segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

 Prof Denny - Arte

Estudante, as atividades indicadas a seguir, promovem o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance contemporânea brasileira. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. 

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

Objetivo geral

Construção de um mapa coreográfico


Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.

Atividade 1: Apreciação

Para ampliar o seu repertório e auxiliar no desenvolvimento de um projeto de intervenção em Dança, faça um momento de apreciação 





Faça a pesquisa : Danças Urbanas: uma história a ser narrada.

Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf.

Apesar de Street em português significar "rua", para os americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa "Dança Urbana do Povo" que não veio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas.

Entre os estilos de dança urbana, apenas o B. Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (testas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, concurso de talentos estudantis etc.. É das ruas porque veio de pessoas que vivem nas cidades.

Atividade 2 – Ação expressiva I

Partindo da ideia da batalha de dança, você vai participar de um momento de prática expressiva na construção de um mapa coreográfico para dançar. Cada espaço da escola pode propor uma movimentação diferente e isso vai influenciar na proposta de intervenção pensada para a elaboração do projeto.

Roteiro de trabalho:

Elencar quais espaços disponíveis a escola oferece para a realização da ação artística em dança (sala, quadra, pátio, escadas, corredor, jardim externo, entre outros).

Pensando em dança e, nesse registro, elencar quais danças poderiam ser mapeadas.

Descrever e/ou desenhar quais movimentações corporais cada espaço propõe para a criação coreográfica ou improvisação.

 Patrimônio cultural imaterial


Projeto reconhece danças típicas como patrimônio cultural imaterial

Dessa forma, as tradições são passadas de geração para geração com foco na continuidade e respeito à diversidade cultural e criatividade humana.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa analisará nos próximos dias, o projeto de lei 297/13, que declara como patrimônio cultural imaterial as danças típicas de Mato Grosso. Numa iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Romoaldo Junior (PDMB), a proposta valoriza a arte da dança, cultivada em cada rincão mato-grossense, com foco no respeito às diversidades culturais e à criatividade humana.

Destaca, ainda, os artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988 que ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, e também por estabelecer outras formas de preservação como registro e inventário além do tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos.

IMATERIAL - Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e lugares como mercados, feiras, festas, danças e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

O que eu aprendi?

 

Momento para uma reflexão e análise sobre esse processo de construção criativa.

Escreva o que você aprendeu na atividade de hoje.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.

Metodologia:

Para ampliação de seu repertório pessoal, leia o conceito importante para o desenvolvimento das atividades: Intervenção artística; Atividade 1: Apreciação - Para ampliar e auxiliar o desenvolvimento de um projeto de intervenção em Dança faça a apreciação do vídeo: Danças Urbanas: uma história a ser narrada; Atividade 2 – Ação expressiva I Partindo da ideia da batalha de dança, você ira participar de um momento de prática expressiva na construção de um mapa coreográfico; leia o roteiro do trabalho; leitura do texto: Projeto reconhece danças típicas como patrimônio cultural imaterial; O que eu aprendi?

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula, CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

Danças Urbanas: uma história a ser narrada. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf.

https://al-mt.jusbrasil.com.br/noticias/100685269/projeto-reconhece-dancas-tipicas-como-patrimonio-cultural-imaterial

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

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