segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Mosaico instrumento acústico

 Prof Denny - Arte

Estudantes, vamos retomar nossa atividade, Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Mosaico instrumento acústico

Objetivo geral

Analisar instrumentos acústicos; apreciar e analisar mosaico; ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção.

O que são instrumentos musicais?

 

Um instrumento musical é um objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.

Os Naipes da Orquestra

São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.

Cordas

As cordas são à base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas.

As Madeiras

O naipe de madeiras é formado por: flautas e flautim; oboés e corne inglês; clarinetes e clarinete baixo; fagotes, contrafagote e saxofone.

Os Metais

A característica básica dos instrumentos da família dos metais é a presença de um bocal e de válvulas – ou pistos. Os trombones podem ser de válvulas ou de vara.

A família dos metais é formada por: trompas, trompetes, trombones e tuba.

A Percussão

Atrás de todos os naipes, na parte mais elevada da plataforma, encontra-se o naipe de percussão, que inclui tambores, pratos e tudo o que possa ser percutido, agitado e batido.

.


Estudante, nesta Situação de Aprendizagem É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades.

Para ampliação de seu repertório, elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Mosaico - É uma modalidade das artes visuais que consiste em organizar e fixar pequenos pedaços de pedra ou outros materiais sobre uma superfície.

Escultura - É uma modalidade das artes visuais que consiste em transformar diferentes tipos de matérias brutas em formas tridimensionais.

Muralismo - É uma modalidade das artes visuais que consiste na aplicação de desenhos, relevos ou pinturas, diretamente sobre uma parede.

Assemblage: É uma modalidade das artes visuais que consiste na organização de materiais e objetos acumulados, dando-lhes uma nova função.

Materialidade: A materialidade envolve materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que, por meio dos processos de criação e da poética pessoal do artista, faz surgir um produto artístico.

Diferentes estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage): Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos, por exemplo, Pablo Picasso tem obras com características muito diferentes nas fases rosa, azul ou cubista. Dessa forma, a definição de estilos dos mosaicos, escultura e do muralismo e da assemblage vai depender desses aspectos analisados.

 Atividade - Sondagem

Estudantes, para iniciar esta atividade, observe a imagem. Que instrumento musical você identifica? Esse instrumento musical pertence a que família de instrumento?Qual a técnica artística utilizada no instrumento musical?


Atividade

Faça o desenho de um instrumento musical e faca uma colagem em mosaico no instrumento, você pode usar pedaços de papel disponível em sua casa ou outro material que quiser para fazer a colagem.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF07AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura do muralismo e da assemblage.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF07AR21) Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Metodologia:

Retomada: O que são instrumentos musicais? Apreciação de imagem, leitura do texto: instrumento musical, classificação instrumentos musicais; Situação de Aprendizagem I - Atividade 1 – Sondagem - Para ampliação de seu repertório, elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Mosaico, Escultura, Muralismo, Assemblage, Materialidade; Atividade 1 – Sondagem - apresentar suas ideias;Faça o desenho de um instrumento musical e faca uma colagem em mosaico no instrumento, você pode usar pedaços de papel disponível em sua casa ou outro material que quiser para fazer a colagem.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

http://www.explicatorium.com/cfq-8/tipos-instrumentos-musicais.html

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário