Prof Denny - Arte
Conte o que você sabe sobre paisagem sonora.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Paisagem sonora; Aspectos históricos,
sociais e políticos da produção artística. |
Objetivo geral |
Analisar paisagem sonora;analisar aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística. |
“Essa é fácil! É tipo um quadro, mas com música. Uma fotografia, mas usando som em vez da imagem!”
O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.
observe a obra de arte
Descrição:
Tarsila do Amaral
(1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois
anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o "Grupo dos
Cinco", que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do
Movimento Modernista do país. “Esta obra é entitulada A GARE. A palavra
francesa GARE significa estação de trem ou de metrô. Como um jogo de peças
encaixadas, a tela A GARE reúne círculos coloridos, trilhos vagões, chaminés,
postes, casas e árvores. Alguns elementos do quadro, como a chaminé e a lâmpada
elétrica, por exemplo, sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da
indústria, que é apresentada por meio da geometria das formas e do colorido
festivo dessa estação.”
Tarsila desenvolveu uma nova concepção política, mais direcionada às questões sociais. Depois, partiu para Paris, onde vivenciou, de fato, a experiência operária, trabalhando como pintora de paredes em construções.
O trecho a seguir, Tarsila revela suas intenções e seu compromisso com a busca de uma arte verdadeiramente brasileira, empreitada modernista por excelência:
“Sinto-me cada vez mais brasileira: quero ser a pintora da minha terra. Como agradeço poder ter passado na fazenda minha infância toda. As reminiscências desse tempo vão se tornando preciosas para mim. Quero, na arte, ser a caipirinha [da fazenda] de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando.”
(Carta de Tarsila do Amaral à família, quando da sua estada em Paris, em 1924)
ATIVIDADE
Feche os olhos e descreva a paisagem sonora da sua casa.
Estudantes, na Situação de Aprendizagem a seguir, É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades.
Para ampliação de seu repertório, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por aspectos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada um desses aspectos, a partir de experiências sensíveis. Os aspectos citados podem ser observados em, por exemplo: uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um acontecimento histórico; uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um evento social, acontecimentos do dia a dia; uma escultura, pintura ou fotografia que apresentam referências culturais e estéticas de países, culturas, povos ou regiões.
História da arte - Linha do Tempo
Faça um desenho mostrando as características da sua infância, o que você gosta de brincar. Pense na paisagem sonora ao seu redor, os sons que são produzidos por objetos que estão ao seu redor e desenhe, criando uma paisagem sonora com o que você gosta de fazer.
curiosidade
Povos e culturas diversos apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual vivemos nos traz o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente. Alguns músicos da contemporaneidade inspiram-se nessas diferentes paisagens, criando em suas composições sons que não são produzidos por instrumentos musicais, como Hermeto Pascoal e John Cage, entre outros.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos,
sociais e políticos da produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF06AR21) Explorar e analisar
paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e
outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e
apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e
materiais sonoros. |
Metodologia: |
Sondagem - Afinal de contas, o que será que é a tal da paisagem sonora?Conte o que você sabe sobre paisagem sonora; Leitura de imagem, leitura do texto: Tarsila do Amaral A Gare, 1925; Descrição; retomada: O conceito de “Paisagem sonora”; atividade: Feche os olhos e descreva a paisagem sonora; Situação de Aprendizagem IV - Para ampliação de seu repertório, leia e assista ao vídeo com alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística; História da Arte – Linha do tempo; Leitura do trecho: Tarsila revela suas intenções e seu compromisso com a busca de uma arte verdadeiramente brasileira; atividade: observe as obras de Tarsila do Amaral e Faça um desenho mostrando as características da sua infância, o que você gosta de brincar. Pense na paisagem sonora ao seu redor, os sons que são produzidos por objetos que estão ao seu redor e desenhe, criando uma paisagem sonora com o que você gosta de fazer. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
História da Arte - Linha do tempo: https://youtu.be/GJT7kfQ7g3M. https://escolainterativa.diaadia.pr.gov.br/odas/tarsila-do-amaral-a-gare-1925 SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário