segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Música no celular

 Prof Denny - Arte

Estudantes, vamos retomar o que estudamos anteriormente sobre a Musica.


Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Música no celular

Objetivo geral

Explorar e analisar elementos constitutivos da música e as relações processuais entre diversas linguagens artísticas

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos descobrir cada um deles.
Recupere seus registros.

 MELODIA

A melodia é a sucessão de notas musicais dentro de um contexto rítmico e harmônico. A melodia é o tema de uma composição. Se a composição musical fosse comparada com um livro, a melodia seria  texto que deve seguir às regras gramaticais e de pontuação da mesma forma que o músico ao compor deve seguir as regras de harmonia e ritmo.

Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.

Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. Quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia.

 HARMONIA

A própria definição da palavra nos diz que este elemento busca combinar os sons de forma que sejam agradáveis. A música moderna faz uso de técnicas que vão além da harmonia clássica, mas mesmo uma distorção mais pesada de uma guitarra é feita dentro de um contexto. A música popular  usa os conceitos de harmonia da música clássica que por sua vez está embasada na física do som.

Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia.

 RITMO

O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos.

O ritmo é o elemento mais primitivo da música. O ritmo é caracterizado pela repetição de um padrão de alternância entre movimentos fortes e fracos. O batimento do coração segue em padrão rítmico assim como as ondas do mar. O número de batidas fortes e fracas e a duração de cada uma delas em um período de tempo são diferentes em cada estilo musical. Basta ouvir o som do batuque da escola de samba para se identificar com o samba brasileiro.

 ATIVIDADE

 Responda as questões em seu caderno, e guarde a sua atividade.

1- Quais os três elementos básicos da musica?

2- Defina melodia?

3- Defina harmonia?

4- Defina ritmo?

Estudantes, para esta Situação de Aprendizagem a respeito de linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, vamos analisar e posteriormente  explorar esses objetos de conhecimento.

Após a sondagem inicial, É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades. A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

DESIGN DIGITAL: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc. Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

JOGOS ELETRÔNICOS: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou à distância.

Projeto temático: sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em torno do tema eleito.

Relações processuais: nesta habilidade, trata-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc.), durante a realização de projetos temáticos.

 ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Estudante, para iniciar esta atividade, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

  • .Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?

  • Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

  • O que é design digital? Explique

  • exemplos de onde o design digital se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem?

  • Quais modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos? Justifique.

  • Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Para este momento de apreciação e análise, veja as imagens, aspectos presentes nas modalidades das artes visuais que se evidenciam no trabalho do design digital, como o desenho, o uso das cores, os volumes, as perspectivas etc. as diferentes opções estéticas escolhidas para os jogos eletrônicos, desde o grafismo geométrico dos games antigos até os graus elevados de realismo dos games atuais. É importante que faça anotações durante as observações sobre Melhores aplicativos para baixar música no celular

MELHORES APLICATIVOS PARA BAIXAR MÚSICA NO CELULAR

 Ouvir música baixada direto no celular, embora já um pouco incomum, ainda não é coisa do passado. O método permite que as faixas sejam escutadas de qualquer lugar, mesmo que o celular não tenha um plano de dados ativo, e é especialmente útil para longas viagens por localidades sem cobertura.

Confira uma seleção dos melhores apps para download de músicas para ouvir offline.

 SPOTIFY

O Spotify é amplamente conhecido pelo seu vasto catálogo de músicas e podcasts para todos os gostos, mas você sabia que o app também salva músicas para ouvir enquanto estiver offline? Essa opção é exclusiva para assinantes de qualquer pacote (que começam em R$ 16,90 por mês) e permite downloads ilimitados de playlists, álbuns e podcasts para ouvir no app sem distrações. Compatível com Android e iOS.

 YOUTUBE MUSIC

O competidor YouTube Music conta com a mesma função de download. O serviço é limitado a 500 faixas e faz parte da ferramenta Mixtape Offline, exclusiva para assinantes Premium (a partir de R$ 16,90 por mês) da plataforma.

A ferramenta permite baixar automaticamente músicas, álbuns e playlists favoritas do usuário enquanto está conectado ao Wi-Fi para que sempre tenha uma seleção de sons disponíveis, mesmo que não haja mais contato com a internet. Download disponível para Android e iOS.

 DEEZER

Esse serviço de streaming é menos conhecido, mas conta com um volumoso catálogo com mais de 53 milhões de músicas. Nele, assinantes (a partir de R$ 16,90 por mês) podem baixar faixas para ouvir onde quiserem, sem anúncios ou interrupções, e podem adicionar os próprios arquivos MP3 para ampliar as coleções. Disponível para Android e iOS.

 AMAZON MUSIC E AMAZON MUSIC UNLIMITED

Pela Amazon, há duas alternativas: Amazon Music, serviço de streaming que faz parte do pacote de assinatura Amazon Prime, com um catálogo de 2 milhões de músicas; e Amazon Music Unlimited, com a disposição de 50 milhões de músicas, centenas de playlists e estações selecionadas pela companhia, totalmente exclusivo para assinantes (R$ 16,90 por mês, sem ter relação com a assinatura Amazon Prime).

Nos dois casos, os serviços permitem que o usuário faça o download das faixas favoritas para escutar enquanto estiver sem conexão. Ambos estão disponíveis para Android e iOS.

 PALCO MP3

Um dos apps mais baixados no Brasil, o Palco MP3 oferece milhares de músicas de uma vasta lista de artistas para gostos variados. Todo o catálogo é composto por autores independentes que estão começando a carreira no mundo da música e procuram meios para a divulgação dos trabalhos.

Atualmente, há cerca de 1,4 milhão de músicas de 60 gêneros musicais, incluindo sertanejo, brega, funk, forró e reggae. Está disponível para Android e iOS.

 

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Metodologia:

Retomada: Alunos, podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos descobrir cada um deles. Leia o texto: MELODIA, HARMONIA e RITMO; Atividade: Responda as questões em seu caderno, e guarde a sua atividade; leia os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem: Design digital, Jogos eletrônicos, Projeto temático, Relações processuais; Atividade 1 – Sondagem – responda os questionamentos; Atividade 2 – Apreciação - Melhores aplicativos para baixar música no celular.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

https://canaltech.com.br/apps/os-melhores-aplicativos-para-baixar-musicas-no-celular/SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário