura usada em papéis e a aplicaram para construir uma sacola metálica que pode ser totalmente dobrada quando não está em uso.
Origami industrial faz caixa de
aço totalmente dobrável
Origami
metálico
A caixa metálica de origami
poderá ser útil para carregar produtos do supermercado, mas os cientistas
esperam mesmo é que ela revolucione o sistema industrial de empacotamento.
Caixa
dobrável
Os engenheiros queriam, sobretudo saber se era possível fabricar uma embalagem de um material rígido - metal, de plástico ou mesmo de papelão - que pudesse ser dobrada para o transporte sem precisar abrir sua parte inferior.
Então? Qual o material utilizado para
construir esse origami?
ATIVIDADE
Hoje você ira construir uma caixa de origami.
Utilize material ( papel) que você tem disponível na sua casa.
Vamos
tentar!
Habilidade socioemocional: |
Pensamento científico, crítico e criativo. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade. para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens as artes visuais, gerando projetos de intervenção na escola. Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos. (plano de nivelamento) |
Metodologia: |
Retomada: leitura do texto:
A domus; apreciação e leitura de imagem. Caixa de origami, também
chamada de caixa masu.
Assistir ao vídeo; Leitura do texto; apreciação de imagem; Origami industrial faz caixa de aço
totalmente dobrável; Origami
metálico; Caixa dobrável; atividade: construir
uma caixa de origami. Vamos tentar! |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a, 03/11/2020); 2h/a (1h/a: 09/11/2020);).
|
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
https://pt.wikihow.com/Dobrar-uma-Caixinha-de-Papel https://www.youtube.com/watch?v=6aPMu8i43IU |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário