segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Paisagem sonora

 Prof Denny - Arte

Estudantes,  Afinal de contas, o que será que é a tal da paisagem sonora?

Conte o que você sabe sobre paisagem sonora.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Paisagem sonora; Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística.

Objetivo geral

Analisar paisagem sonora;analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística.

“Essa é fácil! É tipo um quadro, mas com música. Uma fotografia, mas usando som em vez da imagem!”

O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.

 observe a obra de arte 

 Tarsila do Amaral A Gare, 1925.

leia o texto: 

Descrição:

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o "Grupo dos Cinco", que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do Movimento Modernista do país. “Esta obra é entitulada A GARE. A palavra francesa GARE significa estação de trem ou de metrô. Como um jogo de peças encaixadas, a tela A GARE reúne círculos coloridos, trilhos vagões, chaminés, postes, casas e árvores. Alguns elementos do quadro, como a chaminé e a lâmpada elétrica, por exemplo, sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da indústria, que é apresentada por meio da geometria das formas e do colorido festivo dessa estação.” 

Tarsila desenvolveu uma nova concepção política, mais direcionada às questões sociais. Depois, partiu para Paris, onde vivenciou, de fato, a experiência operária, trabalhando como pintora de paredes em construções.

O trecho a seguir, Tarsila revela suas intenções e seu compromisso com a busca de uma arte verdadeiramente brasileira, empreitada modernista por excelência:

 “Sinto-me cada vez mais brasileira: quero ser a pintora da minha terra. Como agradeço poder ter passado na fazenda minha infância toda. As reminiscências desse tempo vão se tornando preciosas para mim. Quero, na arte, ser a caipirinha [da fazenda] de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando.”

(Carta de Tarsila do Amaral à família, quando da sua estada em Paris, em 1924)

 ATIVIDADE

Feche os olhos e descreva a paisagem sonora da sua casa.


Estudantes, na Situação de Aprendizagem a seguir, É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades. 

Para ampliação de seu repertório, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por aspectos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada um desses aspectos, a partir de experiências sensíveis. Os aspectos citados podem ser observados em, por exemplo: uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um acontecimento histórico; uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um evento social, acontecimentos do dia a dia; uma escultura, pintura ou fotografia que apresentam referências culturais e estéticas de países, culturas, povos ou regiões.

História da arte - Linha do Tempo



ATIVIDADE    Observe as obras de Tarsila do Amaral – paisagem sonora.

 


Faça um desenho mostrando as características da sua infância, o que você gosta de brincar. Pense na paisagem sonora ao seu redor, os sons que são produzidos por objetos que estão ao seu redor e desenhe, criando uma paisagem sonora com o que você gosta de fazer.

 

curiosidade

Povos e culturas diversos apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual vivemos nos traz o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente. Alguns músicos da contemporaneidade inspiram-se nessas diferentes paisagens, criando em suas composições sons que não são produzidos por instrumentos musicais, como Hermeto Pascoal e John Cage, entre outros.


Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF06AR21) Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.

Metodologia:

Sondagem - Afinal de contas, o que será que é a tal da paisagem sonora?Conte o que você sabe sobre paisagem sonora; Leitura de imagem, leitura do texto: Tarsila do Amaral A Gare, 1925; Descrição; retomada: O conceito de “Paisagem sonora”; atividade: Feche os olhos e descreva a paisagem sonora; Situação de Aprendizagem IV - Para ampliação de seu repertório, leia e assista ao vídeo com alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística; História da Arte – Linha do tempo; Leitura do trecho: Tarsila revela suas intenções e seu compromisso com a busca de uma arte verdadeiramente brasileira; atividade: observe as obras de Tarsila do Amaral e Faça um desenho mostrando as características da sua infância, o que você gosta de brincar. Pense na paisagem sonora ao seu redor, os sons que são produzidos por objetos que estão ao seu redor e desenhe, criando uma paisagem sonora com o que você gosta de fazer.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 26/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

História da Arte - Linha  do        tempo: https://youtu.be/GJT7kfQ7g3M.

https://escolainterativa.diaadia.pr.gov.br/odas/tarsila-do-amaral-a-gare-1925

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário