Prof Denny - Arte
Estudantes, vamos retomar nossa atividade, Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Mosaico instrumento acústico |
Objetivo geral |
Analisar instrumentos acústicos; apreciar e
analisar mosaico; ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas
artístico-visuais e cultivar a percepção. |
O que são instrumentos musicais?
Um instrumento musical é um objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.
Os
Naipes da Orquestra
São
quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.
Cordas
As
cordas são à base das orquestras, pois constituem mais da metade dos
instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas,
violoncelos, contrabaixos e harpas.
As Madeiras
O
naipe de madeiras é formado por: flautas e flautim; oboés e corne inglês;
clarinetes e clarinete baixo; fagotes, contrafagote e saxofone.
Os Metais
A
característica básica dos instrumentos da família dos metais é a presença de um
bocal e de válvulas – ou pistos. Os trombones podem ser de válvulas ou de vara.
A
família dos metais é formada por: trompas, trompetes, trombones e tuba.
A Percussão
Atrás de todos os naipes, na parte mais elevada da plataforma, encontra-se o naipe de percussão, que inclui tambores, pratos e tudo o que possa ser percutido, agitado e batido.
.
Para ampliação de seu repertório, elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Mosaico - É uma modalidade das artes visuais
que consiste em organizar e fixar pequenos pedaços de pedra ou outros
materiais sobre uma superfície.
Escultura - É uma modalidade das artes visuais
que consiste em transformar diferentes tipos de matérias brutas em formas tridimensionais.
Muralismo - É uma modalidade das
artes visuais que consiste na aplicação de desenhos, relevos ou pinturas,
diretamente sobre uma parede.
Assemblage: É uma modalidade das artes visuais
que consiste na organização de materiais
e objetos acumulados, dando-lhes uma nova função.
Materialidade: A materialidade envolve materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que, por meio dos processos de criação e da poética pessoal do artista, faz surgir um produto artístico.
Diferentes estilos
visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage):
Nas
artes visuais, o estilo
é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja,
quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos
que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um
momento histórico da produção
artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos, por exemplo, Pablo Picasso tem obras
com características muito
diferentes nas fases
rosa, azul ou cubista.
Dessa forma, a definição de estilos dos mosaicos,
escultura e do muralismo e da assemblage vai
depender desses aspectos analisados.
Estudantes, para iniciar esta atividade, observe a imagem. Que instrumento musical você identifica? Esse instrumento musical pertence a que família de instrumento?Qual a técnica artística utilizada no instrumento musical?
Atividade
Faça o desenho de um instrumento musical e faca uma colagem em mosaico no instrumento, você pode usar pedaços de papel disponível em sua casa ou outro material que quiser para fazer a colagem.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF07AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura do muralismo e da assemblage. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF07AR21) Explorar e analisar instrumentos
acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de
composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e
características de instrumentos musicais diversos. |
Metodologia: |
Retomada: O que são instrumentos musicais?
Apreciação de imagem, leitura do texto: instrumento musical,
classificação instrumentos musicais; Situação de Aprendizagem I - Atividade 1
– Sondagem - Para ampliação de seu repertório, elencamos a seguir alguns
conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Mosaico,
Escultura, Muralismo, Assemblage, Materialidade; Atividade 1 – Sondagem -
apresentar suas ideias;Faça o desenho de um instrumento musical e faca uma
colagem em mosaico no instrumento, você pode usar pedaços de papel disponível
em sua casa ou outro material que quiser para fazer a colagem. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
http://www.explicatorium.com/cfq-8/tipos-instrumentos-musicais.html SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário