sexta-feira, 20 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 2º ano A de ensino médio - 4º Bimestre/ 2020


 JUSTIFICATIVA DA UNIDADE: O quarto bimestre para a disciplina de Tecnologia e Inovação trás ao debate algumas considerações que deveriam ser observadas no uso das redes socais e os conteúdos compartilhados e expressos de tal forma que: A cultura digital envolve o uso ético, crítico e criativo das ferramentas tecnológicas, tendo em vista a comunicação, o compartilhamento de informações e a construção de conhecimentos. Assim, os estudantes são levados a resolver situações problematizadoras, e a exercer o protagonismo e a autoria. Continuando a observar a realidade em que nossa U.E. está inserida o estudo a estes temas são fundamentais para auxílio aos projetos de vida dos alunos, o que irá contemplar o acesso à Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

ATIVIDADES DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:

  • CURTA METRAGEM:
    • Consciência pessoal e coletiva da responsabilidade nas redes;
    • Campanha positiva;
    • Como transformar a internet num lugar mais bacana?;
    • Um, dois, três, gravando!

 

ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS:

§  Produção de textos baseados no conteúdo abordado tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola e outros conteúdos disponibilizados em rede social (portfólios-atividade somativa);

§  Resolução de exercícios de fixação do caderno do aluno, ou do google formulário ou exercícios disponibilizados no whatsapp;

§  Produção de atividades áudio-visuais;

§  Leitura e comparação de textos imagéticos;

§  Assistir as aulas do CMSP (durante período de afastamento social).

 

ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS:

  • Participação nos chats do CMSP ou na rede social whatsapp, durante as aulas do CMSP ou em momentos oportunos;
  • Participação de “lives” que posam ser ofertadas aos alunos.

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS GERAIS: Desenvolver competências e habilidades sócio-emocionais e conhecimentos capazes de fazer do alunado cidadãos melhores capacitados para a vida social tanto em ambiente virtual como real.

 

HABILIDADES:

·         EM13TEC07  - Reconhecer a responsabilidade social ao compartilhar conteúdos digitais.

·         EM13TEC10 - Compreender os riscos do desrespeito à privacidade e as consequências do uso indevido de dados pessoais.

·         EM13TEC20 - Selecionar e produzir conteúdos por meio de mídia digital, de maneira ética, responsável e colaborativa

·         Cognitiva – Resolver problemas, planejar, tomar decisões, estabelecer conclusões lógicas, investigar e compreender problemas, pensar de forma criativa, fortalecer a memória, classificar e seriar.

·         Emocional – Lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, auto avaliação e responsabilidade.

·         Social – Cooperar e colaborar, lidar com regras, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza e coerência, resolver conflitos, atuar em um ambiente de competição saudável.

·         Ética – Respeitar, tolerar e viver a diferença, agir positivamente para o bem comum.

 

Habilidade de Língua Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

 

TEMAS TRANSVERSAIS: desenvolvimento tecnológico, cultura, responsabilidade social, engajamento social.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: acesso e textos on-line, visita a websites, análise de imagens (gráficos, infográficos), uso de equipamentos eletrônicos (smartphones, computadores)

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

§  Análise de produções textuais e audiovisuais individuais e/ou em grupo;

§  Interpretação de gráficos;

§  Pesquisa individual;

§  Estudo Dirigido.

 

VALORES: ética; cidadania; respeito e consciência social.

 

FONTES DE REFERÊNCIA:

-PARA O PROFESSOR

2º ANO CADERNO DO PROFESSOR T.I. Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EM_Pr_TECINOVA_Vol4_EM_site.pdf˃ Acesso em: 27 de Outubro de 2020

Diretrizes curriculares: Tecnologia e inovação. Governo do estado de São Paulo – SEE 2019 Disponível em: ˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/diretrizes-curriculares-tecnologia-e-inovacao.pdf˃ Acesso em: 07 de Agosto de 2020

Habilidades Socioemocionais e BNCC: formação de professores. Educador 360 16 abr 2018. Disponível em: ˂https://educador360.com/gestao/habilidades-socioemocionais-bncc-formacao-professores˃/ Acesso em 1º mar 2020

SARESP 2008: Matrizes de Referências para a Avaliação: Ciências Humanas; Geografia E História; ensino fundamental emédio/Secretaria da Educação; coordenação feral; Maria Inês Fini – São Paulo: SEE; 2009.

 

-PARA O ESTUDANTE

 

#Internet sem vacilo – UNICEF. Canal do YOUTUBE. Disponível em:

˂https://www.youtube.com/playlist?list=PLg5IhsOl5bLWLpGL9Egiymu5Qsa7pkWiP˃ Acesso em: 27 de Otubro de 2020

 

Guia da internet sem vacilo. UNICEF. Disponível em: ˂https://www.unicef.org/brazil/sites/unicef.org.brazil/files/2019-02/br_guia_internet_sem_vacilo.pdf˃ Acesso em: 27 de Outubro de 2020

 

*obs: novas fontes são adicionadas

 na medida que novas atividades forem disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário