JUSTIFICATIVA DA UNIDADE: O quarto bimestre para a disciplina de Tecnologia e Inovação trás ao debate algumas considerações que deveriam ser observadas no uso das redes socais e os conteúdos compartilhados e expressos de tal forma que: A cultura digital envolve o uso ético, crítico e criativo das ferramentas tecnológicas, tendo em vista a comunicação, o compartilhamento de informações e a construção de conhecimentos. Assim, os estudantes são levados a resolver situações problematizadoras, e a exercer o protagonismo e a autoria. Continuando a observar a realidade em que nossa U.E. está inserida o estudo a estes temas são fundamentais para auxílio aos projetos de vida dos alunos, o que irá contemplar o acesso à Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
ATIVIDADES DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:
- CURTA METRAGEM:
- Consciência pessoal e
coletiva da responsabilidade nas redes;
- Campanha positiva;
- Como
transformar a internet num lugar mais bacana?;
- Um, dois,
três, gravando!
ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS:
§
Produção
de textos baseados no conteúdo abordado tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola
e outros conteúdos disponibilizados em rede social (portfólios-atividade
somativa);
§
Resolução
de exercícios de fixação do caderno do aluno, ou do google formulário ou
exercícios disponibilizados no whatsapp;
§
Produção
de atividades áudio-visuais;
§
Leitura
e comparação de textos imagéticos;
§
Assistir
as aulas do CMSP (durante período de afastamento social).
ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS:
- Participação nos chats do CMSP
ou na rede social whatsapp, durante as aulas do CMSP ou em momentos
oportunos;
- Participação de “lives” que
posam ser ofertadas aos alunos.
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS GERAIS: Desenvolver competências e
habilidades sócio-emocionais e conhecimentos capazes de fazer do alunado
cidadãos melhores capacitados para a vida social tanto em ambiente virtual como
real.
HABILIDADES:
·
EM13TEC07
- Reconhecer a responsabilidade social
ao compartilhar conteúdos digitais.
·
EM13TEC10
- Compreender os riscos do desrespeito à privacidade e as consequências do
uso indevido de dados pessoais.
·
EM13TEC20
- Selecionar e produzir conteúdos por meio de mídia digital, de maneira
ética, responsável e colaborativa
·
Cognitiva – Resolver problemas, planejar,
tomar decisões, estabelecer conclusões lógicas, investigar e compreender
problemas, pensar de forma criativa, fortalecer a memória, classificar e
seriar.
·
Emocional – Lidar com as emoções, com o
ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, auto
avaliação e responsabilidade.
·
Social – Cooperar e colaborar, lidar com
regras, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza e coerência, resolver
conflitos, atuar em um ambiente de competição saudável.
·
Ética – Respeitar, tolerar e viver a
diferença, agir positivamente para o bem comum.
Habilidade de Língua
Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.
TEMAS TRANSVERSAIS: desenvolvimento tecnológico, cultura,
responsabilidade social, engajamento social.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: acesso e textos on-line, visita a
websites, análise de imagens (gráficos, infográficos), uso de equipamentos
eletrônicos (smartphones, computadores)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
§ Análise de produções textuais e audiovisuais individuais e/ou em grupo;
§ Interpretação de gráficos;
§ Pesquisa individual;
§ Estudo Dirigido.
VALORES: ética; cidadania; respeito e
consciência social.
FONTES DE REFERÊNCIA:
-PARA O PROFESSOR
2º ANO CADERNO DO PROFESSOR T.I.
Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EM_Pr_TECINOVA_Vol4_EM_site.pdf˃ Acesso em: 27 de Outubro de 2020
Diretrizes curriculares: Tecnologia
e inovação. Governo do estado de São Paulo – SEE 2019 Disponível em: ˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/diretrizes-curriculares-tecnologia-e-inovacao.pdf˃ Acesso em: 07 de Agosto de 2020
Habilidades Socioemocionais e BNCC:
formação de professores. Educador 360 16 abr 2018. Disponível em: ˂https://educador360.com/gestao/habilidades-socioemocionais-bncc-formacao-professores˃/
Acesso em 1º mar 2020
SARESP 2008: Matrizes de
Referências para a Avaliação: Ciências Humanas; Geografia E História; ensino
fundamental emédio/Secretaria da Educação; coordenação feral; Maria Inês Fini –
São Paulo: SEE; 2009.
-PARA
O ESTUDANTE
#Internet
sem vacilo – UNICEF. Canal do YOUTUBE. Disponível em:
˂https://www.youtube.com/playlist?list=PLg5IhsOl5bLWLpGL9Egiymu5Qsa7pkWiP˃
Acesso em: 27 de Otubro de 2020
Guia
da internet sem vacilo. UNICEF. Disponível em: ˂https://www.unicef.org/brazil/sites/unicef.org.brazil/files/2019-02/br_guia_internet_sem_vacilo.pdf˃
Acesso em: 27 de Outubro de 2020
*obs:
novas fontes são adicionadas
na medida que novas atividades forem
disponibilizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário