O que nós podemos fazer para colaborar com a preservação do meio ambiente?
É claro que a nossa participação é bem menor nesse processo de poluição
da natureza, mas algumas coisas podemos fazer para amenizar tudo isso. Vou dar
um exemplo bem prático: Onde jogar o óleo de fritura em casa? Mesmo que não
façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro
ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer! Sendo assim, o
melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de
plástico (por exemplo, as garrafas “PET” de refrigerantes), fechá-las e
colocá-las no lixo orgânico.
Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são
abertos. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado,
em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento
de Esgoto, e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu
tratamento, pois, segundo a CEDAE, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão
de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14
anos.
Existem saídas e formas para que a humanidade mude a sua relação com a natureza?
É claro que existem. E tudo precisa começar dentro de nossa própria
casa. O diálogo entre as pessoas dentro de casa pode ser uma boa maneira para
reflexão sobre a educação dos filhos. Como fazer para que as novas gerações
desenvolvam um olhar consciente sobre o mundo? A forma mais fácil das crianças
adquirirem conceitos como o respeito pelo outro, a preservação meio ambiente e
todos as outras características necessárias para a formação de cidadãos de bem
é a educação. Sempre ouço meus professores dizerem que não há mudança que não
passe pela educação.
Todo mundo sabe que não se deve desperdiçar água ou deixar a luz acesa, no entanto, se esses conceitos forem ensinados desde a infância, transformam-se em hábitos e não mais em uma obrigação.
As mães, pais, irmãos mais velhos, professores, adultos de hoje podem contribuir para que as crianças se tornem cidadãos conscientes no futuro:
1. Explicar às crianças que a água não começa na torneira e nem termina
no ralo, mas que vem da nascente de um rio e acaba em um esgoto. Mostrar qual a
importância da preservação da água. Mostrar que é na água que vivem os peixes e
outros animais ajuda as crianças a se aproximarem mais dessa causa;
2. Aproveitar os finais de semana para, ao invés de levar as crianças somente ao shopping, fazer passeios ao ar livre, como em parques e sítios para que elas tenham contato com a natureza; subir e descer das árvores, brincar na grama e com animais ou outras atividades semelhantes são divertidas e facilitam ao adulto explicar a importância da natureza;
3. Ensinar que o lixo deve ser jogado no lixo e não nas ruas, além de incentivá-las a separar o material que pode ser reciclado e estimular às crianças a montar brinquedos de sucata. Jamais jogue lixo no chão na frente do seu filho. Pontas de cigarro jogadas fora do cinzeiro também são um péssimo exemplo;
4. Falar na hora das refeições para que coloquem no prato o essencial, evitando o desperdício de comida, alertando sempre que no mundo existem muitas pessoas que não tem com o que se alimentar. Brincadeiras com a comida, explicando de onde vem as frutas, verduras e legumes por exemplo, geram maior identidade do alimento que está no prato com o meio ambiente;
5. Pedir que sempre apaguem a luz, evitando o gasto excedente de energia elétrica; esta tarefa é das mais difíceis, mas vale a pena gastar um pouco de tempo para garantir que não haja desperdício.
São pequenos hábitos que podem ajudar na manutenção da vida no planeta.
Atividades:
1) Quanto de água um litro de óleo contamina?
(1)-1milhao...(2)-sim no saco de lixo...(3)-não poluir os rios, cada um fazendo sua parte jogando lixo no lixo, e não jogando óleo nas pias,Não fazer queimadas nas florestas e matas,e não poluir o solo,etc...(4)-4. Falar na hora das refeições para que coloquem no prato o essencial, evitando o desperdício de comida, alertando sempre que no mundo existem muitas pessoas que não tem com o que se alimentar. Brincadeiras com a comida, explicando de onde vem as frutas, verduras e legumes por exemplo, geram maior identidade do alimento que está no prato com o meio ambiente
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